Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Toninho da Matta agora acelera de Triumph

27 de junho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Perfil. Multicampeão das pistas participa de passeios todos os sábados e elogia os atributos de sua 1200 XCa

Aposentado nas pistas há pelo menos 26 anos, o multicampeão Toninho da Matta revela ter hoje outras paixões. Uma delas são seus netos – Matheus, Alice, Olívia e João Pedro – a maior alegria da casa dos Da Matta. “Queria ter sido avô mais cedo só para aproveitá-los mais”, admite o piloto mineiro, 14 vezes campeão brasileiro de turismo e ainda hoje uma referência no automobilismo de Minas Gerais e do Brasil.

Mas Toninho da Matta também desperta uma atração pelas motocicletas. E revela seu lado “easy rider”, quando está a bordo de sua Triumph Tiger 1200 XCa, uma big trail (roda na terra e no asfalto) cheia de tecnologias eletrônicas que deixam a vida a bordo ainda melhor. Impreterivelmente todos os sábados, a não ser que tenha algum evento social muito importante, Toninho se une aos amigos motociclistas para os tradicionais bate e volta, ou seja, sai de BH até um destino e retorna no mesmo dia.

Normalmente a turma roda cerca de 400 quilômetros, rumo a cidades como Tiradentes, Catas Altas, Ipoema e Curvelo. “Somos umas 10 pessoas neste nosso clube informal”, conta.

Leia também: Sérgio Sette Câmara e sua história.

Nas viagens, ele não abre mão de todos os equipamentos necessários para garantir total segurança. A parafernália é completa e original, adquirida na concessionária Triumph BH, tais como capacete com visor que não embaça, botas e jaquetas de couro, protetores de ombro e joelho, além de roupa de chuva impermeável que fica guardada em caso de algum toró.

O piloto destaca os atributos da sua Triumph na estrada, que garantem passeios com muito mais conforto e segurança. “A 1200 é uma moto extremamente desenvolvida e eletrônica, o que facilita demais a pilotagem. Os freios vêm com sistema ABS que garantem muita tranquilidade, o câmbio passa as marchas eletronicamente, e o motor de 141 cvde potência fornece um desempenho incrível”, afirma.

Toninho da Matta ressalta ainda o apoio que recebe na concessionária Triumph BH, onde comprou a sua moto este ano. “O pessoal cuida da gente como se fosse da família. Os profissionais entendem o que cada um precisa e, por isso, conseguem dar um tratamento especial”, elogia.

A relação de Toninho da Matta com o fabricante inglês é antiga. Já em 2009, quando as motos eram importadas pelo então representante no Brasil, o piloto comprou sua primeira Triumph, uma Tiger 1050, por indicação de outros cinco amigos que também adquiriram seus modelos da marca.

Leia também: Copa Truck, Mercedes-Benz Challenge e Copa HB20 chegam a Curvelo

Mas a experiência com a Triumph durou dois anos, quando Toninho da Matta resolveu mudar e experimentar outras marcas, ainda receoso com os destinos do fabricante no Brasil na época. Até então, não havia operações comandadas pela própria montadora, como acontece desde 2012.

Há pouco mais de um ano, o piloto voltou para o fabricante britânico. E não se arrependeu.





Fotos: Divulgação JC/ Arquivo pessoal

Uma Big Trail completa

On-Off- Road. Além de ser 10 quilos mais leve que a geração anterior, Tiger vem com motor de 141 cv de potência

A motocicleta do piloto Toninho da Marra, a Tiger 1200 XCa, combina o prazer máximo na estrada com a confiança completa fora dela, segundo a Triumph.

Sua silhueta tem detalhes especiais de carenagem e acabamento. A nova linha, lançada ano passado, recebeu uma redução de peso de até 10 quilos se comparada à geração anterior, graças a vários desenvolvimentos no motor, quadro e sistema de escapamento.

Essas alterações melhoraram a resposta e a capacidade dinâmica e aumentou sua agilidade e manobrabilidade tanto na estrada quanto no off-road. O resultado é um motor com um intervalo de manutenção de 16.000 quilômetros.

Leia também: Festival de motos esquenta o clima em Tiradentes

O modelo possui sistema de iluminação inovador, adaptável às curvas, para oferecer maior visibilidade ativa nas curvas. Além disso, a moto também conta com piloto automático atualizado, tela ajustável com display TFT colorido, nova iluminação de LED, interruptores com design ergonômico e iluminação de fundo, manoplas com aquecimento, sistema assistente para mudanças de marcha sem a embreagem (tanto para aumentar quanto diminuir a marcha), ignição sem chave “amigável ao piloto”.

Seu motor de 141 cv oferece maior potência imediata na faixa mais baixa de rotação. A embreagem conta com suporte de torque, sistema que auxilia no controle do piloto em todas as superfícies.

O motor também possui um som similar ao do tradicional motor de três cilindros da marca, graças a avanços importantes no silenciador. O conjunto de assento, posicionamento do guidão e geometria melhorada do quadro aumentam a ergonomia do piloto.

Leia também: Ayrton Senna ainda tem alto nível de influência entre personalidades

A Tiger 1200 XCa tem proteções do motor com pintura que contrastam com as carcaças de efeito enrugado e o quadro de titânio com cobertura colorida em pó.

Esta Triumph oferece ainda sistemas de gestão totalmente integrados controlados por uma Unidade de Medição de Momento de Inércia (IMU), sistema de frenagem integrado (desenvolvido com a Continental), freios ABS e controle de tração otimizados para curvas, controle de arranque em subida, acelerador eletrônico e até seis modos de pilotagem para configurar a motocicleta para que ela se adapte facilmente ao terreno ao apertar um botão. Há ainda para-brisa ajustável eletricamente.





Fotos: Divulgação JC

Toninho da Matta agora acelera de Triumph
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!