Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Toyota revela robô humanoide de terceira geração

22 de novembro, 2017
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

A Toyota Motor Corporation relevou hoje o T-HR3, seu robô humanoide de terceira geração. A mais recente plataforma de robótica da Toyota, projetada e desenvolvida pela Partner Robot Division, explorará novas tecnologias para gerenciar com segurança as interações físicas entre robôs e seus arredores, assim como um novo sistema remoto de manobras que espelha os movimentos do usuário no robô.

O T-HR3 reflete a ampla pesquisa da Toyota sobre como as tecnologias avançadas podem ajudar a atender as necessidades de mobilidade únicas de cada pessoa. O T-HR3 representa uma evolução dos robôs humanoides da geração anterior que tocavam instrumentos – criados para testar o posicionamento preciso de articulações e movimentos pré-programados – para uma plataforma com recursos capazes de auxiliar com segurança seres humanos em uma variedade de configurações, como em casa, instalações médicas, locais de construção, áreas atingidas por desastres e até mesmo no espaço.

“Os membros da equipe Partner Robot estão empenhados em usar a tecnologia no T-HR3 para desenvolver robôs amigáveis e úteis que coexistam com os humanos e os ajudem na vida cotidiana. Olhando para o futuro, as principais tecnologias desenvolvidas para esta plataforma ajudarão a informar e avançar o desenvolvimento futuro de robôs para proporcionar uma mobilidade cada vez maior para todos”, disse Akifumi Tamaoki, gerente geral da Partner Robot Division.

O T-HR3 é controlado a partir de um Sistema Mestre de Controle que permite que todo o corpo do robô seja operado instintivamente com controles úteis capazes de mapear movimentos das mãos, dos braços e dos pés para o robô e um visor com display acoplado na cabeça que permite ao usuário enxergar a partir da perspectiva do robô. Os braços mestres do sistema dão ao operador uma amplitude de movimento total das articulações correspondentes do robô e os pés permitem que o operador caminhe parado na cadeira para mover o robô para a frente ou lateralmente.
A Tecnologia de Prevenção de Auto interferência integrada no T-HR3 opera automaticamente para garantir que o robô e o usuário não perturbem os movimentos um do outro.Os sistemas de Bordo e o Mestre de Controle do T-HR3, motores, engrenagens de redução e sensores de torque (denominados coletivamente módulos de servo torque) estão conectados a cada articulação. Esses módulos comunicam os movimentos do operador diretamente às 29 partes do corpo do T-HR3 e aos 16 sistemas de controle do Sistema Mestre de Controle para uma experiência de usuário sincronizada e simples.

Desde a década de 1980, a Toyota desenvolve robôs industriais para aprimorar seus processos de fabricação. O T-HR3 será apresentado na próxima International Robot Exhibition 2017, que acontece no espaço de exposições Tokyo Big Sight, de 29 de novembro a 2 de dezembro.

Foto: Divulgação


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário