Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Com postos extras, começa campanha de vacinação contra a gripe

23 de março, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. Começou nesta segunda feira, 23, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação, que foi antecipada, é dividida em três fases, a campanha tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o novo COVID-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços de saúde. A meta é imunizar 90% do público prioritário da campanha, composto por aproximadamente sete milhões de pessoas em Minas Gerais.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, vacinar primeiro os idosos e os trabalhadores da saúde faz parte das estratégias de proteção do grupo que está mais suscetível ao vírus da influenza. “Os sintomas da influenza são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa diminuir a carga da circulação de influenza na população. Em Minas, 2,3 milhões de pessoas fazem parte do grupo com 60 anos ou mais de idade e do grupo de profissionais de saúde são 460.500 pessoas. A vacina contra a gripe reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pela influenza, por isso é fundamental que este público compareça às Unidades Básicas de Saúde nessa primeira etapa”, afirma.

A segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e tem como foco os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, que começa no dia 9 de maio, deverão receber a vacina as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A campanha será encerrada no dia 22 de maio e as etapas ocorrerão simultaneamente em todos os municípios mineiros. O público da campanha também está maior neste ano, abarcando os adultos de 55 a 59 anos, que não recebiam a vacina nos anos anteriores. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. “A vacina influenza é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a doença”, aponta Josianne Gusmão.

Recomendações para a aplicação em tempos do novo COVID-19

Diante dos casos do novo COVID-19, o Ministério da Saúde recomenda que os municípios adotem uma série de estratégias para evitar aglomerações durante a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. Cada município terá autonomia para definir quais estratégias irá adotar, de acordo com sua realidade e cenário epidemiológico. Contudo, é recomendado que diferentes formatos de organização do processo de trabalho das equipes sejam adotados.

Entre as estratégias que podem ser adotadas está o estabelecimento de parcerias locais com instituições públicas e privadas a fim de descentralizar o máximo possível a vacinação para além das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre os possíveis parceiros estão os serviços de assistência social, instituições de ensino superior, as Forças Armadas e a extensa rede de farmácias privadas do país, entre outros.

A organização das UBS com horário de funcionamento estendido também está entre as recomendações, garantindo a oferta de vacinação na hora do almoço, bem como nos horários noturnos e finais de semana. Unidades com mais de uma equipe podem se organizar em escalas de trabalho flexíveis a fim de garantir o quantitativo de profissionais necessários para assegurar o acesso da população à vacina durante todo o horário de funcionamento do serviço. Outra recomendação é a disponibilização de um local específico na unidade de saúde para vacinação do idoso, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, separados do local de vacinação direcionado aos demais grupos.

Realizar a vacinação extramuro, em locais de convivência social (supermercados, centro de idosos, igrejas, escolas, etc) em locais abertos e ventilados e, inclusive, em Unidades Móveis da Saúde também integra as recomendações do Ministério da Saúde.

Gripe

Causada por diferentes tipos de vírus, a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Sua capacidade de transmissão é considerada alta, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Para se prevenir é fundamental a adoção de hábitos simples como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar a boca, nariz e olhos, limpar e desinfetar superfícies que podem estar contaminadas, manter os ambientes bem ventilados, além de evitar contato físico com outras pessoas.

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca.

Drogaria Araujo vai aplicar gratuitamente vacina em pessoas acima de 60 anos

A partir desta quarta-feira, 25, todas as lojas da Drogaria Araujo, em Belo Horizonte, irão vacinar gratuitamente contra a gripe pessoas acima de 60 anos. A vacinação ocorrerá mediante apresentação da carteira de identidade.
A parceria evita que os idosos tenham que se deslocar para áreas com risco de contaminação. A Prefeitura de Belo Horizonte agradece ao empresário Modesto Araujo Neto pela solidariedade neste momento.

Cadastro para acamados 

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza o cadastramento de pessoas acamadas e residentes em casas de repouso, impossibilitadas de se locomover, para receber a vacina contra Influenza em domicílio. O cadastro deve ser feito até o dia 09/05. A vacinação domiciliar é exclusiva para o público-alvo da campanha que não tem condições de ir ao Centro de Saúde.

O cadastramento pode ser feito em Vacina de Gripe – Cadastro para Acamados ou diretamente no Centro de Saúde de referência do paciente.

Na capital, a campanha de vacinação contra Influenza teve início nesta segunda dia 23/03 e vai até 22/05, nos 152 centros de saúde e postos extras. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identidade. Este ano a população da capital a ser vacinada é de aproximadamente 1.192.000 pessoas e a meta é atingir 90% de cobertura vacinal. A estima é vacinar 25 mil idosos acamados.

O público-alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é a população acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e povos indígenas.

Postos extras

Para garantir a segurança da população idosa – que está orientada a ficar em casa e evitar a circulação nas ruas –, a Prefeitura de Belo Horizonte determinou a abertura de postos extras, fora das unidades de saúde, em locais como centros comunitários, escola e farmácias, ampliando os locais de vacinação.

