Lançamento. Enquanto ainda comemora os resultados comerciais de 2019 que a levaram a uma participação de 9% , a Renault presenteia o mercado com seu primeiro lançamento do ano.
Chega às concessionárias da marca de todo o País nos próximos dias, a geração atualizada do Duster, seu utilitário esportivo “de entrada”. Ele foi bastante remodelado esteticamente, embora a montadora tenha optado em manter a motorização 1.6 do antecessor.
Nesta nova roupagem do Duster, que já faz parte da linha 2021, contudo, o motor 2.0 que era disponível também sai de cena, assim como a configuração 4×4. Ela tinha vendas baixas (menos de 4% do mix) e mereceu aposentar as chuteiras.
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O Duster 2021, no entanto, se apresenta ao mercado como um SUV mais robusto e bruto que seu antecessor, além de ter novos itens de série e opcionais, com a vantagem de não ter tido os preços alterados.
Mudaram apenas os nomes da versões, que se chamam agora Zen, Intense, Iconic e Life. Esta última é voltada a clientes PcD (vendas diretas), e ainda nem tem preço sugerido.
As demais continuam com os valores já conhecidos de R$ 72 mil a R$ 87.500,00. Pacotes de banco de couro custam R$ 1.700 a mais e o kit outsider (que finge ser off-road), mais R$ 2.300,00.
Veja o que muda no Duster 2021:
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Apesar do motor se manter o mesmo 1.6 SCe, ele vem agora com a tecnologia Start & Stop, que agrada quem busca economizar combustível. O sistema desliga o motor quando o carro está parado mesmo em funcionamento.
O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque de 16,2 kgfm.
Algumas configurações podem vir com câmbio CVT X-Tronic. Um dos diferenciais apontados pelo fabricante é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente.
A transmissão oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.
(*) O jornalista viajou a Foz do Iguaçu (PR), a convite da Renault.
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