Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

SANTA CASA BH INAUGURA CTI PEDIÁTRICO PÓS-OPERATÓRIO

02 de março, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. A Santa Casa BH dá mais um passo importante na ampliação da prestação de serviços de alta complexidade para crianças mineiras e de outros estados. Por conta dos tipos de procedimentos oferecidos (transplante hepático, de medula e rim, cirurgias cardíacas, neurológicas e pediátricas), a instituição aumentará o número de leitos de tratamento intensivo para atendimento ao pós-operatório geral pediátrico.

A inauguração do CTI Pós-operatório Pediátrico Dona Lucinha – com 10 novos leitos – será realizada no dia 9 de março (segunda-feira), às 15 horas, no 4º andar (ala C). Com o processo de expansão, o hospital terá 30 leitos de CTI exclusivos para crianças, sendo 20 clínicos e 10 cirúrgicos, totalmente equipados.

O valor estimado da obra – que incluiu reforma, compra de equipamentos e mobiliário – foi de cerca de R$ 2,3 milhões. Esse recurso foi obtido por meio de uma composição de emenda parlamentar de R$ 1 milhão destinada pelo deputado federal Fábio Ramalho em 2017, de recursos arrecadados no “Jantar Beneficente da Santa Casa BH” realizado por Cristina Coelho e Patrícia Soutto Mayor e de doação do Rotary Club, além de investimento próprio do hospital.

Leia também: ALMG faz homenagem aos 120 anos da Santa Casa BH

Dona Lucinha

Maria Lúcia Clementino Nunes, a Dona Lucinha, nasceu no Serro. Nos anos em que viveu em sua terra natal, atuou de formas múltiplas e, mesmo mãe de 14 filhos, sendo três de criação, foi catequista, professora, salgadeira, doceira, feirante, quitandeira, diretora escolar e vereadora. Mas se considerava mesmo uma cozinheira que se dedicava a fazer, compreender e preservar a cozinha de origem e a cultura alimentar dos mineiros.

Com seu espírito humanista e vibrante, fez ecoar, Brasil e mundo afora, as relíquias dos saberes e sabores que Minas guarda em suas montanhas. Fundou o Instituto Dona Lucinha, hoje mantenedor da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), que iniciou suas atividades abrigando exclusivamente crianças em tratamento oncológico. A pedido da Santa Casa BH, a CAPE mudou seu estatuto e passou a acolher, também, crianças em tratamento cardiológico.

Serviço
Inauguração do CTI Pós-operatório Pediátrico Dona Lucinha
Data e horário: 9 de março (segunda-feira), 15h
Local: Santa Casa BH, 4º andar, Ala C| Av. Francisco Sales, nº 1111 – Santa Efigênia


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário