Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Especialista no combate à queda de cabelo trata paciente com câncer

13 de outubro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Renata Fraga. Especialista no combate à queda de cabelo trata paciente com câncer e evita perda total dos fios durante o tratamento

Um novo método utilizado por pacientes em quimioterapia para reduzir a queda dos cabelos durante o tratamento ganhou muita repercussão nos últimos anos. Uma touca de congelamento recheada com gel térmico diminui o fluxo sanguíneo dos vasos (vasoconstrição) da cabeça, reduzindo, assim, a quantidade de quimioterápicos que chegam até as células capilares, suavizando a queda dos fios.

Embora apresente resultados eficazes, a opinião das pessoas que utilizaram a touca é quase unânime no quesito desconforto. Náuseas e fortes dores de cabeça são alguns dos pontos negativos do processo. Esse foi o fator determinante que levou a paciente Tatiana Arantes a substituir o tratamento com a touca pelo Método Renata Fraga.

Tratando um câncer de mama, Tatiana iniciou o protocolo com a touca térmica, mas não deu continuidade: “As dores eram muito fortes. A temperatura da touca é negativa, e a sala que fazíamos o tratamento também tinha que ficar gelada”, relembra. Das 16 sessões que compreendem o processo, ela realizou apenas três e saiu em busca de uma alternativa. “Foi aí que tive a ideia de buscar pela terapia capilar para que, com os estímulos direto no couro cabeludo, amenizássemos a queda”, conta.

Renata Fraga surgiu então. Tricologista e terapeuta capilar há quase 10 anos, a especialista desenvolveu um método próprio de combate e reversão à calvície com tratamento do bulbo capilar, a raiz dos cabelos. De maneira personalizada, Renata realiza protocolos de acordo com cada necessidade; dividido em um mínimo de 12 sessões, o tratamento requer, além de visitas semanais a seu

Hair Spa no bairro Gutierrez, muita disciplina: “meus clientes saem daqui conscientes de que aquele estímulo por 1 hora e meia não fará milagre, é preciso que eles apliquem as loções em casa todos os dia, massageado”, garante.

De acordo com Renata, ainda que não haja haste – que é o fio de cabelo –, como no caso de Tatiana, o trabalho é direcionado ao couro, onde é realizado estímulo e, consequentemente, aporte sanguíneo para levar o que a especialista chama de ‘alimento’ ao couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios. “Brinco que é como adubar uma plantinha; precisamos afofar a terra, regar para que ela possa florescer. Com os cabelos é a mesma coisa”, defende.

Renata tem uma história de longa data com as pacientes em tratamento quimioterápico. Há três anos, quando radicalizou e raspou as próprias madeixas iniciando a campanha #UmAnoSemQuímica, a terapeuta capilar doou sua cabeleira à campanha #Fortalizese, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a Fundação Laço Rosa e a Exímia, que aborda a autoestima da mulher com câncer.

Fotos: Leca Novo

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!