Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Mara Pinheiro, jornalista e âncora do Bom dia Minas

08 de julho, 2019
Por: Helena Ivo
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Perfil. Acordar bem cedo e acompanhar as notícias do estado no “Bom Dia Minas” já faz parte do ritual diário de muitos. Para Mara Pinheiro, a âncora do noticiário ao lado do jornalista Gabriel Senna, o ritual começa ainda mais cedo: a jornalista da Globo acorda às 3h30 todos os dias e às 4h30 já está a todo vapor na redação do jornal.

Desde 2014 no Bom Dia Minas e com 20 anos de carreira no jornalismo, a profissional se declara apaixonada pela área: “Não me lembro de querer ser outra coisa que não jornalista. Desde pequena, nas brincadeiras, já improvisava o microfone com uma escova de cabelo. Também me divertia montando ‘roteiros’ de programas de TV”, conta. Mara acrescenta ainda o gosto pela escrita: “É uma paixão!”

Leia também: Os 40 anos de Mara Pinheiro

Mara Pinheiro é âncora do Bom Dia Minas ao lado do talentoso jornalista Gabriel Senna

Inspirações

Desde sempre planejando sua carreira de jornalista, Mara Pinheiro se inspirou em muitas mulheres da mesma área. “Adorava o jeito descontraído da Leda Nagle e da Marília Gabriela durante as entrevistas. Sônia Bridi e suas reportagens com textos sensíveis e sempre pertinentes é outra inspiração. Também me lembro muito do Fantástico com Glória Maria. Hoje, amo vê-la desbravando o mundo. Gosto de quem consegue passar credibilidade e ao mesmo tempo trazer leveza ao conteúdo jornalístico. É o que tento fazer. As pessoas querem um jornalismo cada vez mais próximo e empático”, explica.

Desafios

Como acorda às 3h30 da madrugada, happy hour durante a semana está fora de cogitação para Mara Pinheiro, e ir para a cama depois das 21h, também. A dica para contar com a presença da âncora nos eventos é agendar os compromissos para o fim de semana.

Além disso, Mara também conta com o apoio da família para que essa rotina de horários atípicos funcione de forma mais leve. “É preciso ter ao lado alguém que seja compreensivo. Meu marido é um super companheiro e tem orgulho da minha caminhada. Ele sabe o quanto sou comprometida, entende meus horários e deixa minha rotina mais leve”, comemora.

Leia também: Campanha da Globo exalta o jeito mineiro

Interação com o público

Mara comenta também sua relação com o público do Bom Dia Minas. De acordo com ela, essa interação geralmente acontece pelo Instagram, a rede social preferida da jornalista da Globo. “Tento responder o máximo que consigo. Aproveito os stories pra mostrar um pouco dos bastidores e o trabalho em equipe que é fundamental. A turma que faz o jornal é maravilhosa, super afinada! Em televisão ninguém faz nada sozinho. Acho importante humanizar nosso trabalho. As pessoas percebem quando fico indignada ou me emociono. Também acabam conhecendo meu lado mais descontraído e brincalhão: minha gargalhada é famosa!”

Horas vagas

Para descansar a cabeça, Mara Pinheiro gosta de ver filmes com o marido e a enteada. No cinema ou em casa, sempre com muita pipoca. “Também para relaxar, uma vez por semana frequento uma massoterapeuta na própria TV Globo. Lá tem um lugar muito bacana chamado ‘Espaço Saúde’. É aquele tempinho só pra mim, sabe?”, emenda a jornalista, que tem horário fixo depois do expediente.

Viagens

Além das sessões de cinema, Mara e a família também gostam de viajar como opção de descanso para a mente. E nada de agências. Mara Pinheiro gosta de planejar tudo do zero: “Curto pesquisar, montar roteiros e cuidar do planejamento. Realmente é uma coisa que me deixa muito feliz. Como consigo dividir o período de férias, me organizo para sempre descobrir novos lugares”.

Leia também: A bela Mara Pinheiro, em em Família, curte a Disney

Dentre os passeios preferidos da jornalista da Globo estão as viagens para a África do Sul e para a Disney. Orlando foi especial para Mara por ter sido em família. “A gente vira criança lá, né?”, brinca. Segundo a apresentadora, o Chile, último destino internacional, também foi um dos momentos marcantes: “Este ano conhecemos o Atacama e ainda estou completamente arrebatada por tudo de lindo que vimos naquele lugar. Nunca vou me esquecer daquele céu”.





Carreira

Mara Pinheiro é mineira de Belo Horizonte e se graduou em Comunicação Social com ênfase em jornalismo em 2000, na UniBH. Um ano antes já atuava na área de telejornalismo, tendo passado pelas principais emissoras de televisão. Logo depois, em 2013, Mara concluiu sua pós-graduação “Crítica e Produção Cultural”, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Atualmente é âncora e editora do Bom Dia Minas, na TV Globo. Em dezembro completa cinco anos no jornal, há dois anos e meio ancorando. Está na empresa há cerca de dez anos e, por lá, também trabalhou como repórter.

Leia também: Letícia Colin, beleza, charme e talento na TV

Emoção

Mara Pinheiro desabafa ainda sobre os momentos mais emocionantes de sua carreira: “Sem dúvida foram as tragédias de Mariana e agora, Brumadinho infelizmente. Foi difícil segurar a emoção nessas coberturas… Já estava no estúdio, no Bom Dia Minas. É impossível você não sentir a dor daquelas pessoas e é impossível também não se indignar com tudo isso”, conta.

“Outro momento marcante foi a morte do nosso querido colega Artur Almeida. Foi um choque. No dia do enterro dele, apresentei o MG1. Não deu pra segurar as lágrimas. Chorei na despedida. Ele faz muita falta. Era um grande colega de trabalho e pra mim um exemplo do jornalismo sério e comprometido”, continua Mara.

Leia também: Segunda edição da Expedição Fotográfica da Globo ganha exposição

Dinâmica

Este ano o jornal fez 30 anos e para comemorar foi produzida uma edição super especial do Bom Dia Minas com o tema “Mobilidade”. O jornal foi todo na rua. Mara foi até a casa de um telespectador do telejornal que também estava fazendo 30 anos naquele dia. “Foi muito bacana ter esse contato próximo com quem nos acompanha todos os dias”, acrescenta a jornalista que tomou café da manhã com o telespectador.

Mara comemora ainda sobre a semana que viajou para algumas cidades do interior do Estado. “Estive em Varginha e em Uberlândia para ancorar o jornal desses locais e a experiência foi incrível! Minas é enorme, são 853 municípios. A vontade que dá é de circular ainda mais pelo nosso estado!”

Para acompanhar o dia a dia de Mara pelo Instagram basta clicar aqui.

Fotos: Arquivo pessoal + Jana Vieras

Mara Pinheiro, jornalista e âncora do Bom dia Minas
4.6 (92%) 20 voto[s]


Sobre Helena Ivo:

Helena Ivo, redatora, 25 anos. Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, especialista em Marketing de Relacionamento, Eventos e Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial de Lisboa e em Produção de Conteúdo para a Web e Marketing de Conteúdo Avançado pela Universidade Rock Content. Já foi assessora de imprensa na Agenda Comunicação Integrada e social media em agências de Comunicação Empresarial. Apaixonada por cultura, já fez cobertura de eventos empresariais e shows nacionais e internacionais como Humberto Gessinger, Lana Del Rey e Kings of Leon. Atualmente é redatora no Jornal da Cidade BH e nas horas vagas é crítica de cinema e séries no Mundo Hype.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!