Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Dia Mundial de Luta Pela Saúde da Mulher

28 de maio, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. O dia 28 de maio é marcado como o Dia Mundial de Luta Pela Saúde da Mulher. É importante refletir questões como acessibilidade a médicos e exames, informação, tratamento e prevenção de doenças.

Pensando nisso, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), explica quais são os principais exames que devem ser realizados para promover o diagnóstico precoce das doenças mais comuns nas mulheres, incluindo o câncer, e o devido tratamento.

Leia também: Prevenção do Transtorno do Espectro Autista deve ser feita na consulta pediátrica

O FIDI é o responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem em 85 unidades na rede pública de saúde.

De acordo com a Dra. Vivian Milani, radiologista da FIDI, para manter a saúde feminina em dia, é fundamental consultar o ginecologista ou o clínico geral para que os exames preventivos sejam solicitados, pelo menos uma vez ao ano, de acordo com cada faixa etária, histórico familiar e indicação médica.

Prevenir é fundamental

Algumas mudanças de hábitos são devem ser consideradas na hora de prevenir doenças e fazer a manutenção da saúde.

Já foi comprovado que a obesidade, por exemplo, está relacionada com o desenvolvimento dos cânceres de endométrio, mama, bexiga e intestino.

Segundo a Dra. Vivian, o fator hereditário também é importante. Por exemplo, com relação ao câncer de mama, é responsável por menos de 10% dos casos.

Leia também: Assistência para pacientes com sintomas da dengue é reforçada

“O primeiro passo para a mulher manter uma boa qualidade de vida é colocar em prática hábitos saudáveis que possam garantir uma prevenção primária, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Se possível, tomar sol pelo menos quinze minutos ao dia, três vezes por semana, permitindo a produção de vitamina D pelo nosso próprio organismo”, afirma a Dra. Vivian.

Hábitos comuns, mas que estão relacionados ao surgimento de centenas de doenças e tipos diferentes de tumores malignos, as bebidas alcoólicas e o fumo devem ser evitadas. Quando o tabaco é somado ao álcool, as chances do paciente desenvolver doenças se multiplicam.

Exames de prevenção e cuidados com a saúde

Mamografia: é o principal exame para o rastreamento do câncer de mama, recomendado a partir dos 50 anos, segundo orientação do Ministério da Saúde, sendo capaz de detectar lesões pequenas, muitas vezes imperceptíveis ao toque. O câncer de mama é a principal causa de mortes pela doença em mulheres no Brasil. Até o fim deste ano, 59,7 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Leia também: Mater Dei promove seminário gratuito sobre gestão de saúde

Ultrassom de mama: para mulheres abaixo de 50 anos, trata-se de um exame rotineiro, que pode identificar alterações mamárias e nódulos sólidos. Para as que já realizam a mamografia, o ultrassom é um exame complementar.

Utrassom de tireoide: indicado para avaliar a glândula tireoide, detectar nódulos, alterações texturais, cistos, bócio, muitas vezes assintomáticas, permitindo assim, um tratamento adequado para tais patologias.

Leia também: ONG de BH é aprovada em programa da Ambev

Ultrassonografia transvaginal: indicada para detectar as doenças na região pélvica, como endometriose, pólipos, miomas, gravidez nas trompas e tumores de útero e ovários.

Densitometria óssea: é o procedimento de raio-x que mede a densidade dos ossos, avalia possível perda de massa óssea e é capaz de detectar a osteoporose. “Muitas vezes, o diagnóstico da osteoporose vem por meio de fraturas. Por isso é tão importante realizar o exame anualmente, após a menopausa. Trata-se de um problema que pode chegar de forma silenciosa, mas se a doença é detectada precocemente, antes o paciente consegue iniciar o tratamento”, alerta a especialista.

Leia outras noticias da sessão Atualidades

Foto: Unsplash

Dia Mundial de Luta Pela Saúde da Mulher
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!