Novidade. Compacto premium produzido na Argentina tem a missão de desmistificar a fama de baixa liquidez dos carros franceses
A Peugeot voltou a mostrar suas garras, depois de um tempo sumida em termos de lançamentos de peso. A resposta desta retomada chama-se novo 208, compacto premium produzido na Argentina, mas que já ganhou notoriedade na Europa onde conquistou o Prêmio de Carro do Ano 2020.
No Brasil, o rugido da marca do leão quer assustar os concorrentes também o segmento dos carros elétricos. Além da versão 1.6 flex, a montadora francesa terá o e-GT, versão 100% elétrica, segmento que começa a ganhar relevância no País, mesmo que seja ainda a passos lentos.
O modelo movido a bateria, contudo, ainda não teve seu preço divulgado. Já o carro a gasolina e a etanol já está na rede de concessionárias entre R$ 74.990 (Active) a R$ 94.990 (Griffe). Entre essas duas configurações existem a Pack (R$ 82.490) e a Allure (R$ 89.490). Todos têm com câmbio automático de seis velocidades e não há expectativa de um modelo com transmissão manual.
Um desafio da Peugeot, com este 208, é desmistificar a fama de pouca liquidez dos carros franceses. “É um grande mito. A Peugeot está fazendo com que isso fique para trás”, assegura a presidente da Peugeot do Brasil, Ana Theresa Borsari.
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Para tal, a empresa lançou junto com o carro o Just Drive it (algo tipo “Apenas Dirija”), em português), que garante a recompra do modelo pela tabela Fipe, hoje a mais utilizada no mercado de usados e seminovos. O cliente, contudo, precisa aderir ao programa, que prevê uma entrada de R$ 35 mil na compra e parcelamento do restante em 30 vezes.
Mas a boa nova da Peugeot com a chegada do 208 é mesmo o e-GT. O carro 100% elétrico tem motor de 100 KW – o equivalente a 136 cv de potência e 260 Nm de torque – que promete um desempenho bem esportivo. Segundo o fabricante, ele faz de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos
O e-GT possui três modos de condução. Cada um dá prioridade a um atributo: eco (autonomia), drive (para o dia a dia) e sport (desempenho). Há ainda dois modos de frenagem distintos, selecionados por meio da alavanca de câmbio e com tipologias de regeneração de bateria adaptadas: moderado e aumentado.
O 208 elétrico pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou carregadores rápidos.
Mas as configurações mais vendidas devem ser mesmo as com motor flex. Para o modelo disponível no Brasil, a Peugeot optou pelo 1.6 16V que desenvolve 118 cv de potência e 151,8 Nm de torque.
O compacto da marca francesa se destaca ainda pelo novo design. Ele ficou com a carroceria mais encorpada, com proporções mais longas e mais largas que o antecessor. Enfim, com uma cara mais esportiva mesmo.
O desenho do para-choque dianteiro é composto por uma linha única e uma ampla grade integrada, que exibe o logotipo ao centro. Já o nome do modelo está posicionado na extremidade frontal do capô.
A traseira é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas com elementos luminosos na forma de três “garras” e o estilo frontal.
Internamente, por sua vez, toda ênfase é dada ao conceito i-Cockpit 3D, já adotado em outros produtos da marca. A ideia é ampliar as sensações e o prazer de dirigir ao adicionar um cluster em três dimensões. Como complemento está o volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada.
O painel de instrumentos é elevado, e vem com uma central multimídia sensível ao toque de sete polegadas e uma série de teclas para operar as principais funções do veículo.
O novo cluster dispõe também de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque no visor principal. Há ainda a possibilidade se personalizar o painel.
FOTOS / Divulgação JC / Peugeot
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