Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Entrevista com Celio Faria

31 de outubro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Bate papo. Hairstylist com mais de 30 anos de tradição no mercado da beleza revela os diferenciais do instituto que leva seu nome

Tradicional em Belo Horizonte, o Celio Faria Instituto atua no mercado há mais de 30 anos oferecendo aos clientes serviços que vão além da beleza e visam gerar um pouso para o bem-estar no dia a dia. Tendo na equipe até quatro gerações de uma mesma família, o que comprova a tradição de sua marca, o Celio Faria Instituto está listado entre os maiores e melhores salões de beleza do País. Recentemente, a rede inaugurou uma nova unidade, instalada no térreo do edifício Concordia Corporate Tower, no bairro Vila da Serra. Por lá, o Instituto mantém um manual de operação que contém diretrizes de sustentabilidade, mesmo padrão no qual foi construído. Nesta entrevista, Célio Faria – hairstylist e fundador do instituto que leva seu nome – revela detalhes e diferenciais do empreendimento.

JORNAL DA CIDADE Por que o apreço pela sustentabilidade?
CELIO FARIA Todo empresário precisa pensar além do seu negócio, visualizar uma forma de proporcionar um ganho para a sociedade. Claro, investimentos em sustentabilidade custam caro, mas, quando pensamos no legado deixado, é fácil visualizar a recompensa. O papel social das empresas também valoriza a marca. Qual cliente não gosta de estar em um local agradável e que se preocupa com o meio em que vivemos?

Quais parâmetros o salão irá seguir para manter a eficiência?
A ideia é manter parâmetros de eficiência hídrica e energética da certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pela Organização Não-Governamental Green Building Council (GBC), que foram nossa referência para a obra da nova unidade. Contratamos o consultor em LEED, Eduardo Straub, sediado em São Paulo, para atingir uma redução de 55% do consumo de água e de 15% a 20% do consumo de energia, além de conquistar os índices de melhora na qualidade do ar, tornando o salão um ambiente mais agradável para nossas clientes e equipe.

A arquitetura das unidades Celio Faria são icônicas. Quais são as suas inspirações?
O primeiro salão chama atenção pelo estilo neoclássico; o segundo, pelos traços modernos; e o novo está em um prédio suntuoso e preserva a proposta moderna de Lourdes e a interação com o ambiente do entorno.

A inspiração para erguer os três andares da unidade de Lourdes, em 2011, veio de cidades cosmopolitas como São Paulo e Nova York, que em diversos aspectos mesclam o moderno com elementos naturais. Nunca busquei referências de salões, que na época eram sempre muito iguais. Eu queria uma proposta que caminhasse mais ao lado da arte.

Para a unidade de Lourdes e do Vila da Serra, convidei para o projeto o arquiteto João Carlos Moreira Filho e a decoradora Maria Thereza Terence, da Morence Arquitetura. Agora, também contei com a participação da Flávia D’Urso Paisagismo.

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O projeto de Lourdes é a base do Vila da Serra, mas ele traz algumas novidades. Mantivemos o conceito aberto e a proposta de trabalhar com materiais naturais como madeira e plantas. Também foi uma exigência a incidência de luz natural e o conforto das clientes e dos profissionais que trabalham no salão. Afinal, para servir bem é preciso estar bem. Os espaços de circulação são muito importantes para os profissionais da beleza. Tem igual valor a iluminação eficiente, que não cansa ao longo do dia.

Quais são os critérios de diferenciação do Celio Faria?
Temos como valor principal o cuidado com nossas clientes. Nosso atendimento é sempre customizado, de acordo com as necessidades individuais. Precisamos conhecer nossas clientes, saber seus gostos, preferências. Também somos muito atentos ao compromisso com a qualidade e a pontualidade. Temos um rigoroso processo de treinamento e acompanhamento de processos.

Somos quase 100 profissionais na linha de frente das unidades, a maioria com uma média entre 8 e 12 anos na empresa. Conseguimos nos manter no mercado com crescimento porque nos mantivemos fieis à nossa proposta original. Nós preservamos nossa missão de garantir o conforto e o clima interno, temos construído um formato mais sólido, com atendimento diferenciado. A própria equipe se sente melhor em uma empresa assim, mais organizada.

Você está apostando alto na economia abrindo uma nova unidade. De onde vem essa confiança?
É preciso olhar para dentro, acreditar no serviço que oferecemos e ter coragem empreendedora para continuar investindo e crescendo no Brasil. Acredito no setor. Cuidar da beleza em meio a uma rotina atribulada é uma questão de necessidade para a mulher moderna. Não se trata de aparência, mas também de bem-estar.

É preciso ter otimismo com os pés na realidade, por isso usamos como ponto favorável à abertura da nova unidade a assertiva análise de perfil do consumidor. Construímos esse feeling ao longo de mais 30 anos de mercado. Não podemos temer a turbulência da economia brasileira, do contrário, ficamos estagnados.

Você conseguirá se desdobrar entre as três unidades? Como será a sua rotina?
Então, precisei tomar uma decisão, a unidade da Floresta deixou de ser um salão voltado para o público e passará a ser um centro de educação voltado para o mercado da beleza, com cursos e eventos. Estamos buscando parcerias com a indústria cosmética para consolidar o plano.

Eu e parte da equipe de Lourdes estaremos também no Vila da Serra, por meio de um rodízio da agenda. Temos clientes que moram em Lourdes e trabalham no Vila da Serra e no Belvedere, outras com a rotina reversa. A maioria delas já se fideliza com um profissional, então, queremos facilitar o acesso a eles.

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