Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Tiguan Allpace e a conquista do espaço

06 de dezembro, 2018
Foto: Wagner Malagrine
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Melhores do Ano/Utilitário esportivo. Com versão de cinco e sete lugares, veículo da Volkswagen recebeu recursos de tecnologia e de segurança inéditos no segmento

O planejamento da Volkswagen em ter cinco novos utilitários esportivos até 2020 começou pela Tiguan Allspace. É primeiro utilitário esportivo à venda no País desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, a fim de ter melhor aproveitamento de espaço interno e receber vários recursos de tecnologia e de segurança inéditos no segmento.

São características que credenciaram o Allspace a ser considerado o melhor SUV, de acordo com o JC.

Fabricado na planta de Puebla, no México, o modelo é disponível nas configurações com cinco e sete lugares. Ele conta com motor Total Flex: 1.4 TSI com 150 cv e 25,5 kgfm equipa as versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI, combinado à transmissão DSG de seis marchas. Já a versão Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz motor 2.0 TSI com câmbio DSG de 7 marchas com 220 cv e 35,7 kgfm de torque.

Em comparação à primeira geração, a nova está mais comprida, larga, baixa e tem distância entre eixos de 2.790 mm. A modularidade dos bancos impressiona e oferece até 1.870 litros de capacidade de carga. Seu interior é funcional com vários porta-objetos e itens de comodidade.

O SUV é conectado de série em todas as versões com o sistema de infotainment Discover Media com oito polegadas, controle por voz e espelhamento de smartphone por plataformas Apple CarPlay, Mirrorlink e Android Auto.

Em termos de design, existem muitas diferenças em relação a Allspace antigo. Na frente, o modelo tem dois frisos cromados que cruzam a grade do radiador, com soluções que realçam a robustez, como a grande tomada de ar em preto na parte inferior e os elementos (também em preto) posicionados entre o conjunto ótico e os faróis de neblina.

Na lateral, destaque para a linha única e definidora que acentua o design da janela, que se ergue atrás da coluna “C”. No mercado brasileiro, o Tiguan Allspace conta com três opções de rodas de liga leve (17, 18 e 19 polegadas), oferecidas de acordo com a versão de acabamento.

Na parte traseira as lanternas trapezoidais começam nas laterais e terminam na tampa traseira, seguindo a forma das saídas de escape. Os retrorrefletores ficam posicionados na mesma linha das lanternas e do escapamento. Toda a iluminação da parte de trás é em LEDs (diodos emissores de luz), em todas as versões.