Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Onix Plus mostra ser mais em desempenho, em conectividade e também no preço

24 de janeiro, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Impressões ao dirigir. Sedã derivado do hatch mais vendido no mercado é superior em tudo se comparado ao Prisma, seu antecessor – desde os itens de série, motorização e conectividade

O sobrenome Plus cai como uma luva na versão sedã do novo Onix, que foi o principal lançamento da indústria automobilística do ano passado. Sabe por que? Porque é simplesmente o líder de mercado há pelo menos quatro anos e segue cada vez mais firme na ponta.

Voltemos ao Onix Plus. Ele é plus, que em bom português significa mais. E é exatamente este advérbio que resume o novo modelo: mais comprido (ou seja maior), mais conectado, mais digital, mais espaçoso, mais forte (torque e potência). Porém, é também mais caro: a versão top de linha, avaliada pelo JORNAL DA CIDADE, custa cerca de R$ 73 mil, contra R$ 70 mil da versão LTZ, que era a mais completa da finada linha Prisma.

São vários os aspectos que chamam a atenção no sedã. Em especial, a conectividade e o motor.

Neste primeiro item, o algo mais está no ar. Isso mesmo: é o primeiro (e único, por enquanto) automóvel nacional que vem de série com Wi-Fi nativo. Funciona como se o Onix fosse um roteador.

É super fácil de os usuários se conectarem (até oito pessoas podem ter acesso). O nome da rede então aparece, digita-se a senha – que é fornecida pela fábrica, via Manual do Proprietário – e a conexão é imediata.

Para esta facilidade, a General Motors fez uma parceria com a operadora Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Leia também: Domínio das SUVs entre os lançamentos da indústria automobilística

Portanto, se houver algum problema de sinal a culpa é da operadora e não da Chevrolet – que fique claro. Afinal, tem muito consumidor “mala” que quer responsabilizar o fabricante até quando o pneu do carro esvazia ou fura.

A antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética. Isso é proporcionado, segundo a montadora, por um sistema integrado ao veículo.

Eficiência energética

Outro ponto “mais” do novo Onix está sob o capô. O motor 1.0 Flex turbo apresenta um desempenho incrível. Apesar da baixa cilindrada, gera até 116 cv de potência, com torque de 16,8 kgfm que chega ao seu topo de forma rápida.

Esses atributos influenciam, evidentemente, os dados de performance do Onix Plus. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, número parecido com o “irmão” de marca Cobalt 1.8.

A vantagem dos motores turbos de baixa cilindrada é a eficiência energética, ou seja, desempenho satisfatório com economia de combustível acima da média.

Portanto, com gasolina no tanque, o Onix Plus com transmissão automática – a que foi avaliada –  roda 13 km/l com gasolina e 10 km/l com etanol. São números médios, calculados em circuito misto cidade/estrada.

Sobre o novo design do Onix Plus é algo muito pessoal. O certo é que ele chama a atenção por onde passa; não sabemos se é por ser uma novidade ainda ou por sua beleza. De toda forma, a GM deixou o Onix Plus com um aspecto mais esportivo, dos para-choques, curvas, lanternas e faróis. Em nada se parece ao Prisma, aliás, está mais para Cruze.

Por dentro, o entre eixos maior possibilitou melhor espaço interno. O habitáculo, aliás, ganhou mais refinamento, com materiais que parecem ser superiores que o da versão anterior.

Os arremates são mais precisos e os acabamentos de bom gosto. Destaque para o interior com duas composições: no caso, preto com cinza. Mas há a opção preto com caramelo.

Pelos últimos números de vendas parece que o mercado aceitou muito bem as atualizações do sedã. No fechamento de 2019 (dezembro), o Onix Plus ficou em segundo lugar no ranking com 9.989 emplacamentos, atrás apenas do líder Onix (21.442), e cerca de 1 mil carros a mais que o terceiro colocado, Ford Ka.





FICHA TÉCNICA
Motor: 3 cilindros em linha, 999 cc de cilindrada, flex
Potência: 116 cv a 5.500 rpm (g/e)
Torque: 16,3 / 16,8 kgfm a 2.000 rpm (g/e)
Dimensões: comprimento (4.474 mm), largura (1.730 mm), altura (1.470 mm), entre eixos (2.660 mm)
Tanque: 44 litros
Porta-malas:  469 litros
Peso: 1.117 quilos

FONTE: GENERAL MOTORS


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Wilmer Laiben 4 de junho de 2020

    I just want to say I am just very new to blogging and really savored this web blog. Very likely I’m planning to bookmark your blog . You surely come with excellent articles. Bless you for revealing your webpage.

    http://www.firsttimeiwhtsb.com

Avatar
Deixe um comentário