Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

E agora? – COLUNA PAULA STARLING

29 de março, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Viagens. Quem poderia imaginar que na primeira coluna de 2020 a palavra viajar nos traria tanta angústia e medo

O ano de 2019 terminou com mensagens de esperança em todos os setores, 2020 seria “o ano”. E mesmo começando devagarzinho, a famosa frase “depois do Carnaval o ano começa de verdade” parecia estar novamente se concretizando.

Mas quem diria que um “bichinho” tão pequenino, invisível a olho nu faria o mundo, literalmente parar.

No dia 26 de fevereiro, logo após o Carnaval, ele começou o “estrago” no Brasil. Um mês se passou e infelizmente nesse um mês a vida de todos nós mudou drasticamente.

Luz no fim do túnel? Ela ainda está fraquinha, mas precisamos acreditar que ela está lá. Porque ela está. O que fazer para chegar lá? Não ficar parado, precisamos dar um passo para frente, todos os dias, talvez um passo menor do que gostaríamos, mas não podemos parar.

A primeira semana do “lockdown” para a indústria do turismo foi talvez a semana mais difícil da vida de vários profissionais. No setor de intercâmbios, então, tivemos que lidar com escolas fechando no mundo inteiro, famílias hospedeiras com medo do que vinha pela frente, estudantes frustrados, pais angustiados, voos simplesmente “desaparecendo” dos sistemas e dúvidas diárias: “trazer ou não meu filho de volta?”, “voltar ou não para o Brasil?”, “estou mais seguro do outro lado do mundo?”. O mundo parecia não ter um lugar seguro.

Decisões tiveram que ser tomadas em minutos, pois quando se trata de disponibilidade em voos, um segundo pode fazer toda a diferença. E tomar decisões sempre foi e será uma das coisas mais difíceis de se fazer.

Mas tudo é aprendizado, e dessas primeiras semanas fica uma lição: não existe decisão certa ou errada, toda decisão é tomada com o coração cheio de boas intenções e é isso que importa. Se foi a melhor, em vez do “nunca saberemos”, temos que pensar “claro que foi, para aquele momento, foi a decisão que consegui tomar”. E vamos viver.

O sonho não acabou, ele pode ter sido interrompido para muitos, se tornado virtual para outros e adiado para mais um tanto, mas só quem vive o sonho, da forma que for, de viver uma experiência de intercâmbio nas suas diversas modalidades sabe que é “a melhor coisa da sua vida”.

E para aqueles que estão em dúvida: o mundo não vai parar. Quem sabe essa quarentena é uma excelente oportunidade para você finalmente ter um tempo para planejar o seu intercâmbio? Quantas idas à agência de intercâmbio com seu filho foram adiadas ou canceladas porque as agendas de vocês não coincidiam nunca? Você finalmente, e talvez só agora, vai conseguir literalmente juntar a família toda para conversar e aprender como essa “coisa de intercâmbio “ funciona.

Que tal um atendimento virtual? Já ouviu falar do Zoom? Está na hora de dar o seu primeiro passo em direção à luz do fim do túnel.

Entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (31) 98421-4804 ou pelo direct no In


Sobre Paula Starling:

Paula Starling, sócia diretora da Intervip Intercâmbios, 26 anos de experiência no mercado de educação internacional. Intercambista do Rotary Clube, morou por 1 ano em Minnesota, EUA. Professora de inglês por 8 anos, trabalhou na extinta agência Núcleo de Intercâmbios, já foi coordenadora da BELTA -MG Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio. Formada em Engenharia Civil pela PUC-MG e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-MG. Possui coluna no caderno de Turismo no Jornal da Cidade.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Levi Faiola 4 de junho de 2020

    I simply want to tell you that I am all new to blogs and really enjoyed your web page. Probably I’m going to bookmark your blog . You actually have beneficial well written articles. Many thanks for sharing your blog.

    http://www.firsttimeiwhtsb.com

Avatar
Deixe um comentário