Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

HB20 passa por sua primeira grande transformação

20 de setembro, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Hatch e sedã. Com opção de motor turbo, segunda geração do compacto segue agora nova identidade visual da Hyundai

Desde 2012 fabricado no Brasil, o HB20 passa por sua primeira grande transformação. A segunda geração do compacto da Hyundai agora segue uma nova identidade mundial da marca – chamada de “Esportividade Sensual” – e chega ao mercado nacional a partir da primeira quinzena de outubro. Primeiro com a versão hatch; em novembro começam as vendas do sedã; e em dezembro, as do hatch X, aquela que se diz “esportiva”.

Com preços que variam de 46.490 e R$ 81.290, o modelo fabricado em Piracicaba (SP) passou por alterações estéticas externas e internas e ainda ganhou opção de motor 1.0 Turbo GDI com injeção direta de combustível. Mas as motorizações anteriores (1.0 e 1.6 aspiradas) permanecem.

Leia também: Mobilidade elétrica dita a moda

A Hyundai tem investido nas suas operações no Brasil desde o início do ano. Primeiro na modernização da fábrica do interior paulista e agora no lançamento da nova geração do HB20. No total são R$ 350 milhões, para a produção de 210 mil unidades por ano.

O motor flex 1.0 turbo três cilindros GDI com injeção direta de combustível é a principal novidade mecânica do HB20. Ele equipa as versões Evolution, Diamond e Diamond Plus do HB20 e HB20S. E gera 120 cv e torque de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, independentemente do combustível (gasolina ou etanol). A opção turbo está sempre acoplada ao câmbio automático de seis velocidades.

As outras motorizações disponíveis já são conhecidas: 1.0 12V DOHC CVVT Flex de 80 cv (e) /75 cv (g) de potência e 1.6 16V DOHC D-CVVT Flex de 130 (e) /123 cv (g) de potência.

Os motores e os câmbios são importados da Coreia do Sul e montados nos carros fabricados no Brasil.

Efeito cascata

Tratado como algo ousado pelos coreanos, o novo carro tem grade dianteira com efeito cascata e novos faróis que acompanham lado a lado os vincos do capô.

As linhas que cortam a silhueta lateral partem dos faróis e aparecem entre as janelas e as maçanetas até terminarem meio da porta traseira. As rodas de liga leve também tês novo desenho.

No sedã, há um caimento mais prolongado do teto até o porta-malas. Ele ainda traz lanternas horizontalizadas, área envidraçada traseira maior que a anterior. A placa é posicionada para o para-choque.

Leia também: Onix em alta, Ford em baixa e Rota 2030 no caminho

Por dentro, houve renovação nos bancos, tanto no design quanto no acabamento. Agora há a opção marrom na versão top do hatch. Esta tonalidade está no painel, console, painéis das portas, bancos em couro e no volante. Ao longo do painel e nas costuras do banco, volante e manopla de câmbio aparecem detalhes em azul.

O habitáculo do novo HB20 melhorou, por causa do aumento da distância entre eixos em 30 mm. Também cresceu o vão para as pernas no banco traseiro (47 mm). No caso do porta-maças apenas o sedã tem o compartimento mais generoso, aumentado de 450 para 475 litros. No hatch, continuam os 300 litros de capacidade.

Nesta nova geração, a Hyundai ampliou a lista de itens de série. A versão top de linha possui ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, acendimento automático dos faróis, piloto automático e limitador de velocidade.

Os modelos mais caros vêm ainda com sistema de alerta e frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira.

Eles também saem de fábrica com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais de tórax. Para as demais versões são sempre dois airbags frontais.

Com exceção das versões Sense e Vision 1.6 manual no hatchback e Vision 1.0 no sedã, as demais trazem sistema completo de segurança ativa. Inclui controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência.





Fotos: Divulgação JC/Hyundai

(*) O jornalista viajou a Una (BA) a convite da Hyundai

HB20 passa por sua primeira grande transformação
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!