Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Passado e futuro são retratados no Manto da Massa

20 de junho, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Futebol. Designer vencedor de concurso demonstra toda sua paixão pelo Atlético ao criar camisa especial; 75 mil unidades já foram encomendadas

De onde estiver, vovô Pawel com certeza está todo orgulhoso. Afinal, seu neto Flávio Markiewicz é hoje um dos nomes mais falados entre a enorme e fanática torcida do Atlético, ao vencer o concurso “Manto da Massa” idealizado pelo presidente do clube, Sérgio Sette Câmara. O objetivo foi incentivar a venda do “Galo na Veia”, programa sócio-torcedor do time mineiro.

O polonês de nascimento Pawel Markiewicz, que chegou ao Brasil após a 2ª Guerra Mundial, logo se encantou pelo Atlético, contaminou o filho Paulo Tadeu que, por sua vez, repassou esse amor para toda sua família. Uma paixão que foi a maior inspiração de Flávio, designer graduado pela Universidade Estadual de Minas Gerais, para criar uma obra-prima: uma camisa do Galo mais que especial,  motivo de  elogios de todos os cantos e que já alcançou a marca de 75 mil encomendas.

O projeto “Manto da Massa” foi abraçado pela torcida e deve se tornar referência no mundo do futebol. “Com certeza outros clubes do Brasil vão nos copiar. O que nos enche de orgulho, principalmente da massa que é realmente impressionante”, comemorou Sette Câmara.

O novo uniforme será usado pela equipe em, pelo menos, um jogo oficial. Parte do resultado final das vendas será destinada para o combate aos efeitos da pandemia da Covid-19.

Leia também: Arena MRV, empreendimento mais moderno dos últimos anos

A campanha tem o apoio da Le Coq Sportif, que produzirá a camisa vencedora com a tecnologia de ponta aplicada em todos os produtos oficiais. A  entrega física será feita daqui a 75 dias, em média, promete o fabricante. Tempo para que sejam confeccionadas as primeiras unidades por uma companhia têxtil localizada em Três Pontas (Sul de Minas), a única autorizada pela marca francesa no Brasil.

MUITA CONCORRÊNCIA

O trabalho de Flávio Markiewicz foi escolhido entre mais de 1.500 concorrentes. Durante duas semanas, após a publicação do edital, eles tiveram que desenvolver o projeto do manto alvinegro. A escolha foi feita por um júri composto por pessoas do clube, da Le Coq e da agência de marketing que desenvolveu a campanha.

Deste total, saíram 13 finalistas (número considerado o da sorte do Atlético), cujos trabalhos foram escolhidos pelos internautas até se chegar ao grande campeão.

Leia também: Atlético comemora 111 anos com homenagens de seus ídolos

Pelo regulamento, os candidatos teriam que seguir algumas diretrizes. Entre elas, usar as cores preta e branca, e não podiam haver outros detalhes que não fossem em vermelho, amarelo, dourado ou prata, sob pena de desclassificação.

O designer de Belo Horizonte optou por fazer uma camisa em 3D, e misturou particularidades de uniformes do passado com fatos futuros, como a Arena MRV, estádio do Atlético que está sendo construído no bairro Califórnia, na capital mineira.

Ele conta que quis manter um uniforme mais tradicional, e inovar nos detalhes, sempre pensando em algo especial. “Imaginei uma camisa perfeita para mim, com todos os elementos que a torcida iria gostar, com muita simbologia”, acrescenta.

Como premiação, o vencedor ganhou um ano de plano do “Galo na Veia” e a camisa criada por ele, além da exposição de seu trabalho – um supercartão de visitas para qualquer profissional de design.

Para Flávio, porém, o mais importante mesmo foi o abraço da massa. “Tenho recebido um número sem fim de mensagens de carinho e agradecimento”, afirma.

SIGNIFICADO DE TUDO

Durante o processo criativo, Flávio Markiewicz pensou no significado de cada detalhe do Manto da Massa. Veja:

IDENTIDADE: Detalhes especiais nas faixas e cores. O tecido em off-white diferencia do primeiro uniforme, confere elegância e destaca detalhes brancos na gola, número, mangas e laterais. A marca d’água nas faixas brancas contrasta com o preto liso, dando mais equilíbrio. A estampa ge-ométrica é uma releitura tradicional.

ESCUDO: Bordado em fios brilhantes e mais grossos remete às camisas do final dos anos 1990; a cor dourada representa o Galo de Ouro, a Seleção do Povo.

GOLA: Há a imagem do primeiro escudo com acabamento dourado em tecido plástico. E a inscrição “1908”, ano de fundação, em detalhe na par-te externa da gola. O formato é inspirado pelas curvas futurísticas das ar-quibancadas da Arena MRV.

MANGAS: Logotipo da Arena MRV na manga esquerda; Galo Volpi na manga direita.

SEGUNDA PELE: O padrão geométrico se repete nos ombros com leve acabamento furta-cor, simulando o efeito das penas do Galo.

COSTAS: O imponente escudo cobre as costas da camisa, protegendo os jogadores. O número 12 estampado representa a massa.

LATERAIS: O famoso lema “lutar, lutar, lutar” está impresso em silk doura-do sobre as laterais. Há 13 estrelas douradas ao longo de cada lateral para representar o número de sorte e de superstição do time.

LOGOTIPO: Bordado em ouro envelhecido mais elegante, evocando a tra-dição do clube.

PARTE INTERNA: Imagem do padrão inspirado no painel da sede de Lour-des.FOTOS / Arquivo Pessoal






Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 52 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário