Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Mobilidade sustentável: Groupe PSA E FCA podem se unir

31 de outubro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Novidade. As transformações constantes no mundo tem marcado uma necessidade maior de atenção às exigências de mercado em relação ao meio e ao espaço. São desafios que acabam afetando a área da mobilidade conectada, eletrificada, compartilhada e autônoma. Pensando nisso, o possível surgimento de um novo grupo, formado pelo Conselho de Supervisão da Peugeot S.A. e o Conselho de Administração da Fiat Chrysler Automobiles N.V. (“FCA”), promete alavancar a forte presença em Pesquisa & Desenvolvimento e ecossistemas globais.

Além de estimular a inovação e vencer esses desafios com rapidez e eficiência de capital, a companhia combinada, Groupe PSA (50%) e da FCA (50%), seria a quarta maior fabricante global de veículos em termos de vendas anuais, com cerca de 8,7 milhões de unidades. Tudo isso, nos segmentos de luxo, premium, carros de passeio, SUVs, picapes e comerciais leves, marcando o investimento em tecnologias e capacidade com foco em mobilidade sustentável.

O plano para combinar os negócios do Groupe PSA e da FCA resulta de intensas discussões entre a alta gestão das duas companhias. Ambas compartilham a convicção de que há lógica convincente para esse movimento ousado e decisivo, que criará um líder na indústria com a escala, capacidades e recursos suficientes para capturar com sucesso as oportunidades e gerenciar de forma efetiva os desafios da nova era em mobilidade.

Vale dizer que a fusão não tem por objetivo, exclusivo, o posicionamento de mercado e adequação as demandas de mobilidade, mas também os impactos na receita. Combinadas, elas passam a ter uma receita de aproximadamente 170 bilhões de euros¹ e lucro operacional recorrente acima de 11 bilhões de euros² em uma base agregada simples dos resultados de 2018, excluindo Magneti Marelli e Faurecia.

Leia também: FCA tem novo diretor de Brand Marketing

O significativo acréscimo de valor resultante da transação é estimado na ordem de 3,7 bilhões de euros em sinergias anuais, derivadas principalmente de maior eficiência na alocação de recursos para investimentos de larga escala em plataformas de veículos, motores e transmissões e novas tecnologias, além da melhoria da capacidade de compras resultante da nova escala combinada do grupo. Essas estimativas não estão baseadas no fechamento de plantas.

A empresa controladora será holandesa e terá Conselho de Administração composto de 11 membros. Cinco  deles serão nomeados pela FCA, incluindo John Elkann como presidente, e cinco serão nomeados pelo Groupe PSA, incluindo o diretor sênior independente e o vice-presidente. Para o mandato inicial de cinco anos, é Carlos Tavares quem ocupa o cargo de CEO, ele também é membro do Conselho de Administração. “Essa convergência traz valor significativo para todas as partes envolvidas e abre um futuro brilhante para a entidade combinada. Estou satisfeito com o trabalho já feito em conjunto com Mike e ficarei muito feliz em trabalhar com ele para construirmos uma grande companhia”, comenta Tavares.

Antes do fechamento da transação, a FCA vai distribuir aos seus acionistas um dividendo especial de 5,5 bilhões de euros, assim como sua participação acionária na Comau. Adicionalmente, antes da conclusão, a Peugeot vai distribuir a seus acionistas a sua parcela de 46% na Faurecia. Isso permitirá que os acionistas dos grupos combinados compartilhem igualmente as sinergias e benefícios que resultarão de uma fusão, reconhecendo o valor significativo da diferenciada plataforma da FCA na América do Norte e sua forte posição na América Latina, incluindo sua liderança e participações de mercados nessas regiões. Também refletirá o valor agregado que Alfa Romeo e Maserati, marcas premium e de luxo da FCA, trazem devido ao seu substancial potencial de desenvolvimento.

 

Mobilidade sustentável: Groupe PSA E FCA podem se unir
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!