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FPT INDUSTRIAL EQUIPA IVECO DAILY CITY COM NOVO MOTOR F1A E EIXO TRASEIRO NDA-SW

12 de junho, 2018

Transporte. Compacto e adequado a ciclos urbanos, motor FPT F1A recebeu calibração que otimiza o consumo de combustível. Projetado para veículos leves, eixo FPT NDA-SW entrega melhor estabilidade e mais força na operação

A versatilidade do novo Iveco Daily City vem combinada com o novo motor F1A e o eixo traseiro NDA-SW, ambos fornecidos pela FPT Industrial, um dos maiores fabricantes de motores e eixos do mundo. A solução desenvolvida localmente entrega ao utilitário robustez e economia de combustível próprios para a missão de entregas em centros urbanos. Isso sem falar da longa experiência da FPT Industrial na produção de motores para veículos comerciais leves em todo o mundo, com mais de 2 milhões de unidades entregues, e eixos, para os segmentos leve, médio e pesado, em mais de 25 diferentes modelos.

A última geração do motor F1A foi desenvolvida seguindo todos os critérios de máximo rendimento, conforto e confiança. Produzido pela FPT Industrial em Sete Lagoas (MG), o novo motor é um dos produtos mais vendidos pela marca no mundo.

Motor FPT F1A
Compacto, já consagrado na Europa e mais adequado a ciclos urbanos, o F1A, de 2,3 litros, entrega 130 cv de potência a 3.600 rpm e torque de 320 Nm de 1.800 rpm a 2.500 rpm, com injeção Common Rail de última geração e sistema EGR, que dispensa o uso de Arla 32. Para o IVECO Daily City, recebeu novas calibrações de potência e transmissão, obtendo ganho em desempenho e menor consumo de combustível.

“A principal diferença é a nova calibração do F1A. O tempo de resposta do motor e as retomadas são mais rápidos, pois houve um aumento de potência, o que implica diretamente menor consumo de combustível. O funcionamento do motor também ficou mais silencioso”, afirma o Especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria.

O ajuste com as seis velocidades da transmissão do novo utilitário permitiu ainda melhorar a relação nas trocas de marcha e, consequentemente, o consumo.

“Com esse sistema de transmissão, os parâmetros são mais precisos, melhorando a relação de marchas, que otimiza o consumo”, acrescenta Faria.

Características técnicas do F1A
O F1A do IVECO Daily City utiliza correia dentada com duplo comando de válvulas no cabeçote. Essa formatação gera leveza ao motor, bem como a redução do nível de ruído. O motor dispõe de quatro válvulas por cilindro, sistema de válvula hidráulica que dispensa manutenção, e sistemas de admissão de ar avançado. A distribuição de potência e torque é feita de maneira inteligente para que o desempenho e a economia de combustível ocorram em qualquer situação.

O sistema EGR recircula os gases de escape, sendo a solução mais adequada para os veículos comerciais leves atendendo todos limites estabelecidos pelas normas de controle de emissões conforme Proconve L6/Euro 5. Em termos econômicos, por não requerer a utilização do Arla 32, associada ao baixo consumo de combustível, torna o custo operacional do motor um dos mais baixos da categoria. O turbocompressor é configurado para minimizar o consumo e proporcionar resposta imediata na aceleração.

Novo eixo traseiro próprio para centros urbanos
O Iveco Daily City recebeu atenção especial na capacidade de carga com a adoção do eixo traseiro FPT NDA-SW, próprio para a missão de entregas em centros urbanos. De tração traseira, o eixo fornecido pela FPT Industrial entrega melhor estabilidade e mais força na operação. Conta com semi-árvores do tipo semiflutuante de fácil reparação e uma eficiência maior de 98%, devido a otimização de perdas por atrito. A relação 4,86:1 disponibiliza mais força sem penalizar o consumo de combustível.

Eixo traseiro FPT NDA-SW
“O eixo NDA-SW foi projetado para veículos leves com PBT até 3,5 toneladas. Sua diferença é levar mais, pesando menos. E por ser um eixo traseiro, proporciona melhor estabilidade e mais tração na operação”, completa Faria.

Além do NDA-SW, a FPT Industrial comercializa globalmente uma completa linha de eixos dianteiros e traseiros para os segmentos leve, médio e pesado, para circuitos rodoviários e fora de estrada. Ao todo são mais de 25 modelos e mais de duas mil customizações de produto capazes de suportar de 3,5 a 72 toneladas – esse último na configuração combinada.

Ficha técnica:
Motor FPT F1A
Cilindrada total: 2.3L
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Ciclo: Diesel – 4 tempos
Combustível: Diesel
Potência máxima do motor: 130 cv a 3.600 rpm
Torque máximo do motor: 320 Nm de 1.800 rpm a 2.500 rpm
Tipo de aspiração: Turbocompressor com Intercooler
Tipo de turbo: WG – Wastergate
Tipo de comando de válvula: DOHC
Sistema de injeção: Bomba de alta pressão Bosch/CP1H
Capacidade do cárter 4,3L
Bloco do motor (Material): Ferro fundido
Cabeçote (Material): Alumínio
Peso drenado: 222kg

Eixo traseiro NDA-SW
Tipo de eixo: traseiro simples
Peso bruto do eixo: 2,45 ton.
Peso bruto do veículo: 3,5 ton.
Peso bruto combinado (Reboque): 7 ton.
Tipo de pinhão: helicoidal
Diâmetro da coroa: 225 mm
Range relação coroa/pinhão: 2,92 – 5,63
Máximo torque de entrada (Fadiga): 1000 Nm
Máximo torque de entrada (Pico curta duração):4000 Nm
Tipo de suspensão: feixe de mola/ar
Capacidade de lubrificante no diferencial: 1,35L
Tipo de freio: disco com ABS
Diferencial blocante: não disponível
Peso do eixo completo: 128 kg