Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Ford desenvolve dragster baseado no Mustang Cobra

07 de maio, 2020
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Alta Performance. Com motor de 1.400 cv de potência, esportivo é ideal para competir nas provas de arrancada onde pode atingir a velocidade de 270 km/h

A Ford Performance, divisão de competições da montadora norte-americana, criou um dragster Mustang Cobra Jet de fábrica com propulsão totalmente elétrica. É a primeira vez que isso acontece nos laboratórios da empresa.

Mas para que o projeto fosse otimizado, o fabricante se juntou a vários fornecedores especializados, como a MLe Racecars (projeto, construção, integração e calibração de veículos), Watson Engineering (suporte e desenvolvimento de chassi e gaiolas de proteção), AEM EV (software, controles e calibração de motor) e Cascadia (fornecedora de inversores e motores).

O resultado é uma máquina de 1.400 cv de potência e mais de 152 kgfm de torque instantâneo, ideal para competir nas provas de arrancada (1/4 de Milha, como são chamadas nos Estados Unidos).

O protótipo Mustang Cobra Jet 1400 é alimentado por bateria e especialmente projetado para corridas de arrancada, com tempo na faixa de 8 segundos e velocidade de mais de 270 km/h. Isso prova que um trem de força elétrico é capaz de entregar muito em um dos ambientes mais exigentes de competição.

O Mustang Cobra Jet 1400 também homenageia o Cobra Jet original, que dominou as provas de arrancada no final da década de 1960 e ainda hoje é uma força importante no esporte.
“Esse projeto foi um desafio para todos nós na Ford Performance, um desafio que gostamos de enfrentar”, afirma o diretor global da Ford Performance Motorsports, Mark Rushbrook.

“Vimos o projeto do Cobra Jet 1400 como uma oportunidade de começar a desenvolver motores elétricos para carros de corrida, nos quais temos muita experiência, então tínhamos referências de desempenho que queríamos igualar e superar. Foi um projeto fantástico de se trabalhar e esperamos que seja o primeiro de muitos que virão na nossa divisão”, acrescenta.

A área de competições da Ford informa que continua a testar o Cobra Jet 1400 antes da sua estreia mundial ainda este ano, numa prova de arrancada onde os fãs, a mídia e os concorrentes poderão ver o que ele é capaz de fazer no asfalto. Tudo depois que a pandemia da covid-19 estiver um pouco mais controlada.

FOTOS / Divulgação JC / Ford


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    James Haik 4 de junho de 2020

    I just want to mention I am beginner to blogs and certainly enjoyed you’re web blog. Most likely I’m going to bookmark your blog . You absolutely have perfect well written articles. Thanks a bunch for sharing your blog site.

    http://www.firsttimeiwhtsb.com

Avatar
Deixe um comentário