Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Domínio das SUVs entre os lançamentos da indústria automobilística

17 de janeiro, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Novidades 2020: Mercado nacional também prepara a chegada da nova geração da pick-up Strada da Fiat, além do hatch Rio, importado pela sul-coreana Kia Motors

Festas de fim de ano, férias coletivas das montadoras, férias escolares. Depois de tanto descanso e diversão, chegou o momento da indústria automotiva tomar seu rumo novamente.

O mercado aguarda diversas novidades para este ano, entre novos modelos, novas versões e apenas face-lifts. Novamente os utilitários esportivos serão a maioria dos lançamentos.

Para deixar o consumidor e leitor com água na boca, o JORNAL DA CIDADE preparou nesta edição do Caderno Velocidade alguns dos novos veículos que vão desembarcar na Terra Brasilis.

Uns são importados e outros fabricação própria. Como o novo Chevrolet Tracker (diga-se, um SUV), que deve ser apresentado em fevereiro ou março.

Produzido sobre mesma plataforma dos novos Onix e Onix Plus (Global Emerging Markets), esta geração do SUV da Chevrolet tem dimensões semelhantes da atual, sendo centímetros mais longa, alta e larga. A distância entre eixos – que determina o espaço interno – também cresceu 1,5 centímetros.

Também vem do Onix o motor do novo Tracker: 1.0 turbo de três cilindros de 116 cv de potência. Há a expectativa de um novo motor 1.2 de 140 cv, ainda inédito no Brasil.

O novo Chevrolet Tracker foi lançado no Salão do Automóvel da China em 2019.

Destinado à geração mais jovem, o modelo adota a nova linguagem de design de SUV da marca. Sua postura dinâmica com linhas em forma de “Z” em toda a carroceria fornece uma energia cinética jovem juntamente com um efeito visual angular.

O Tracker é caracterizado por uma superfície em forma de “U” no capô, que acrescenta uma sensação de poder. Os faróis duplos em forma de “L” incorporam lâmpadas LED.

Na versão topo de linha, que no Brasil deve ganhar a denominação “Midnight”, a frente possui grade dupla preta com a tradicional gravata da Chevrolet em preto e detalhes em vermelho. As janelas laterais são decoradas com detalhes em preto, enquanto os espelhos retrovisores externos têm um acabamento em vermelho brilhante. As rodas esportivas de alumínio são também escurecidas e possuem 17 polegadas.

Leia também: Série especial marca início das vendas do novo HB20

O SUV está equipado com a nova geração do sistema de entretenimento MyLink+. Ele não apenas suporta Apple CarPlay, Baidu CarLife e Bluetooth, como também oferece navegação inteligente, entretenimento, música, notícias, clima e tráfego em tempo real através de aplicativos no veículo.

Com a função de reconhecimento de voz inteligente atualizada, os usuários podem dizer ao veículo para abrir o porta-malas, ligar o ar condicionado e acender os faróis.

O SUVdeverá ser equipado no Brasil com uma gama de tecnologias avançadas de segurança, incluindo a Frenagem Automática de Emergência (AEB), Mitigação de Colisão com Pedestres (PCM), Alerta de Colisão Avançado (FCA), Indicador de Distância (FDI), Assistência de Manutenção de Faixa (LKA), Aviso de Partida de Faixa (LDW), o sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), uma câmera reversa e espelhos retrovisores externos aquecidos eletricamente.





FOTO Divulgação/General Motors

Nova Fiat Strada

Produzida em Betim, geração inédita da pick-up virá de fábrica com controle de estabilidade

Está previsto para o segundo trimestre o lançamento da nova geração da pick-up Fiat Strada. O modelo terá controle de estabilidade – item que vai ser obrigatório apenas em 2022 – e usará a mesma plataforma do Mobi, assim como a estrutura dianteira, portas e para-brisas. O modelo terá versões cabine simples e dupla, sendo que a dupla é para cinco pessoas (cabine dupla), e opções de motores 1.4 Fire de 88 cv, enquanto as mais caras adotarão o 1.3 Firefly de 109 cv. Só haverá câmbio manual de cinco marcas, portanto sai de cena o automatizado Dualogic.

