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Tecnologia permite EcoSport a rodar com pneu furado

10 de fevereiro, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
FOTOS: DIVULGAÇÃO JC/FORD
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Pressão zero. Para maior eficiência do Run Flat, veículo deve estar a 80 km/h, no máximo

O ano de 2019 mal começou e a Ford já lança a linha 2020 da versão Titanium do EcoSport. Além do design renovado, o modelo traz a tecnologia de pneus Run Flat.

Esses pneus – também chamados de ZP (Zero Pressure) – se caracterizam pelas laterais reforçadas que permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, dentro de certos limites de distância e velocidade.
Ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento de pressão dos pneus e não precisa interromper a viagem, podendo fazer o conserto depois, com segurança, no momento e local mais convenientes.

O EcoSport Titanium pode percorrer até 80 quilômetros à velocidade de 80 km/h com pressão zero. Mas ao usar o kit de reparo que acompanha o veículo, essa distância é ampliada para 200 quilômetros, mantendo o mesmo limite de velocidade. Por essa razão, veículos equipados com a tecnologia Run Flat dispensam o uso de estepe, macaco e chave de roda.

Segundo a Ford, o EcoSport é o primeiro SUV no mercado brasileiro a trazer a tecnologia Run Flat. Esses tipos de pneus são usados por veículos especiais e do segmento premium no mercado mundial. E estão presentes principalmente na Europa, além da China, América do Norte, Índia e África.

Durante o desenvolvimento do novo modelo, a Ford fez uma pesquisa com clientes para medir a sua aceitação e a maioria afirmou que se sentiria mais segura com essa tecnologia. Ao entrevistar visitantes durante o Salão do Automóvel, em novembro de 2018, 72% dos entrevistados disseram que comprariam o veículo com o benefício.

O SUV da Ford é equipado com motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, de 137 cv e transmissão automática de seis velocidades com teclas “paddle shift” no volante.

Com preço sugerido de R$103.890, o SUV vem de série com teto solar elétrico, sete airbags, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, painel “soft touch”, bancos de couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, luzes diurnas de LED, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17 polegadas.

O time de engenharia da Ford também desenvolveu uma nova calibração da direção elétrica e revisou os sistemas de suspensão e freios para garantir o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustível do EcoSport Titanium, que ficou 13 quilos mais leve.

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