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XC40 mostra a força do estilo escandinavo

13 de abril, 2018
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Lançamento. O menor utilitário esportivo da Volvo tem design expressivo, duas opções de motor turbo e é cheio de tecnologias semiautônomas

Conhecida por inovar, sobretudo no que se refere às tecnologias ligadas à segurança, a Volvo também quer ser um rostinho bonito no segmento dos utilitários esportivos. E para contribuir nesta nova empreitada está o belo XC40, o menor de seus SUVs, que está sendo lançado no Brasil em três versões de acabamento e duas opções de motores, entre R$ 169.950 a R$ 214.950.

A Volvo faz questão de destacar em seu novo modelo peculiaridades de estilo bem características dos escandinavos, tudo para não ser confundida com produto de fabricante japonês, alemão ou norte-americano.
Para exemplificar este ineditismo da marca, seus executivos anunciam, em alto e bom som, a conquista de prêmios na casa dos adversários: o XC 40, por exemplo, acaba de ser eleito Carro do Ano na Europa no Salão de Genebra, da Suíça. Enquanto o seu “irmão” de linha XC60 foi escolhido Carro do Ano nos Estados Unidos, durante o recente Salão de Nova York.
No Brasil, a Volvo acredita que o sucesso do XC40 vai na mesma onda. Os resultados até agora são animadores: de janeiro até abril, durante o período de pré-venda, 1.000 unidades já foram comercializadas. Bem perto da expectativa de vender 2 mil veículos por mês do modelo.

Disponível em cores sóbrias, mas algumas até surpreendentes – como uma opção bitom de azul bem clarinho com capota branca -, o XC40 tem um design externo forte e marcante. Sua frente combina um capô longo e largos para-lamas, com um conjunto ótico bem expressivo, marca registrada dos carros escandinavos.

Para os faróis, a montadora tem até uma nomenclatura especial. Ela chama de Volvo Full LED, que incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato “T” contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. Já na parte traseira, as lanternas em LED invade a lateral da carroceria.

O interior do XC40 possui diversos porta-objetos e em muitos lugares. Para obter mais espaço de armazenamento nas portas, por exemplo, os designers tiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.
A conectividade também é destaque no modelo. Seu sistema Sensus Connect e é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de nove polegadas de LCD no painel central, que reúne todos os comandos do veículo em um único lugar. Intuitivos, os comandos são operados como se fosse um smartphone.

O XC40 é equipado com tração integral AWD e oferece cinco modos de condução, que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade.
O pacote de opções de configurações para o Brasil é limitado a três tipos: T4 com motor 2.0 turbo de 190 cv (que chega somente em julho), T5 Momentum com motor 2.0 turbo de 252 cv e T5 R-Design com os mesmos 252 cv. O câmbio automático Geartronic é de oito velocidades para todos.

Na área de segurança, onde a Volvo sempre foi referência na indústria, o modelo possui vários equipamentos de tecnologia semiautônomas que auxiliam sobremaneira a vida do motorista.

Um deles é City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.

Também merece destaque a Mitigação de Pista Oposta, que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.

Texto: Luís Otávio Pires
Fotos: Mitsubishi / Divulgação

Jornalista viajou a Itajaí (SC) a convite da Volvo Cars

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Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

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