Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

APRENDER NOVO IDIOMA A PARTIR DOS 02 ANOS TRAZ BENEFÍCIOS COGNITIVOS

19 de setembro, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Educação. Ter fluência em um ou mais idiomas é um instrumento incrível e importantíssimo para pertencer a esse mundo globalizado e tão exigente de hoje. E aprender desde cedo pode ajudar, e muito, já que as crianças têm mais facilidade com o aprendizado. Mas os benefícios não param por aí.

Nos primeiros anos de vida, o cérebro se desenvolve incrivelmente rápido. São milhares de conexões neurológicas novas e aprender qualquer coisa nessa fase se torna muito mais fácil, inclusive idiomas diferentes do materno. Muitos acreditam que o aprendizado de uma segunda língua atrapalha o desenvolvimento intelectual das crianças, mas estudos mostram que isso não é verdade.

Vivenciar o idioma estimula o cérebro das crianças, que está mais aberto a fazer sinapses, ligações e conexões e isso influencia na sua formação como ser humano. A associação feita pelo cérebro com as palavras no idioma materno e no estrangeiro faz com que ela desenvolva essas conexões, ainda mais quando esse aprendizado é aliado aos estímulos físicos.

Por exemplo, quando as crianças são expostas a canções acompanhadas de coreografias; quando têm que responder a comandos em inglês para alcançar objetivos ou atingir pontos; quando desenham ou constroem algum objeto ou personagem e o descrevem para os colegas. Isso estimula habilidades e áreas do cérebro, tornando as crianças mais flexíveis e abertas a novas experiências.

Além disso, há ganhos cognitivos também. Aprender um novo idioma significa lidar com novos conhecimentos, uma nova estrutura linguística, novos sons e, consequentemente, uma ampliação lexical.

Babi Vasconcelos, professora de língua inglesa e fundadora do Greenwich Schools e do Greenwich Kids, confirma esses benefícios. “Quanto mais cedo a criança começar a ter contato com o aprendizado de um segundo idioma melhor. O processo de absorção torna-se natural”, afirma.

Através da repetição, da imitação e da associação, nossas crianças vão assimilando, com alegria e sem esforço, o que é exposto à elas. Em nossa escola Greenwich Kids ensinamos inglês para crianças dos 2 aos 10 anos de idade, de uma forma lúdica e com métodos modernos e estamos alcançando excelentes resultados”.

Em BH

Na região metropolitana de BH temos a escola Greenwich Kids do Vila da Serra, em Nova Lima, que foi construída especialmente para os pequenos. Tudo foi pensado no sentido de criar temas, estratégias de ensino, equipamento e espaço físico adequados.

A interdisciplinaridade também é amplamente usada, associando o Inglês não só à linguagem mas, às artes, culinária, brincadeiras de roda, contação de histórias e a conceitos ligados à competência lógico/matemática.

Enfim, a introdução ao Inglês é feita através de ferramentas e situações diferenciadas que envolvem a criança através de um ensino sólido e eficaz.


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário