Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Equipamentos podem diminuir medo de ir ao dentista

14 de outubro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!
Saúde. O medo de ir ao dentista muitas vezes acaba afastando o Brasileiro de consultórios pelo país. É o que apontou a pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia, que constatou que 15% da população não vai às clinicas por esse motivo.

Um dos principais responsáveis por esse receio quando o assunto é “ir ao dentista” se deve aos barulhos feitos pelos aparelhos durante o tratamento, ao medo de anestesias e suas agulhas, além da falta de informação a sobre os métodos. Porém, esse medo pode estar com os dias contados, já que o contexto tem impulsionando o surgimento de tecnologias e estratégias que garantem mais tranquilidade ao paciente.

O cirurgião dentista, mineiro, Adriano Rafael relata que trazer uma experiência relaxante ao paciente é uma das principais preocupações no dia a dia em sua clínica. Sendo assim, ele substituiu a temida broca, que faz o aquele barulho do motorzinho da cadeira do dentista, por um laser moderno, com menor emissão de ruído, além de mais preciso, evitando desgaste de tecidos sadios e sem necessidade de anestesia na maioria dos casos.

O equipamento foi desenvolvido a partir da visão de “eliminar a fobia dos pacientes, que se desenvolve em tenra idade. “É um laser portátil de alta precisão que pode ser usado para remoção de cáries, e uma série de outros procedimentos, como a retirada de lentes de contato dentais”, conta ele.

Leia também: Acolhimento emocional é ‘remédio’ eficaz no tratamento contra câncer

A inovação trazida pelo equipamento, no caso de uma remoção de lentes de contato dentais, por exemplo, permite que a estrutura do dente seja preservada, enquanto de forma geral, sem o uso do equipamento, a retirada exige um novo desgaste sobre o dente. “Com o laser, é possível fazer essa remoção sem nenhum desgaste adicional ao dente, de forma silenciosa e, além disso, totalmente sem dor e sem anestesia na grande maioria dos casos”, relata o cirurgião dentista Adriano Rafael.

Em alguns casos, o investimento também é focado em uma experiência relaxante, todo o contexto do atendimento em si é preparado cuidadosamente para acabar com a má impressão e o medo que tanta gente carrega desde a infância.

“Hoje, oferecemos uma verdadeira experiência de relaxamento, desde a vista do aquário marinho na recepção, a música ambiente bem tranquila, TV articulada que pode ficar logo na frente do paciente, mesmo deitado na cadeira, com fones de ouvido. No caso das mulheres, após o tratamento, sempre colocamos à disposição um arsenal de maquiagens para que se sintam cuidadas, o conceito de atendimento no dentista mudou totalmente”, diz o cirurgião dentista Adriano Rafael.

Foto: José Reis
Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!