Entrevista. O setor de eventos parece não conhecer crise. As feiras que são realizadas em BH, como a Feira Mineira de Móveis e Decoração, realizada em agosto, no Expominas, movimentou algo em torno de R$ 25 milhões. Durante as exposições, são gerados de 1.000 a 1.500 empregos diretos e indiretos.
A MG Marketing, empresa especializada nesse tipo de evento, está há 25 anos no mercado e comanda cinco feiras na capital mineira. Uma delas é a Minas Bride Week by Expocasório, que começa nesta sexta-feira, dia 23. Para ela, a expectativa são as melhores possíveis: considerada a maior feira do setor no Brasil, a Expocasório deve receber 5 mil noivas para conhecer as novidades e as tendências para 2020. Uriel Pinheiro, diretor da MG Marketing, dá mais detalhes na entrevista a seguir.
JORNAL DA CIDADE: O mercado de feiras continua aquecido mesmo com a economia ainda sem mostrar os resultados esperados. A que se deve esse cenário positivo?
URIEL PINHEIRO Com a crise, o fluxo de pessoas nas lojas cai e, com isso, as vendas diminuem. É exatamente nesses momentos de instabilidade na economia que o lojista demanda sua participação em feiras, porque, na maioria das vezes, com um estande num evento que dura apenas seis dias, por exemplo, ele consegue vender, nesse curto período, o que demoraria para um mês para comercializar em sua loja.
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Há casos em que os negócios são tão bons em eventos que os resultados representam até dois meses de vendas para um lojista. A participação em feiras é, muitas vezes, o 13º do lojista. Outro fator positivo é que, num estande em feiras passam entre 12 mil e 15 mil pessoas, o que levaria cerca de 5 anos para que esse público visitasse uma determinada loja.
Por isso, os lojistas insistem em participar das feiras, pois elas sempre ajudam a fazer o giro das mercadorias. E pelo fato de uma feira ter curta duração, o expositor pode vender a mercadoria com preços e condições especiais. Como o volume de venda é bem maior, o expositor consegue condições diferenciadas com as financeiras, o que é ótimo para o consumidor.
Já sabendo disso, o público fica ansioso a espera das feiras para realizar suas compras com mais facilidades. Na Feira de Móveis e Decoração, por exemplo, havia descontos de até 50%, alguns expositores ofereceram o prazo de até 60 dias para começar a pagar e ainda parcelaram produtos em até 12 vezes.
Há quase 25 anos no mercado, a MG Marketing realiza oito eventos por ano, sendo cinco feiras em Belo Horizonte – três do Bebê e da Gestante, uma Feira Mineira de Móveis e Decoração e a Minas Bride Week by Expocasório –, e mais três em Vitória (ES) – sendo duas do Bebê e da Gestante e a Expolar.
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Cada um desses eventos garante, em média, de 1.000 a 1.500 empregos diretos e indiretos, o que inclui funcionários que trabalham nos estandes de cada empresa expositora, mais toda a cadeia produtiva do evento, como montadora, segurança, carregadores, som, iluminação, limpeza.
Nesses oito eventos, temos no total a participação de cerca de 500 lojistas, que recebem um público estimado de 160 mil pessoas. Se formos falar dessas oito feiras, podemos estimar uma geração de negócios de cerca de R$ 150 milhões por ano. Somente uma edição da Feira do Bebê e da Gestante em Belo Horizonte, movimenta R$ 23 milhões, e a Feira Mineira de Móveis e Decoração, cerca de 25 milhões.
Depois do sucesso de seis dias da Feira Mineira de Móveis, encerrada no dia 18 de agosto, e que fez sua estreia no Expominas, oferecendo muito mais conforto, já estamos com tudo pronto para abrir a Minas Bride Week by Expocasório, no dia 23 de agosto, também no Expominas.
Esta é a maior feira de noivas do Brasil. São 100 expositores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, apresentando as últimas novidades e tudo o que é necessário para o casamento dos sonhos, como vestidos, dia da noiva, decoração, convites, acessórios, buffet, buquês, cerimoniais, fotografias, filmagens, lembrancinhas, corais e muito mais.
O evento contará também com desfiles, muita música e dança, talk show, além de atrações como moda plus size e todos os detalhes para o casamento homoafetivo. Essa feira dura somente três dias, terminando no domingo, dia 25.
Depois, a equipe da MG Marketing vai para Vitória, para a Feira do Bebê e da Gestante, que acontece de 3 a 8 de setembro. Voltamos então para BH, para fechar o calendário de feiras de 2019, com a Feira do Bebê, que acontecerá de 12 a 17 de novembro, no Expominas. Depois, só em março de 2020, quando retomaremos com a Feira do Bebê, em Belo Horizonte.
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As feiras de Vitória têm um público menor porque a cidade também é menor, mas elas reúnem um público de poder aquisitivo melhor, um público classe A. Estamos realizando feiras em Vitória desde 2010, e sempre foi assim. No início era somente uma Feira do Bebê por ano, mas, com o sucesso, criamos mais uma edição. Nossas feiras já estão consolidadas no Espírito Santo.
Sim. Belo Horizonte tem tudo para ser a capital do turismo de negócios do País. Geograficamente, é a cidade que está melhor localizada para isso. O que falta é o governo investir mais, aparelhar melhor Belo Horizonte.
O governo precisa investir na capitação de eventos, trazer para cá os grandes acontecimentos realizados hoje em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, aparelhar melhor a cidade. Atualmente, quem faz isso hoje é o Convention & Visitors Bureau, mas a fundação precisa de apoio.
Faltam, no mínimo, mais dois espaços como o Expominas. Como só temos um centro de exposições, fica difícil até mesmo conseguir agenda para novos eventos. O calendário do Expominas já está todo comprometido.
O governo ter vontade, investir no setor e incentivar toda a cadeia produtiva do turismo, desde o engraxate, o artesão, até o hotel mais luxuoso da cidade. Tem de começar construindo um novo centro de convenções.