Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Desempenho e autonomia se destacam no utilitário esportivo Jaguar I-Pace

20 de dezembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

IMPRESSÕES AO DIRIGIR. Modelo da marca inglesa tem um design imponente, amplo e funcional espaço interno, além de diversos recursos tecnológicos e itens de segurança que protegem até os pedestres

Não é comum ainda no Brasil, por isso ter a experiência de dirigir um carro elétrico torna-se algo diferente e bastante divertido. Ainda mais se esse modelo for um I-Pace, utilitário esportivo premium que a Jaguar comercializa no Brasil entre R$ 437 mil a R$ R$ 449.190, conforme os opcionais.

Desenvolvido na Inglaterra, mas fabricado na Áustria, o I-Pace tem em seu desempenho o maior atributo. Graças a dois motores elétricos, que geram 400 cv de potência e entregam um torque incrível de 69,6 kgfm. É preciso, aliás, muita cautela e uma certa perícia para guiar este modelo a contento. Os números da fábrica indicam que o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

Os motores são totalmente ajustados ao sistema de transmissão de velocidade única e ao diferencial construídos para serem compactos. Ambos trabalham para gerar uma distribuição de força instantânea para as quatro rodas. Tal característica permite que o SUV adapte continuamente seu balanço dianteiro e traseiro, de acordo com as condições da estrada.

A bateria de 90kW é outro destaque, afinal, ela é quem sustenta uma autonomia de 470 quilômetros, uma das maiores entre os carros elétricos vendidos no mundo. Sobre isso, vale um detalhe: ter um carro elétrico requer um certo planejamento e uma mudança de hábito do dono do veículo.

Leia também: Jaguar I-Pace entre nós

Como no Brasil – e muito menos em Belo Horizonte – não há uma rede de distribuição espalhada e sim concentrada (e pequena ainda) nas grandes cidades, é superimportante ficar atento ao carregamento. Afinal, o tempo para carregar toda a bateria é de longo

Portanto, chegou em casa, coloca para carregar. E se estiver em um estabelecimento que ofereça a infraestrutura, carregue enquanto você faz suas compras ou saboreia uma deliciosa refeição em um restaurante. É mais ou menos o mesmo hábito que o mundo já acostumou ao lidar com os smarthphones. Com o carro elétrico a prática é bem semelhante.

Por isso, junto com o SUV o consumidor deve adquirir um carregador via Electric Mobility. São vários tipos, oferecidos nas concessionárias da marca. Desde equipamentos voltados para uso em larga escala – como vias públicas, condomínios e empresas – até os para uso doméstico.

O I-Pace é equipado com uma bateria íon de lítio formada por 432 células e ampla capacidade térmica. O carregador de 100kW permite aos clientes recarregar até 80% da bateria em até 40 minutos, situação ideal para uma viagem longa. Já quando “abastecido” em um carregador padrão de 7kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas, ou seja, uma situação perfeita para o carregamento durante uma noite de sono.

O modelo também permite que o condutor selecione entre níveis altos ou baixos de frenagem regenerativa para maximizar a eficiência e otimizar o alcance do veículo.

Além do desempenho surpreendente, este Jaguar é belíssimo e imponente. Sua silhueta externa é marcante e remete para um cupê. Seu capô baixo, teto de alta fluidez aerodinâmica e traseira mais quadrada garantem ao modelo um coeficiente de arrasto muito baixo (0,29).

As maçanetas são um caso à parte. Elas ficam “dentro” da carroceria e são reveladas no momento em que os ocupantes entram ou saem do veículo.

Por dentro um habitáculo espaçoso proporciona excelente conforto. Além disso, os materiais que revestem o interior são impecáveis, misturando laca preta e alumínio.

Os ocupantes do banco traseiro têm uma ampla variedade de porta objetos além de um espaço para pernas de 890 milímetros. Há ainda um compartimento em baixo do banco traseiro e um porta-malas com capacidade para até 656 litros.

O veículo vem com o intuitivo sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque dispostas no console central. O cluster é 100% digital, formado por uma tela de alta resolução em TFT de 12 polegadas, que traz as informações mais importantes do veículo de forma clara e precisa.

O I-Pace vem ainda com tecnologias de segurança para proteger os usuários e pedestres, incluindo Capô Destacável e Frenagem Autônoma de Emergência com detecção de pedestres e ciclistas. A Jaguar também desenvolveu um sistema único de Alerta Audível de Veículos (AVAS) que avisa os pedestres quando o veículo está se aproximando.

Existem também uma série de sistemas de assistência ao condutor, como Controle de Velocidade Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control); Assistente de Ponto Cego (Blind Spot Assist); e Auxílio de Estacionamento 360º (360º Parking Aid).






Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário