Bate papo. Hairstylist com mais de 30 anos de tradição no mercado da beleza revela os diferenciais do instituto que leva seu nome
Tradicional em Belo Horizonte, o Celio Faria Instituto atua no mercado há mais de 30 anos oferecendo aos clientes serviços que vão além da beleza e visam gerar um pouso para o bem-estar no dia a dia. Tendo na equipe até quatro gerações de uma mesma família, o que comprova a tradição de sua marca, o Celio Faria Instituto está listado entre os maiores e melhores salões de beleza do País. Recentemente, a rede inaugurou uma nova unidade, instalada no térreo do edifício Concordia Corporate Tower, no bairro Vila da Serra. Por lá, o Instituto mantém um manual de operação que contém diretrizes de sustentabilidade, mesmo padrão no qual foi construído. Nesta entrevista, Célio Faria – hairstylist e fundador do instituto que leva seu nome – revela detalhes e diferenciais do empreendimento.
JORNAL DA CIDADE Por que o apreço pela sustentabilidade?
CELIO FARIA Todo empresário precisa pensar além do seu negócio, visualizar uma forma de proporcionar um ganho para a sociedade. Claro, investimentos em sustentabilidade custam caro, mas, quando pensamos no legado deixado, é fácil visualizar a recompensa. O papel social das empresas também valoriza a marca. Qual cliente não gosta de estar em um local agradável e que se preocupa com o meio em que vivemos?
Quais parâmetros o salão irá seguir para manter a eficiência?
A ideia é manter parâmetros de eficiência hídrica e energética da certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pela Organização Não-Governamental Green Building Council (GBC), que foram nossa referência para a obra da nova unidade. Contratamos o consultor em LEED, Eduardo Straub, sediado em São Paulo, para atingir uma redução de 55% do consumo de água e de 15% a 20% do consumo de energia, além de conquistar os índices de melhora na qualidade do ar, tornando o salão um ambiente mais agradável para nossas clientes e equipe.
A arquitetura das unidades Celio Faria são icônicas. Quais são as suas inspirações?
O primeiro salão chama atenção pelo estilo neoclássico; o segundo, pelos traços modernos; e o novo está em um prédio suntuoso e preserva a proposta moderna de Lourdes e a interação com o ambiente do entorno.
A inspiração para erguer os três andares da unidade de Lourdes, em 2011, veio de cidades cosmopolitas como São Paulo e Nova York, que em diversos aspectos mesclam o moderno com elementos naturais. Nunca busquei referências de salões, que na época eram sempre muito iguais. Eu queria uma proposta que caminhasse mais ao lado da arte.
Para a unidade de Lourdes e do Vila da Serra, convidei para o projeto o arquiteto João Carlos Moreira Filho e a decoradora Maria Thereza Terence, da Morence Arquitetura. Agora, também contei com a participação da Flávia D’Urso Paisagismo.
Leia também: Após 20 anos de estudo, empresa mineira cria sistema de tratamento capilar
O projeto de Lourdes é a base do Vila da Serra, mas ele traz algumas novidades. Mantivemos o conceito aberto e a proposta de trabalhar com materiais naturais como madeira e plantas. Também foi uma exigência a incidência de luz natural e o conforto das clientes e dos profissionais que trabalham no salão. Afinal, para servir bem é preciso estar bem. Os espaços de circulação são muito importantes para os profissionais da beleza. Tem igual valor a iluminação eficiente, que não cansa ao longo do dia.
Quais são os critérios de diferenciação do Celio Faria?
Temos como valor principal o cuidado com nossas clientes. Nosso atendimento é sempre customizado, de acordo com as necessidades individuais. Precisamos conhecer nossas clientes, saber seus gostos, preferências. Também somos muito atentos ao compromisso com a qualidade e a pontualidade. Temos um rigoroso processo de treinamento e acompanhamento de processos.
Somos quase 100 profissionais na linha de frente das unidades, a maioria com uma média entre 8 e 12 anos na empresa. Conseguimos nos manter no mercado com crescimento porque nos mantivemos fieis à nossa proposta original. Nós preservamos nossa missão de garantir o conforto e o clima interno, temos construído um formato mais sólido, com atendimento diferenciado. A própria equipe se sente melhor em uma empresa assim, mais organizada.
Você está apostando alto na economia abrindo uma nova unidade. De onde vem essa confiança?
É preciso olhar para dentro, acreditar no serviço que oferecemos e ter coragem empreendedora para continuar investindo e crescendo no Brasil. Acredito no setor. Cuidar da beleza em meio a uma rotina atribulada é uma questão de necessidade para a mulher moderna. Não se trata de aparência, mas também de bem-estar.
É preciso ter otimismo com os pés na realidade, por isso usamos como ponto favorável à abertura da nova unidade a assertiva análise de perfil do consumidor. Construímos esse feeling ao longo de mais 30 anos de mercado. Não podemos temer a turbulência da economia brasileira, do contrário, ficamos estagnados.
Você conseguirá se desdobrar entre as três unidades? Como será a sua rotina?
Então, precisei tomar uma decisão, a unidade da Floresta deixou de ser um salão voltado para o público e passará a ser um centro de educação voltado para o mercado da beleza, com cursos e eventos. Estamos buscando parcerias com a indústria cosmética para consolidar o plano.
Eu e parte da equipe de Lourdes estaremos também no Vila da Serra, por meio de um rodízio da agenda. Temos clientes que moram em Lourdes e trabalham no Vila da Serra e no Belvedere, outras com a rotina reversa. A maioria delas já se fideliza com um profissional, então, queremos facilitar o acesso a eles.
Seja o primeiro a comentar
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.