Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Grupo Corpo apresenta espetáculo GIL, em BH

01 de agosto, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Evento. Com música composta especialmente por Gilberto Gil, o Grupo Corpo apresenta a nova Turnê brasileira 2019, GIL. O novo espetáculo, chega no dia 7, trazendo um desafio para o coreografo Rodrigo Pederneiras.

Como em todas as criações do coreógrafo Rodrigo Pederneiras, os movimentos do novo balé, GIL, nasceram da música. No entanto, desta vez, a sonora da apresentação foi criada por Gilberto Gil, a convite do diretor artístico Paulo Pederneiras. Sendo assim, embora seja conhecido e amado, Gilberto estava ali como um compositor inteiramente novo.

“Era um Gil que eu não conhecia e, ao mesmo tempo, o Gil de quem sou tiete desde que ouvi sua música pela primeira vez”, conta Rodrigo. essa junção poderá ser conferida a partir de 7 de agosto, quando acontece a estreia nacional do novo espetáculo no Teatro Alfa, em São Paulo, seguindo para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Leia também: Mineiro tem história selecionada em campanha do Boticário

Com um gesto inicial, inspirado no candomblé surgiu a os primeiros caminhos para a nova coreografia. “Gil é filho de Xangô e usei como ponto de partida o movimento associado à presença do orixá: uma das mãos do bailarino bate no peito e a outra, nas costas”, conta o coreógrafo. “E assim o balé começou a se construir”.

Com fragmentos de algumas canções de Gil, como “Aquele Abraço”, “Realce”, “Tempo Rei”, “Andar com Fé”, “Toda Menina Baiana”, “Sítio do Picapau Amarelo” e “Raça Humana”, pontuam os 40 minutos de trilha sonora do espetáculo.

Já os arranjos contam com tambores e distorções do aparato eletrônico; o afoxé e o naipe de sopros de pegada jazzística; a modinha e o berimbau. “Com a divisão em quatro segmentos, atendemos à alternância entre movimentos mais densos, mais rítmicos, e momentos mais suaves, mais baladísticos. Ouvindo o resultado final, percebo que há muitos elementos da minha dimensão rítmica mesmo, elementos da Bahia, da música afro-baiana”, conclui Gilberto Gil.

Grupo Corpo apresenta espetáculo GIL, em BH
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!