Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Ka FreeStyle se diz um SUV compacto

01 de fevereiro, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Avant-Première. Com lançamento previsto para o segundo semestre, carro global da Ford foi desenvolvido no Brasil com a ajuda da engenharia de outros países

A Ford terá um carro global, vendido em 120 países, mas desenvolvido pela engenharia brasileira, com auxílio de times da montadora de outras subsidiárias, como da China, Índia e até da Europa. Trata-se do Ka FreeStyle, que a montadora está chamando de utilitário esportivo compacto. Na verdade, ele se parece mesmo é com uma versão aventureira do Ka.
Mas, dentro da Ford, o discurso é outro. “O Freestyle transcende o segmente de carros apenas aventureiros. É um produto isolado, mais alto que as versões de linha do Ka, apesar da plataforma ser a mesma, com uma proposta bem específica e diferenciada”, observou o gerente de produto da montadora, Fernando Pfeiffer.

Com lançamento previsto para o Brasil no segundo semestre deste ano, o Ka FreeStyle situa-se, em termos de segmento, entre o Ka Trail (esta sim uma versão aventureira cheia de acessórios) e o Ecosport, SUV médio da marca. Por enquanto, a Ford fez apenas um avant-première do modelo, inicialmente no Brasil e na Índia.

O FreeStyle – sobrenome herdado de uma versão mais antiga do EcoSport – é considerado um produto global não só porque será fabricado em vários países, mas porque tem a capacidade de ser adaptado para todos esses locais, seguindo a legislação e especificações regionais.

Produzido em Camaçari (BA), o pequeno terá características de flexibilidade dentro e fora do asfalto e design que remete a algo robusto. Há uma única informação oficial divulgada pela Ford em termos de conteúdo: o modelo terá sistema SYNC 3 de conectividade, que vem com comandos de voz e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.

Dados sobre motor, câmbio, cores, preço e outros componentes ainda estão sendo guardados a sete chaves. Qualquer algo extra, neste momento, é pura especulação.

O vice-presidente de Assuntos Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, que foi o responsável pela apresentação do FreeStyle à imprensa nacional nesta semana, em São Paulo, explica que se trata de um veículo de conceito inovador, atraente e versátil. “Ele tem o objetivo de atender um consumidor com interesses muito específicos”, acrescentou.

Em termos de estilo, o modelo possui frente de linhas fortes e esculpidas, que exibe uma grade ampla, para-choques encorpados e faróis com máscara negra e moldura cromada. Na traseira, o para-choque com moldura em “C” é complementado por apliques metálicos. O veículo conta ainda com rodas de liga leve de 15 polegadas, rack de teto de alumínio e retrovisores com acabamento na cor Magnetic.

A cor metálica marrom Trancoso da carroceria, apresentada no protótipo, é outra novidade. Trata-se de uma tonalidade já usada como chamariz de outros SUVs, como o T40 da Jac Motors, e o Renault Kwid.

Fotos: Divulgação JC/Ford
Texto: Luís Otávio Pires/Jornalista viajou a São Paulo a convite da Ford

Avalie este conteúdo


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!