Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Especialista explica sucesso de feiras

27 de agosto, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Entrevista. O setor de eventos parece não conhecer crise. As feiras que são realizadas em BH, como a Feira Mineira de Móveis e Decoração, realizada em agosto, no Expominas, movimentou algo em torno de R$ 25 milhões. Durante as exposições, são gerados de 1.000 a 1.500 empregos diretos e indiretos.

A MG Marketing, empresa especializada nesse tipo de evento, está há 25 anos no mercado e comanda cinco feiras na capital mineira. Uma delas é a Minas Bride Week by Expocasório, que começa nesta sexta-feira, dia 23. Para ela, a expectativa são as melhores possíveis: considerada a maior feira do setor no Brasil, a Expocasório deve receber 5 mil noivas para conhecer as novidades e as tendências para 2020. Uriel Pinheiro, diretor da MG Marketing, dá mais detalhes na entrevista a seguir.

JORNAL DA CIDADE: O mercado de feiras continua aquecido mesmo com a economia ainda sem mostrar os resultados esperados. A que se deve esse cenário positivo?

URIEL PINHEIRO Com a crise, o fluxo de pessoas nas lojas cai e, com isso, as vendas diminuem. É exatamente nesses momentos de instabilidade na economia que o lojista demanda sua participação em feiras, porque, na maioria das vezes, com um estande num evento que dura apenas seis dias, por exemplo, ele consegue vender, nesse curto período, o que demoraria para um mês para comercializar em sua loja.

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Há casos em que os negócios são tão bons em eventos que os resultados representam até dois meses de vendas para um lojista. A participação em feiras é, muitas vezes, o 13º do lojista. Outro fator positivo é que, num estande em feiras passam entre 12 mil e 15 mil pessoas, o que levaria cerca de 5 anos para que esse público visitasse uma determinada loja.

Por isso, os lojistas insistem em participar das feiras, pois elas sempre ajudam a fazer o giro das mercadorias. E pelo fato de uma feira ter curta duração, o expositor pode vender a mercadoria com preços e condições especiais. Como o volume de venda é bem maior, o expositor consegue condições diferenciadas com as financeiras, o que é ótimo para o consumidor.

Já sabendo disso, o público fica ansioso a espera das feiras para realizar suas compras com mais facilidades. Na Feira de Móveis e Decoração, por exemplo, havia descontos de até 50%, alguns expositores ofereceram o prazo de até 60 dias para começar a pagar e ainda parcelaram produtos em até 12 vezes.

Quantas feiras a MG Marketing realiza por ano?

Há quase 25 anos no mercado, a MG Marketing realiza oito eventos por ano, sendo cinco feiras em Belo Horizonte – três do Bebê e da Gestante, uma Feira Mineira de Móveis e Decoração e a Minas Bride Week by Expocasório –, e mais três em Vitória (ES) – sendo duas do Bebê e da Gestante e a Expolar.

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Cada um desses eventos garante, em média, de 1.000 a 1.500 empregos diretos e indiretos, o que inclui funcionários que trabalham nos estandes de cada empresa expositora, mais toda a cadeia produtiva do evento, como montadora, segurança, carregadores, som, iluminação, limpeza.

Nesses oito eventos, temos no total a participação de cerca de 500 lojistas, que recebem um público estimado de 160 mil pessoas. Se formos falar dessas oito feiras, podemos estimar uma geração de negócios de cerca de R$ 150 milhões por ano. Somente uma edição da Feira do Bebê e da Gestante em Belo Horizonte, movimenta R$ 23 milhões, e a Feira Mineira de Móveis e Decoração, cerca de 25 milhões.

Quais as próximas feiras planejadas pela MG Marketing para acontecer em Belo Horizonte?

Depois do sucesso de seis dias da Feira Mineira de Móveis, encerrada no dia 18 de agosto, e que fez sua estreia no Expominas, oferecendo muito mais conforto, já estamos com tudo pronto para abrir a Minas Bride Week by Expocasório, no dia 23 de agosto, também no Expominas.

Esta é a maior feira de noivas do Brasil. São 100 expositores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, apresentando as últimas novidades e tudo o que é necessário para o casamento dos sonhos, como vestidos, dia da noiva, decoração, convites, acessórios, buffet, buquês, cerimoniais, fotografias, filmagens, lembrancinhas, corais e muito mais.

O evento contará também com desfiles, muita música e dança, talk show, além de atrações como moda plus size e todos os detalhes para o casamento homoafetivo. Essa feira dura somente três dias, terminando no domingo, dia 25.

Depois, a equipe da MG Marketing vai para Vitória, para a Feira do Bebê e da Gestante, que acontece de 3 a 8 de setembro. Voltamos então para BH, para fechar o calendário de feiras de 2019, com a Feira do Bebê, que acontecerá de 12 a 17 de novembro, no Expominas. Depois, só em março de 2020, quando retomaremos com a Feira do Bebê, em Belo Horizonte.

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Quais as principais diferenças entre os públicos que frequentam as feiras aqui em BH e, por exemplo, no Espírito Santo?

As feiras de Vitória têm um público menor porque a cidade também é menor, mas elas reúnem um público de poder aquisitivo melhor, um público classe A. Estamos realizando feiras em Vitória desde 2010, e sempre foi assim. No início era somente uma Feira do Bebê por ano, mas, com o sucesso, criamos mais uma edição. Nossas feiras já estão consolidadas no Espírito Santo.

Em sua opinião, a capital mineira tem capacidade para abrigar mais eventos de grande porte?

Sim. Belo Horizonte tem tudo para ser a capital do turismo de negócios do País. Geograficamente, é a cidade que está melhor localizada para isso. O que falta é o governo investir mais, aparelhar melhor Belo Horizonte.

O governo precisa investir na capitação de eventos, trazer para cá os grandes acontecimentos realizados hoje em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, aparelhar melhor a cidade. Atualmente, quem faz isso hoje é o Convention & Visitors Bureau, mas a fundação precisa de apoio.

O senhor acha que faltam espaços, como o Expominas?

Faltam, no mínimo, mais dois espaços como o Expominas. Como só temos um centro de exposições, fica difícil até mesmo conseguir agenda para novos eventos. O calendário do Expominas já está todo comprometido.

O que é preciso fazer, em sua opinião, para fomentar o setor de feiras e exposições no estado?

O governo ter vontade, investir no setor e incentivar toda a cadeia produtiva do turismo, desde o engraxate, o artesão, até o hotel mais luxuoso da cidade. Tem de começar construindo um novo centro de convenções.

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