A estratégia será a abertura dos 152 Centros de Saúde, no sábado, dia 28 de março, para vacinar exclusivamente a população acima de 60 anos.

Leia também: Centro de Atendimento à Mulher completa 23 anos

Nas unidades serão abertas mais salas de vacina para evitar concentração de pessoas em um único espaço. “A estratégia que a Prefeitura montou é para garantir a segurança da população. A vacina contra a Influenza é muito importante e os idosos devem se imunizar. Estamos ampliando os locais de vacinação para proteger ainda mais esse público”, afirma o secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto.

Confira a lista com novas unidades de vacinação:

 

Unidade de Saúde

Local

Endereço

Horário

Dias da Semana

Barreiro

C. S. Barreiro

CAC Barreiro

Rua Pinheiro Chagas, 252, Barreiro

8h às 17h

Segunda a sexta

C. S. B. de Cima

Poeint

Praça Modestino de Sales Barbosa, 50 – Barreiro de Cima

8h às 17h

Segunda a sexta

C. S. B. D. I.

Igreja São Jose Operário

Rua Maria de Lourdes Manso, 65 – Indústrias I

8h às 17h

Segunda a sexta

C. S. Bonsucesso

No próprio Centro de Saúde

Rua Dr. Cristiano Rezende, 1875 – Bonsucesso

8h às 17h

Segunda a sexta

C. S. Diamante

Academia da Cidade Diamante

Rua Maria Marcolina de Souza, 40. Diamante

8h às 17h

Segunda a sexta

C. S. Independência

Igreja do Envangelho Quadrangular

Rua Maria Antonieta Ferreira, nº10 Independência

8h às 17h

Segunda a sexta

C. S. Itaipu

Anexo Itaipú

Rua Águas da Prata nº 14, Bairro Itaipu

8h às 17h

Segunda a sexta

Lindéia

Unidade de Acolhimento ” Casa dos Meninos”

Rua Flor de Seda,1215, Bairro: Lindéia

8h às 17h

Segunda a sexta

Mangueiras

Igreja São José do Operário

Rua Cristiano Martins da Silva, 217 – Petróplois

8h às 17h

Segunda a sexta

Milionários

Associação Comunitária do Bairro

Rua Fernandes de Moura – Milionários

8h às 17h

Segunda a sexta

Miramar

Associação de Bairro

R. Antônio de Souza, 16 – Miramar (Barreiro)

8h às 17h

Segunda a sexta

Pilar

Escola Municipal Pedro Nava

Rua São Pedro da Aldeia, 45 – Pilar,

8h às 17h

Segunda a sexta

Regina

Centro Cultural

Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445

8h às 17h

Segunda a sexta

Santa Cecília

Creche Tia Francisca

Rua Paulo Duarte, 320 – Santa Cecilia

8h às 17h

Segunda a sexta

Tirol

Antiga recepção do CEM Barreiro ( estacionamento do centro de saúde )

Rua Hugo Campos Martins, s/n em frente ao estacionamento do Apoio (Antigo CEM-B)

8h às 17h

Segunda a sexta

Túnel de Ibirité

Academia da Cidade Túnel

Rua V, S/N. Túnel de Ibirité

8h às 17h

Segunda a sexta

Urucuia

Anexo da Odontologia

Rua W-2, 432 – Pongelupe

8h às 17h

Segunda a sexta

Vale do Jatobá

No próprio Centro de Saúde

Rua Luiz Leite de Faria, 171, Vale do Jatobá

8h às 17h

Segunda a sexta

Vila Cemig

Creche Com Vila Cemig

Rua Coletivo, 56 – Vila Cemig

8h às 17h

Segunda e terças

José Isidoro Filho

UMEI Isidoro Filho

Rua Atlanta, 42 – Conjunto Esperança

8h às 17h

QUARTAS, QUINTAS E SEXTAS

CENTRO SUL

Regional Centro Sul

Avenida Augusto de Lima, 30 – Centro

8h às 17h

Segunda a sexta

Centro de Referência de Imunobiológicas Especiais (CRIE)

