Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Toyota terá híbrido flex feito no Brasil

21 de dezembro, 2018
Por: Jornal da Cidade BH
FOTOS: DIVULGAÇÃO JC/TOYOTA
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Meio Ambiente. Modelo, ainda indefinido, tem respaldo do programa Rota 2030 e faz parte do Desafio Ambiental Global 2050 da marca

A Toyota anunciou que vai fabricar no Brasil o único veículo híbrido flex, ou seja, terá propulsão bicombustível e elétrica. A produção do modelo – que ainda não foi definido – está prevista para o fim de 2019. Desde março deste ano, a Toyota realizou diversos testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil construído sobre a plataforma de um modelo Prius.

O projeto tem parceria com a Única, entidade que representa os fabricantes de etanol, e dentro de um programa de apoio às universidades (USP e UnB). O plano também tem respaldo do Rota 2030, nova lei que visa estimular a produção de automóveis mais eficientes em troca de redução ou isenção de impostos.

O trabalho colocou lado a lado as equipes de engenharia da empresa no Japão e no Brasil, a fim de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.

Estudos realizados pela Toyota apontam que o híbrido flex possui um alto potencial de compensação e reabsorção na emissão de CO2. O processo é gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro.

A ideia foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol.

Durante esses meses, uma série de dados relacionados à performance e comportamento do carro foram coletados. Eles contribuíram na busca pelo balanço ideal de todo o conjunto.

A produção do modelo faz parte do Desafio Ambiental Global 2050, compromisso da Toyota em investir em melhorias contínuas para cuidar do planeta. A visão corporativa foi anunciada pela matriz japonesa em 2015 e compreende seis desafios de sustentabilidade.

Entre eles está reduzir os impactos negativos causados por automóveis ao meio ambiente para o mais próximo possível de zero, a fim de gerar benefícios para o meio ambiente e a comunidade.

O Desafio Ambiental Global 2050 visa neutralizar a emissão de CO2 até a metade do século em novos veículos, no ciclo de vida dos produtos e nas unidades industriais da marca de todo o mundo. Outras missões são a diminuição no consumo de água e incentivar a reciclagem.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!