Projeção de como ficará a nova Strada. O Mobi será a base da nova geração da pick-up





FOTO Studio Cerri

 

 Kia Rio

HATCH fabricado no México chega ao mercado apenas no segundo semestre em duas versões de acabamento e uma opção d emotor

Antes de terminar janeiro a Kia sul-coreana já terá apresentado ao mercado nacional seu novo hatch importado do México: o Rio. Mas a chegada às lojas só acontece no segundo semestre. Pode parecer estranho, mas é prática até comum na estratégia das montadoras. O Rio deverá ter duas versões – LX e EX -, ambas equipadas com transmissão automática de seis velocidades, e uma opção de motor de quatro cilindros, 1.6 litro, 16 válvulas, flex, capaz de desenvolver 123 cv com gasolina e 130 cv com etanol. Espera-se que o modelo venha com sistema multimídia, com tela de sete polegadas sensível ao toque e conectividade com smartphones, ajuste elétrico dos retrovisores, câmera de ré e volante multifuncional.





FOTOS Divulgação/Kia

Mercedes-Benz GLB

Utilitário esportivo da marca alemã é um típico veículo familiar e que traz muito requinte interno e externo, além de opção de tração nas quatro rodas

Sucessor do GLK, o novo Mercedes-Benz GLB estará disponível aos clientes da marca da estrela solitária ainda neste semestre. Na Europa, o modelo possui motores 1.3 turbo de 136 cv e 2.0 turbo de 224 cv, além do esportivo GLB 35, de 306 cv, mas para o Brasil a montadora ainda não divulgou qual ou quais opções irá adotar. O certo é que como seu antecessor, o novo SUV alemão é um veículo familiar e espaçoso. Possui tração nas quatro rodas opcional 4MATIC e uma luz especial para fora-de-estrada que ajuda a detectar obstáculos na frente do veículo em baixas velocidades.





FOTOS Divulgação/Mercedes Benz

Ford Territory

Modelo é baseado no chinês JMC Yusheng S330 e chega ao Brasil com um pacote de itens de série que inclui sistema de estacionamento automático

O Ford Territory já é figurinha carimbada na internet e nas publicações impressas, mas a princípio trata-se da principal novidade da marca para o Brasil neste ano. Chega às concessionárias até julho e tem como objetivo concorrer com o líder Jeep Compass. Baseado no chinês JMC Yusheng S330, o SUV terá no “pacote Brasil” câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de estacionamento automático, alerta de permanência em faixa e monitoramento de pontos cegos.





FOTOS: Divulgação/Ford

Volks Tarek e Nivus

Dois modelos estão na mira da marca alemã: um deles inaugura um novo segmento e o outro é mais uma opção para o já saturado segmento de utilitários esportivos

Na Volkswagen são duas novidades importantes para o Brasil em 2020: o Nivus e o Tarek. O primeiro deles chega ainda neste semestre e vai inaugurar um novo segmento de crossover misturado com cupê. Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o modelo terá inicialmente uma opção de motor 200TSI de 128 cv e transmissão automática de seis marchas. Lá para o final do ano será a vez do utilitário esportivo Tarek, a ser produzido na Argentina. Terá mecânica do T-Cross (1.4 TSI flex de 150 cv), suspensão traseira por eixo de torção. Em relação aos concorrentes, é 37 mm mais comprido que um Compass, mas 248 mm mais curto que um Tiguan Allspace.





FOTOS Divulgação JC/Volkswagen

Renault Duster

Com volante do Sandero e Logan 2020, nova geração do SUV da marca francesa deverá ter opção de motor inédito com 1.3 litro de capacidade volumétrica e turbo

Na Europa, o Duster é produzido pela subsidiária Dacia. Aqui, vem com a marca Renault mesmo. Independentemente da fonte, o utilitário esportivo terá nova geração a partir do segundo semestre por aqui, com novidades na estamparias para portas, capô e tampa do porta-malas. De acordo com a montadora francesa, a coluna do para-brisa foi avançada em 10 cm para ampliar a sensação de espaço na cabine, o volante é o mesmo usado no Logan e Sandero linha 2020, e a central multimídia inédita. Sob o capô, a expectativa é a manutenção do motor 1.6 ScE de 120 cv e a substituição do 2.0 por um 1.3 turbo de 150 cv de potência.





FOTO Divulgação/Renault


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário