Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Sprinter ganha novo design e mais tecnologia de série

05 de outubro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Transporte. Como nos automóveis, comercial leve da Mercedes-Benz possui sistemas de assistente de frenagem, de fadiga e até de subida em rampa

A nova Sprinter começa a ser comercializada no Brasil até o final deste ano, com novidades tecnológicas para ajudá-la a se consolidar no mercado de Large Vans, ou seja, de 3,5 a 5 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). São novos modelos de vans, furgões e chassis Sprinter: 314 CDI Street, 416 CDI e 516 CDI, com 220 kg a mais de PBT na versão 416, aumentando a capacidade de carga do veículo.

A Mercedes também atualizou o design externo do modelo, que é fabricado na Argentina. Os faróis têm novo desenho e ficam em uma posição mais elevada.

Um dos destaques apontados pela Mercedes-Benz são o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) e o Assistente de Fadiga, além do Assistente de Subida em Rampa. São itens inéditos no segmento no Brasil.

O ABA identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas. À medida em que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, ele emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que seja reduzida a velocidade, a fim de evitar uma eventual colisão.

Se o motorista não reage aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total – caso necessário.

Já o Assistente de Fadiga (Attention Assist) é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa.

A tecnologia pode ser desativada, voltando a se ativar novamente assim que o motorista desliga e liga o motor. Ela fica ativa aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h.

O Sprinter passa a contar ainda com o Assistente de Subida em Rampa (HSA – Hill Start Aid). Essa ferramenta auxilia o condutor nas partidas em aclives. O veículo permanece com o sistema de freio acionado por até três segundos até que seja acelerado novamente.

Também é novo na Spinter o sistema multimídia MBUX com tela sensível ao toque, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres, entrada USB e câmera de ré na tela multimídia. Mas se trata de um item opcional.

O fabricante ressalta ainda o cockpit da Sprinter similar ao de um automóvel. Para exemplificar enumera a presença de recursos como a direção elétrica e o Keyless Start (acionamento do motor sem o uso da chave). O volante também é semelhante ao de um carro de passeio.

O motor da linha é o mesmo OM 651 CDI, mas houve ajustes para aumentar a potência nas diversas configurações. Os novos modelos são: 314 CDI Street (motor de 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm), 416 CDI e 516 CDI (motor de 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm).

Ao todo a família possui 60 modelos para serem usados em diversas operações, tais como vans de passageiros, para transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabine para distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além da prestação de serviços.

Liderança

A Mercedes-Benz projeta liderança em vendas em 2019 com a nova Sprinter. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a marca ficou com 35% de participação de mercado, com 7.517 unidades emplacadas e 58% de crescimento no volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2018.

Na categoria de vans de passageiro, o modelo tem mais de 48% de participação. Em furgões, o market share é de 33% e em chassis com cabina, possui quase 20%.

A estratégia comercial da marca em ter, em algumas praças, o Van Center continua está mantida. Trata-se de uma estrutura totalmente dedicada para os modelos Sprinter, atualmente com sete pontos de atendimento: três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte, um em São Paulo e um em Curitiba.





FOTOS: DIVULGAÇÃO JC/MERCEDES-BENZ

Sprinter ganha novo design e mais tecnologia de série
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!