Rua Paraíba, 890 – Funcionários

8h às 17h

Segunda a sexta

Leste

Horto

Regional

Rua Anhanguera, 79 – Horto

8h às 17h

seg a sexta feira

Regional

Anexo do Horto

Rua Monte Alverne, 151 – Floresta

8h às 17h

seg a sexta feira

Boa Vista

Anexo do Centro de Saúde Boa Vista

Rua Maria Francisca, 915 – Boa Vista

8h ás 17h

seg a sexta feira

Nordeste

C.S Ribeiro de Abreu

Academia da Cidade Ribeiro de Abreu

Rua Dianópolis, 100 – Ribeiro de Abreu

8h às 17h

segunda a sexta

C.S Cidade Ozanan

E.M Governador Carlos Lacerda

Rua Princesa Leopoldina, 490 – Ipiranga

8h às 17h

segunda a sexta

FCA SAÚDE

Rua Queluzita, 34 -13º andar – Fernão Dias

9h às 12h /14h às 17h

segunda a sexta

São Paulo

Academia da Cidade São Paulo

Rua Aiuruoca, 501 – São Paulo

8h às 17h

segunda a sexta

Noroeste

Dom Bosco

Poliesportivo Dom Bosco

Rua Olindo Magalhães, 1939 Dom Bosco

9h às 18h

Segunda a sexta

Padre Eustáquio

EMEI São Vicente

Rua Humaitá, 1149 Padre Eustáquio

8h às 17h

Segunda a sexta

Padre Eustáquio

CS Padre Eustáquio

Rua Humaitá, 1125 Padre Eustáquio

8h às 17h

Segunda a sexta

Norte

C.S Arão Reis

Arão Reis

Conjunto Maria Stella

Avenida Saramenha, 1768 – Guarani

9h às 16h

Segunda a sexta

Igreja Batista

Igreja Batista

Rua Oliveiras Fortes, 164, Aarão Reis

9h às 16h

Segunda a sexta

Igreja Batista Tupi

Igreja Batista Tupi

Rua Domingos de Saouza 115, Tupi

9h às 16h

Segunda a sexta

C.S Campo Alegre

Academia Campo Alegre

Academia Campo Alegre

Rua OSÓRIO DUQUE ESTRADA, S/N B.CAMPO ALEGRE

9h às 16h

Segunda a sexta

C.S Jardim Guanabara

Centro Cultural

Centro Cultural

Rua João Alvares Cabral, 277, Jardim Guanabara

9h às 16h

Segunda a sexta

C.S MG-20

Academia da Cidade

Academia da Cidade

Rua Professor Carlos de Almeida, 105, Monte Azul

9h às 16h

Segunda a sexta

Escola Humberto de Almeida

Escola Humberto de Almeida

Rua Areia Branca,3, Ribeiro de Abreu

9h às 16h

Segunda a sexta

C.S Zila Sposito

CREURB

CREURB

Rua Canada 115

9h às 16h

Segunda a sexta

C.S São Bernardo

Centro Cultural São Bernardo

Centro Cultural São Bernardo

Rua EDNA QUINTEL, 230 SÃO BERNARDO

9h às 16h

Segunda a sexta

C.S Floramar

Igreja Nossa Senhora Aparecida

Igreja Nossa Senhora Aparecida

Rua José Soares, 305 Floramar

9h às 16h

Segunda a sexta

C.S Providencia

CRÀS PROVIDENCIA

CRAS PROVIDENCIA

Rua Arantina, 375 Minaslandia

9h às 16h

Segunda a sexta

Oeste

Drogaria Araújo

Rua André Cavalcanti, 222 Bairro Gutierrez

9h às 17h

Sábado (28/03)

Igreja Cura D’ars

Rua Turquesa, 692 – Prado

9h às 17h

Sábado (28/03)

Pampulha

Santa Rosa

Academia da Cidade Universitária

Rua Aristóteles Ribeiro de Vasconcelos, 87 – Dona Clara

9h às 16h30

Segunda a Sexta

Santa Terezinha

Igreja Presbiteriana

Avenida Sta Terezinha, 155 em frente a UPA Pampulha

9h às 16h30

Segunda a Sexta

Serrano

CAC SERRANO

Rua Tocantins,435 – Serrano

9h às 16h30

Segunda a Sexta

Santa Amélia

Fraternidade Espírita Francisco de Assis – NAFFA

Avenida Anuar Menhem,1149 – Santa Amélia

9h às 16h30

Segunda a Sexta

Padre Maia

Salao Paroquial Santo Antônio Da Pampulha

Rua Miramar 239, Aeroporto. Entrada lateral

9h às 16h30

Segunda a Sexta

Confisco

CRAS Confisco

Rua Cecília Magalhães Gomes, 127 – Confisco

9h às 16h30

Segunda a Sexta

São José

Salão Paroquial Padre Tiago Maior

Rua Flor de Morango 45 – São José

9h às 16h30

Segunda a Sexta

Venda Nova

CS CÉU AZUL

Igreja São José

Rua Maria Gertrudes dos Santos, 23 – Céu Azul

8h30 às 17h

Segunda a Sexta

CS COPACABANA

Igreja Batista de Copacabana

Rua Lisboa, 523 – Copacabana

8h às 17 h

Segunda a Sexta

CS J. LEBLON

Espaço Social da Igreja Veredas da Justiça

Rua Humberto de Campos, 298 – Jd. Leblon

8h às 17

Segunda a Sexta

CS LAGOA

Igreja Católica Menino Jesus

Rua José Sabino Maciel, 15

8h às 17

Segunda a Sexta

CS PIRATININGA

Escola Municipal Zilda Arns

Rua Erva Mate, 26 – Piratininga

8h às 16h45

Segunda a Sexta

CS RIO BRANCO

Igreja Batista

Rua Crizanto Muniz, 205 A – Candelária

8h30 às 17

Segunda a Sexta

CS SANTO ANTÔNIO

CARE VN

Rua Padre Pedro Pinto, 1055 – Venda Nova

7h30 às 16h – 23 a 27/03

Segunda a Sexta

Foto: Milton Michida


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário