Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Volvo usa realidade aumentada para projetar o futuro

06 de junho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Headset Varjo XR-1. Em parceria com empresa especializada em tecnologia da Finlândia, montadora sueca busca reduzir radicalmente os prazos de desenvolvimento de produtos

A Volvo Cars e a Varjo, companhia finlandesa de headsets de última geração de realidade aumentada, criaram uma abordagem inovadora de realidade mista para avaliação de protótipos, projetos e tecnologias de segurança ativa.

Por meio dessa tecnologia, ambas as empresas tornaram possível, pela primeira vez na indústria automotiva, dirigir um carro real usando um headset de realidade mista, acrescentando elementos virtuais ou recursos completos que parecem reais ao motorista e aos sensores do carro, para o desenvolvimento veicular.

Leia também: BH e Uberlândia na rota do Audi Sport Experience

O headset Varjo XR-1, lançado esta semana, apresenta realidade virtual ou foto-realista em alta resolução, melhor do que qualquer outro equipamento atualmente disponível. O XR-1 pode reduzir radicalmente os prazos de desenvolvimento, criando uma nova forma de avaliar recursos e projetos quase que imediatamente.

Comparado ao seu antecessor, o XR-1 adiciona câmeras de alta definição ao headset e permite a realidade mista. Com isso é possível que os projetistas e engenheiros da fabricante “conduzam” os futuros carros e avaliem todos os recursos em um ambiente de simulação muitos anos antes de eles existirem. Isso permite que a empresa construa os carros mais seguros com a experiência de usuário mais refinada possível.

“Com essa abordagem de realidade mista, podemos começar a avaliar projetos e tecnologias enquanto eles ainda estão literalmente na prancheta”, observa o diretor de tecnologia da Volvo Cars, Henrik Green. “Em vez da maneira usual estática de avaliar novos produtos e ideias, podemos testar conceitos na estrada imediatamente. Essa abordagem oferece uma considerável economia potencial, identificando prioridades e eliminando gargalos muito antes no processo de planejamento e desenvolvimento”, afirma.

Leia também: Ford incrementa linha FreeStyle

O XR-1 também permite que os engenheiros da marca sueca elaborem e avaliem soluções de segurança ativa de maneira muito mais fácil. Especialistas em segurança são capazes de dirigir carros reais usando o equipamento nas instalações de pesquisa da Volvo na Suécia, testando sistemas de segurança ativos virtuais, impostos por meio de realidade aumentada no ambiente real.

A tecnologia de rastreamento ocular altamente precisa incorporada no XR-1 facilita a avaliação de como os motoristas usam uma nova funcionalidade e se estão distraídos de alguma forma. Essa abordagem baseada em tecnologia para medir os níveis de distração garante que a Volvo Cars possa desenvolver novos recursos sem causar distração adicional ao volante.





Fotos: Divulgação JC/Volvo

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!