Impressões ao Dirigir. Equipado com pneus Run Flat, SUV da Ford continua versátil, mas tem desempenho e acabamento acanhados.
O novo Ecosport já é um utilitário simpático, com design limpo, moderno e que realmente agrada. A versão Titanium, avaliada pelo JORNAL DA CIDADE, incrementou a versatilidade do modelo, que agora ganhou uma pegada muito mais urbana, mais voltada para a família.
A Ford ousou ainda ao apresentar, apenas para esta versão, um sistema de simplesmente faz o estepe externo sumir: o Run Flat. Isso mesmo: o que antes dava um “ar” off-road e estradeiro ao modelo, agora não existe.
Além de muito mais interessante visualmente, parece que a ausência do pneu “dependurado” na tampa do porta-malas trouxe mais estabilidade ao modelo.
Mas o que fazer quando furar o pneu? É aí que dá um certo medo de imprevistos. Por isso, a sugestão para quem adquirir este Eco é entender muito bem como funciona o Run Flat.
Os pneus do SUV agora são mais robustos e considerados autossuportantes. Possuem flancos, ombros e talões projetados para aguentar a carga em caso de queda de pressão e permitem o veículo continuar a rodar por até 80 quilômetros a 80 km/h de velocidade.
Mas atenção. Existe um kit de reparo que obrigatoriamente deve ser levado dentro do veículo, composto de compressor elétrico e frasco de líquido selante. Com isso, a distância de rodagem pode ser estendida para 200 quilômetros, respeitando sempre o limite de velocidade de 80 km/h.
E se você cair numa cratera e rasgar o pneu de fora a fora? Senta na beira da estrada ou na calçada e chora? Mais ou menos. A montadora não traz solução de imediato se o estrago no pneu for muito extenso. Nesse caso, melhor mesmo é acionar o guincho da seguradora.
O fabricante do pneu do Ecosport é a Michelin. Se serve de consolo, ele garante que analisou mais de 13 mil pneus ao fim de sua vida útil no Brasil e que quase 40% apresentavam pelo menos uma perfuração (reparada ou não) sendo que estes pneus tinham, em média, 1,5 perfurações ou reparos cada.
Outra mudança na nova linha da versão Titanium é a troca do motor 2.0 pelo 1.5 litro. Agora o propulsor de maiores cilindrada e potência está disponível apenas no Ecosport Storm, aquela série mais esportiva conhecida pela carroceria pintada em “marrom alaranjado”.
A vantagem do motor 1.5 que gera 137 cv são os dados de economia de combustível. Realmente ficaram bem melhores tanto com etanol quanto com gasolina. Mas o comportamento dinâmico do Ecosport perdeu com isso.
O modelo possui problemas nas retomadas de aceleração, apesar o câmbio automático (que não é o Power Shift mais) ter machas bem escalonadas. Falta força mesmo ao Titanium, mesmo sendo 13 quilos mais leve que a versão anterior.
Mas para quem precisa do SUV para rodar na cidade, tudo bem. A força do motor vai faltar mesmo nos trechos rodoviários e com o porta-malas cheio e mais ocupantes dentro do habitáculo.
Se o desempenho do motor não é tão atraente assim, a nova calibração da direção elétrica e dos sistemas de suspensão e freios pareceram ser bem acertados. Transmitem segurança e estabilidade ao modelo da Ford.
Internamente, o Ecosport Titanium é amplo, tem volante de boa pega e um sistema multimídia (central SYNC 3 com tela de oito polegadas) fácil e operar e intuitivo.
O acabamento e o material escolhido para revestir o interior, contudo, deixam a desejar. A Ford optou por couro ecológico nos assentos, mas os revestimentos do painel e portas parecem espartanos demais para um veículo de mais de R$ 100 mil.
Em termos de conteúdos de série, o Ecosport Titanium é até bem completinho. Vem com teto solar elétrico, sete airbags, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, painel “soft touch”, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17 polegadas. Fotos: JC
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