Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

SUV da Volkswagen inaugura segmento no mercado e inova no design e na conectividade

28 de maio, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Nivus global. Desenvolvido e fabricado na América Latina, modelo da Volkswagen pretende conquistar também a Europa a partir do ano que vem

Desenvolvido no Brasil e destinado inicialmente para os mercados da América do Sul e México, o Nivus finalmente é apresentado pela Volkwagen, como a sua mais nova joia rara. Além de inaugurar um subsegmento entre os utilitários esportivos, o modelo traz como principal inovação o seu sistema de conectividade, o VW Play, que, em breve, pode estar até em outros veículos da marca.

O Nivus também está com tudo porque se trata do primeiro VW latino americano a ser produzido também da Europa a partir de 2021. A fábrica de Pamplona, na Espanha, já recebe os ajustes para que ele saia do forno.

Como a tecnologia é o destaque no Nivus, sua apresentação na última quinta-feira, dia 28, seguiu pelo mesmo caminho. Em tempos de digitalização apressada, por causa da pandemia do novo coronavírus, as primeiras informações sobre o carro foram feitas por meio de uma “live” direto de São Bernardo do Campo (SP), onde será produzido para todo o mundo, com a presença de apenas quatro executivos da montadora e uma equipe de audiovisual nos bastidores, devidamente paramentada, a fim de evitar contaminação.

A comercialização do SUV caçula da marca, que no Brasil começa no segundo semestre, também acontece via aplicativo da Volkswagen. Mesmo antes do isolamento social, a montadora já pretendia mostrar o Nivus para o mercado de forma, digamos, diferente. “Planejamos o lançamento antes mesmo da pandemia e 80% das ações já seriam mesmo de forma virtual. E acabou que está sendo 100%”, revelou o presidente da Volkswagen do Brasil e para a América Latina, Pablo Di Si.

Apesar de as vendas estarem próximas, a empresa ainda não divulgou os preços e as versões do Nivus. Mas a rede de concessionárias espera algo entre R$ 79.990 e R$ 97.990, valores abaixo dos SUVs médios e pouco acima dos hatches premium.

Leia também: T-Cross busca seu espaço no segmento dos SUVs médios

Em termos de design, o Nivus tem linhas marcantes e certa personalidade. O chefe de design da Volkswagen para a América Latina, José Carlos Pavone, observa que a queda rápida e fluida da coluna “C” é um dos destaques do visual.

Já na lateral, salienta, o Nivus tem um perfil de cupê. “As proporções e os volumes definem um caráter atlético”, opina. As rodas de liga leve são de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados.

Seus faróis são conectados com uma grade dominante e com a linhas marcadas no capô. Os faróis de LED, o DRL (daytime running light) de LED e os faróis de neblina também de LED prometem iluminação mais eficiente em qualquer situação. Na grade frontal, estreia o novo logo da Volkswagen, que está mais simples e bidimensional.

Na parte traseira do carro, um elemento horizontal une as lanternas de LED e forma uma peça única. Elas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral. Na parte superior, há um spoiler integrado à tampa traseira.

Em termos de tecnologia, o destaque é mesmo o VW Play, muito abordado pela Volkswagen antes mesmo do lançamento do Nivus.  Trata-se de uma central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, com tela de 10 polegadas, sensível ao toque, antirriscos e com botões virtuais.

Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel. São duas telas de 10 polegadas interligadas, que oferecem conectividade e entretenimento, com uma interface intuitiva e fácil de operar, garante o fabricante.

A VW Play APPs, outra novidade, é uma loja virtual exclusiva para o cliente. Ela faz o download de aplicativos direto pelo VW Play. São 10 GB de memória para baixar uma série de APPs, graças a parcerias com empresas de estacionamento, audiobook, seguros, streaming de música, navegação e até delivery de comida. O sistema oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo.

Um dos aplicativos foi feito da tecnologia de realidade aumentada. Com um smartphone ou tablet, o cliente pode viajar entre o mundo real e o virtual e ver todos os detalhes, girar o carro, abrir as portas, os vidros ou até mesmo o porta-malas.

Apesar de ser uma novidade, o motor do Nivus já é um velho conhecido, pois está em outros modelos da marca. Trata-se do eficiente e competente 200 TSI de três cilindros, flex e com injeção direta de combustível. Ele entrega até 128 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas.

São itens de série do Nivus: detector de fadiga, Isofix e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave, controle eletrônico de estabilidade, auxílio de partida em rampas e câmera de ré.

Ele vem ainda com o ACC (Adaptive Cruise Control) que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente. É capaz também de acelerar e frear automaticamente.

O Nivus conta também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma. Assim, evita uma colisão em alguns casos.





FOTOS / Divulgação JC / Volkswagen


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 52 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Hai Keiss 4 de junho de 2020

    I just want to tell you that I am just very new to blogs and truly enjoyed this blog. More than likely I’m likely to bookmark your site . You surely have incredible stories. With thanks for sharing your web page.

    http://www.firsttimeiwhtsb.com

Avatar
Deixe um comentário