Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

XC40 ganha versão com novo conjunto híbrido de dois motores

21 de junho, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Novidade. Utilitário esportivo é mais um passo importante de eletrificação total da linha de automóveis da maca escandinava até 2021

A Volvo Cars dá mais um passo importante em seu objetivo de eletrificar toda sua linha de automóveis até 2021 – hoje 47% da frota tem este tipo de motorização. Chega ao Brasil neste mês o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design, que estreia o novo conjunto T5 Twin Engine FWD com dois motores e câmbio automático de sete velocidades de dupla embreagem.

Com preço sugerido de R$ 245.950,00, o SUV da marca sueca – que hoje é controlada por um grupo chinês -, segue o design característico da família, ou seja, bem sóbrio e sem muitos exageros estéticos.

No interior o estilo escandinavo e arrojado se mantém. O layout limpo destaca os detalhes que estão por todos os cantos e os materiais nobres e acabamento impecáveis. O modelo traz teto solar panorâmico e elétrico, a fim de oferecer mais amplitude para o habitáculo.

O modelo vem com duas telas TFT com todas as informações e comandos de fácil acesso ao motorista. O painel de 12,3 polegadas é personalizável e está integrado com a central multimídia de nove polegadas sensível ao toque com Apple Car Play e Android Auto, que reúne todas as principais informações do veículo e controles dos modos de condução. Ainda permite configurações personalizadas para o veículo, como posicionamento dos espelhos, luzes internas, cores do painel, fechamento das portas, entre outros.

O XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design é equipado com carregamento de smartphone por indução. Basta deixar o celular sobre a superfície para ser carregado sem a necessidade de cabos.

Leia também: Volvo usa realidade aumentada para projetar o futuro

O sistema de som traz a tecnologia Air Woofer, que oferece graves precisos e poderosos. Produzido em colaboração com uma das principais marcas de áudio do mundo, tem 600W de potência e sons são reproduzidos em 13 alto-falantes.

Mas o que move este XC40 é o grande destaque. O novo conjunto possui dois motores, um elétrico, com 83 cv de potência e outro turbo, a gasolina, 1.5L e 182 cv. Eles produzem juntos, portanto, 265 cv de potência e 425 Nm (42,5 kgfm) de torque.

O desempenho é similar a um carro esportivo e faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. As baterias de íons Lítio com 10,7 kWh fazem com que o modelo rode cerca de 47 quilômetros no modo Pure, ideal para os deslocamentos do dia a dia.

O novo sistema T5 Twin Engine pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista, da seguinte forma:

– Hybrid: uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível;

– Pure: condução econômica, 100% de uso do motor elétrico, baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano;

– Power: condução esportiva, potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em performance;

– Off-Road: para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h;

– Individual: o motorista escolhe as suas preferências de condução.

O XC40 T5 é equipado ainda com as teclas Hold (bloqueia o uso da bateria para uso posterior) e Charge (recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor à combustão).

Segurança sempre foi marca registrada da Volvo. E no XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design não é diferente.

Ele conta com um conjunto de radar e câmera que integra os sistemas Pilot Assist, Controle de Cruzeiro Adaptativo (mantém a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro na faixa, até 130 km/h); City Safety (sistema de frenagem automática), LKA (sistema de alerta de mudança de faixa com assistente de direção); HSA (assistente de partida em aclives); HDC (assistente de descidas); além dos alertas de colisão dianteiro e traseiro.

O conjunto ótico deste Volvo vem com faróis full LED com tecnologia Active Bending Lights (ABL) e Active High Beam (AHB), que regulam automaticamente o faixo para não ofuscar motoristas em sentido contrário. O veículo ainda tem faróis de neblina em LED.





FOTOS / Divulgação JC / Volvo Cars


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário