Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

BH Minha Cidade: Para curtir

26 de agosto, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Eclética. Savassi surpreende sempre: desde as curiosidades sobre o bairro até o calendário oficial de eventos

Já deu para perceber que a Savassi é cheia de história. Mas, como “quem conta um conto sempre aumenta um ponto”, aí vão mais algumas curiosidades sobre a região.

1. Perfil

Segundo dados da Associação de Amigos e Moradores da Savassi – Amas, a Savassi tem, hoje:

  • 374 lojas de moda
  • 189 restaurantes
  • 108 bares
  • 51 agências bancárias
  • 34 cafés
  • 30 hotéis
  • 19 livrarias
  • 14 escolas de idiomas
  • 10 colégios particulares
  • 6 universidades
  • 4 operadoras de celular
  • 2 shoppings

Foto: Flickr/Pátio Savassi

2. Praça da Liberdade

É um projeto da Comissão Construtora de Belo Horizonte e foi construída, inicialmente, com jardins em estilo inglês. Foi só em 1920 que eles foram remodelados sob a inspiração francesa que conhecemos hoje.
O famoso coreto foi projetado por Edgard Nascentes Coelho, com a denominação de Pavilhão da Música.

Fot: Flickr/Skyscrapercity

Leia também: Nova iluminação no Conjunto Arquitetônico da Pampulha

3. Praça Diogo de Vasconcelos

Até 1943, a praça se chamava 13 de maio. Foi Juscelino Kubitschek, quando ocupava a cadeira de prefeito de BH, quem mudou o nome para Praça Diogo de Vasconcelos. Diogo Luís de Almeida Pereira de Vasconcelos foi uma grande personalidade política do período colonial.

Além disso, ele também foi membro da Academia Mineira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), além de ter sido um dos membros fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e do Instituto Histórico de Ouro Preto.

Em 1963, o Obelisco da Praça Sete (ou “Pirulito da Praça Sete”) foi transferido para a praça Diogo de Vasconcelos por decisão do então prefeito Amintas de Barros. Anos depois, já na década de 1970, após a conclusão das obras de modernização da Praça Sete, o Obelisco retornou ao seu local de origem, onde permanece até hoje.

Se você perguntar a um belo-horizontino onde fica a Praça Diogo de Vasconcelos, pode ser que fique sem resposta. Isso porque o local é popularmente conhecido como Praça da Savassi.

Crédito: Flickr/PBH

4. Requalificação da Praça da Savassi

Idealizadas em 2004, as obras de requalificação da Praça da Savassi só começaram em 2011 e ficaram prontas em 2012. As mudanças vieram para colocar o pedestre em foco, ao invés do trânsito de automóveis.

Para isso, foram implantados calçadões nos trechos fechados próximos à praça, calçadas foram alargadas, fontes foram construídas, bem como canteiros e jardineiras, entre outras alterações.

O investimento total foi de cerca de R$ 11 milhões e as obras envolveram a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/ Superintendência de Desenvolvimento da Capital – Sudecap (responsável por licitar e contratar os projetistas e construtoras), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação dos Amigos da Savassi e a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

Foto: Divulgação/PBH

5. Cine Pathé

O Cine Pathé já foi tema de livro e de música. Em 1999, Carlos Armando publicou “A Sala dos Sonhos”, que conta a história do icônico cinema de BH, considerando sua relevância como local de exibição dos filmes de arte e palco de manifestações políticas.

Pouco antes, em 1996, o grupo mineiro Skank imortalizava o Pathé na famosa canção “Tão seu” (“Não diga que não vem me ver / De noite eu quero descansar / Ir ao cinema com você / Um filme à toa no Pathé”).

Foto: APCBH/Coleção José Góes

6. “Esse ôns passa na Savassi?”

Em 1902, foi instalada a primeira linha de bondes da capital, que circulava pelos bairros que hoje conhecemos como Centro, Funcionários, Savassi e Boa Viagem.

Segundo dados da BHTrans, atualmente, existem 26 linhas de ônibus passando apenas pela Avenida Cristóvão Colombo – uma das principais da Savassi – todos os dias. Na Praça da Liberdade, são 21 linhas de ônibus no total.

Foto: Flickr/Skyscrapercity

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!