Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Frontier ganha novo design e mais conteúdo

09 de fevereiro, 2019
FOTOS: DIVULGAÇÃO JC/NISSAN
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

12ª Geração. Produzida em Córdoba, na Argentina, pick-up da Nissan é disponível agora em quaro versões 4×4 e motor turbo com dois limites de potência

Agora fabricada na Córdoba (Argentina), a Frontier da Nissan desembarcou no início do ano nas concessionárias de todo o País, inclusive em Minas Gerais, onde a marca tem uma participação de 5,7% (6,6% na capital). O percentual não lhe dá as primeiras colocações e não satisfaz os desejos da montadora que espera dobrá-lo em 2019.

Esta é a 12ª geração do modelo que passou por mudanças estéticas, mecânicas e também nas versões. Quando importada do México, a Frontier era disponível nas opções SE e LE. Agora são quatro – S 4×4, Attack 4×4, XE 4×4 e LE 4×4 – e com mais conteúdo. Seus preços variam de R$ 136.190,00 a R$ 193.290,00.

Em termos de design houve algumas pequenas atualizações em relação ao modelo mexicano. A Frontier ficou mais “musculosa”, ressaltada nas laterais mais altas do capô. Já os faróis têm formato de bumerangue.

A linha Frontier passa a ter diversos componentes diferenciados em relação ao modelo anterior. Entre esses equipamentos estão o sistema de Visão 360 graus Inteligente, Detector Inteligente de Objetos em Movimento, teto solar, novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, sistema Isofix, seis airbags, entre outros. Outras mudanças estão na suspensão, nas rodas, na direção, na motorização, na transmissão e no sistema de tração.

O motor 2.3 turbodiesel passa a ter opção de uma ou duas turbinas, que faz a potência variar conforme a configuração adotada.
A versão S 4×4 tem 160 cv de potência, enquanto as restantes (Attack 4×4, XE 4×4 e LE 4×4) desenvolvem 190 cv. O motor para toda a linha é o mesmo turbodiesel 2.3 16V sendo que a diferença está na quantidade de turbinas disponíveis (uma ou duas).

Essa usina de força trabalha em conjunto com dois tipos de transmissão: a nova manual de seis velocidades (exclusiva para a versão S 4×4) e a automática de sete velocidades com modo sequencial para trocas manuais.

A nova geração da Frontier apresenta bancos “Gravidade Zero” inspirados na tecnologia desenvolvida pela Nasa para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor. Há ainda controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control); freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); controles automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), luz de freio de LED (CHMSL), luzes diurnas (DRL).

QUATRO CÂMERAS

A Visão 360 graus Inteligente é outra novidade nas versões top de linha. O sistema é formado por quatro câmeras. Elas ficam na grade dianteira, na tampa da caçamba e duas na parte inferior dos retrovisores externos e permitem ao motorista ter uma visão completa do entorno da Frontier. Através da tela do sistema multimídia no painel, é possível analisar visualmente a posição do veículo em relação às marcas no chão de um estacionamento e aos objetos no ambiente.

Outra atração é a navegação “porta-a-porta”. Com ela, antes de se dirigir aonde a pick-up está estacionada, basta colocar o destino no aplicativo “Door-To-Door Navigation”, que está disponível sem custos na Play Store e no iTunes e deve estar instalado no smartphone do proprietário. Além de ajudar na localização do veículo em um local amplo, por exemplo, ao ligar o rádio, a rota para o destino é automaticamente transferida para a tela do multimídia. A navegação continua normalmente, sem necessidade de outra intervenção.

ATTACK

A Nissan enaltece a disponibilidade na linha da Attack na nova linha. É uma série diferenciada, que já existiu em modelos fabricados no passado. A diferença está mesmo no visual, digamos, mais esportivo.
O veículo traz adesivos laterais com o nome da versão e a inscrição “4×4”, estribos laterais, barra tubular (o santantônio) e rack de teto na cor preta, pneus todo-terreno, rodas escurecidas, o novo sistema multimídia A-IVI e controle de áudio no volante.