Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

V60, uma perua de personalidade

21 de dezembro, 2018
FOTOS DIVULGAÇÃO JC/VOLVOCARS
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Luxo. Disponível apenas na versão Momentum, novo modelo da Volvo quebra a hegemonia dos SUVs e oferece tecnologia e refinamento

Apesar de também se render aos SUVs, com a linha XC, a Volvo Cars retoma sua vocação de oferecer aos seus consumidores também aqui no Brasil uma de suas peruas mais importantes. O V60 chega a R$ 199.950,00, em uma nova geração, com requinte e conteúdos tecnológicos. Terá apenas a versão de acabamento Momentum.

O station wagon da marca (eis o nome técnico das peruas) possui forte personalidade ressaltada por uma grade dianteira imponente e faróis em full LED no formato “Martelo de Thor”. É o elemento de destaque na linguagem de design da Volvo.
As laterais são destacadas pelas barras de teto de alumínio, friso dos vidros laterais com acabamento no mesmo material e rodas de liga leve de 18 polegadas.

A traseira é definida pela lanterna com feixes de LED, composta por um conjunto ótico elevado, que se prolonga até a tampa do porta-malas.

No interior do V60, os passageiros contam com sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de nove polegadas de LCD no painel central, que reúne quase todos os comandos do veículo em um único lugar.

A tela possui gráficos limpos e nítidos com formato vertical que facilita a leitura de mapas e informações.
O modelo apresenta painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas, que traz as informações mais relevantes à frente do motorista. Ele ajusta sua luminosidade automaticamente de acordo com as condições de luz ao redor.

Com a nova plataforma modular, o novo V60 ganhou entre eixos 9,6 cm maior que a geração anterior. Além disso, os assentos dianteiros estão mais finos e o porta-malas tem volume de 529 litros, que podem ser expandidos para até 1.364 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

A perua sueca oferece três configurações pré-estabelecidas da marcha: Eco, que privilegia economia de combustível; Confort, que prioriza suavidade no uso diário; Dynamic, para uma condução mais esportiva; e Individual, que customiza a configuração.
Seu câmbio é automático de oito velocidades acoplado ao motor T5 Drive-E, de 2.0 litros, quatro cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina. Produz 257 cv de potência máxima a 5.500 rpm e 350 N.m de torque entre 1.500 e 4.800 rpm.

Em termos de segurança, o destaque deste Volvo é o City Safety com assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente.

O V60 oferece ainda um sistema de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.