Futebol. Designer vencedor de concurso demonstra toda sua paixão pelo Atlético ao criar camisa especial; 75 mil unidades já foram encomendadas
De onde estiver, vovô Pawel com certeza está todo orgulhoso. Afinal, seu neto Flávio Markiewicz é hoje um dos nomes mais falados entre a enorme e fanática torcida do Atlético, ao vencer o concurso “Manto da Massa” idealizado pelo presidente do clube, Sérgio Sette Câmara. O objetivo foi incentivar a venda do “Galo na Veia”, programa sócio-torcedor do time mineiro.
O polonês de nascimento Pawel Markiewicz, que chegou ao Brasil após a 2ª Guerra Mundial, logo se encantou pelo Atlético, contaminou o filho Paulo Tadeu que, por sua vez, repassou esse amor para toda sua família. Uma paixão que foi a maior inspiração de Flávio, designer graduado pela Universidade Estadual de Minas Gerais, para criar uma obra-prima: uma camisa do Galo mais que especial, motivo de elogios de todos os cantos e que já alcançou a marca de 75 mil encomendas.
O projeto “Manto da Massa” foi abraçado pela torcida e deve se tornar referência no mundo do futebol. “Com certeza outros clubes do Brasil vão nos copiar. O que nos enche de orgulho, principalmente da massa que é realmente impressionante”, comemorou Sette Câmara.
O novo uniforme será usado pela equipe em, pelo menos, um jogo oficial. Parte do resultado final das vendas será destinada para o combate aos efeitos da pandemia da Covid-19.
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A campanha tem o apoio da Le Coq Sportif, que produzirá a camisa vencedora com a tecnologia de ponta aplicada em todos os produtos oficiais. A entrega física será feita daqui a 75 dias, em média, promete o fabricante. Tempo para que sejam confeccionadas as primeiras unidades por uma companhia têxtil localizada em Três Pontas (Sul de Minas), a única autorizada pela marca francesa no Brasil.
O trabalho de Flávio Markiewicz foi escolhido entre mais de 1.500 concorrentes. Durante duas semanas, após a publicação do edital, eles tiveram que desenvolver o projeto do manto alvinegro. A escolha foi feita por um júri composto por pessoas do clube, da Le Coq e da agência de marketing que desenvolveu a campanha.
Deste total, saíram 13 finalistas (número considerado o da sorte do Atlético), cujos trabalhos foram escolhidos pelos internautas até se chegar ao grande campeão.
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Pelo regulamento, os candidatos teriam que seguir algumas diretrizes. Entre elas, usar as cores preta e branca, e não podiam haver outros detalhes que não fossem em vermelho, amarelo, dourado ou prata, sob pena de desclassificação.
O designer de Belo Horizonte optou por fazer uma camisa em 3D, e misturou particularidades de uniformes do passado com fatos futuros, como a Arena MRV, estádio do Atlético que está sendo construído no bairro Califórnia, na capital mineira.
Ele conta que quis manter um uniforme mais tradicional, e inovar nos detalhes, sempre pensando em algo especial. “Imaginei uma camisa perfeita para mim, com todos os elementos que a torcida iria gostar, com muita simbologia”, acrescenta.
Como premiação, o vencedor ganhou um ano de plano do “Galo na Veia” e a camisa criada por ele, além da exposição de seu trabalho – um supercartão de visitas para qualquer profissional de design.
Para Flávio, porém, o mais importante mesmo foi o abraço da massa. “Tenho recebido um número sem fim de mensagens de carinho e agradecimento”, afirma.
Durante o processo criativo, Flávio Markiewicz pensou no significado de cada detalhe do Manto da Massa. Veja:
IDENTIDADE: Detalhes especiais nas faixas e cores. O tecido em off-white diferencia do primeiro uniforme, confere elegância e destaca detalhes brancos na gola, número, mangas e laterais. A marca d’água nas faixas brancas contrasta com o preto liso, dando mais equilíbrio. A estampa ge-ométrica é uma releitura tradicional.
ESCUDO: Bordado em fios brilhantes e mais grossos remete às camisas do final dos anos 1990; a cor dourada representa o Galo de Ouro, a Seleção do Povo.
GOLA: Há a imagem do primeiro escudo com acabamento dourado em tecido plástico. E a inscrição “1908”, ano de fundação, em detalhe na par-te externa da gola. O formato é inspirado pelas curvas futurísticas das ar-quibancadas da Arena MRV.
MANGAS: Logotipo da Arena MRV na manga esquerda; Galo Volpi na manga direita.
SEGUNDA PELE: O padrão geométrico se repete nos ombros com leve acabamento furta-cor, simulando o efeito das penas do Galo.
COSTAS: O imponente escudo cobre as costas da camisa, protegendo os jogadores. O número 12 estampado representa a massa.
LATERAIS: O famoso lema “lutar, lutar, lutar” está impresso em silk doura-do sobre as laterais. Há 13 estrelas douradas ao longo de cada lateral para representar o número de sorte e de superstição do time.
LOGOTIPO: Bordado em ouro envelhecido mais elegante, evocando a tra-dição do clube.
PARTE INTERNA: Imagem do padrão inspirado no painel da sede de Lour-des.FOTOS / Arquivo Pessoal
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