Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Volkswagen Virtus

16 de novembro, 2017
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

A Volkswagen está decidida a retomar a liderança no Brasil e também na região da América do Sul. As armas para isso já foram apresentadas, como o novo Polo. E outras chegam em 2018, como o Virtus, sedã derivado do hatch global que está sendo apresentado hoje (16 de novembro), em São Paulo. Durante avant première, montadora reuniu a direção da montadora, incluindo o novo presidente da VW do Brasil, o argentino Pablo Di Si e o alemão Jürgen Stackmann, chefe global de vendas e marketing da Volkswagen, que está no Brasil para o evento.

Apenas no início de 2018, quando o carro começar a ser vendido a empresa vai anunciar o preço. Trata-se do primeiro sedã construído sobre a Estratégia Modular MQB no País, e com novas referências de design, aproveitamento de espaço e conforto na categoria de sedãs premium.

Desenvoldo no Brasil, mas para ser exportado para mercados latinos, o Virtus tem personalidade própria , com um design dinâmico, linhas rápidas – especialmente na coluna “C” (após as portas traseiras) – e conectadas, dando ao sedã uma silhueta bem alongada. Na parte dianteira destaca-se o vinco que margeia a entrada de ar e corta o espaço entre o conjunto ótico principal e os faróis de neblina.

No Virtus, as grandes superfícies dos faróis de neblina e indicadores de direção chamam a atenção na lateral. Elas terminam em ângulos com contornos tridimensionais. Entre elas ficam duas entradas de ar: uma em forma de “V” no meio e uma segunda entrada estreita que se estende por toda a largura.

Na lateral, o modelo adota a linha dupla em forma de flecha. Da coluna “B” (aquela entre as portas) para trás, há traços ainda mais alongados e fluídos. Já a traseira apresenta lanternas duplas que conectam os para-lamas com o porta-malas. A placa fica bem ao centro da tampa do bagageiro, entre as lanternas e o para-choque, e conta com um uma moldura na parte inferior, que atravessa toda a traseira.

Com entre-eixos de 2,65 metros (exatamente a mesma do Jetta atual), o carro tem dimensões suficientes para acomodar três adultos no banco de trás. O porta malas é bem generoso com seus 521 litros de capacidade.
O painel é totalmente digital Active Info Display e com sistema Discover Media que abriga uma tela sensível ao toque de 8 polegadas e aparência de smartphone, além de três entradas USB. Ele permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto. No Active Info Display, os instrumentos são implementados virtualmente via software. As informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet.

A transmissão automática de seis marchas oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic, operada por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas no volante.

O Virtus é equipado de série com ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade, que engloba vários outros recursos eletrônicos de assistência: HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa, HBA (Hydraulic Brake Assist system) ou BAS, XDS+ ou bloqueio eletrônico do diferencial, BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio), RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), entre outros.

Sob o capô, está um motor 200 TSI (1.0 turbo) que gera a potência é de 128 cv com etanol e 115 cv com gasolina a 5.500 rpm. Equipado com esse motor, o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h (dados com etanol).

Este é o motor oficial anunciado pela montadora, mas há a possibilidade de o Virtus ter uma versão com propulsor 1.6 litro aspirado, flex.

Fotos: Divulgação JC/Volkswagen

Jornalista Luís Otávio Pires viajou a São Paulo a convite da Volkswagen

Avalie este conteúdo


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!