Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Ford Bronco quer ser referência entre os off-roads

18 de julho, 2020
Por: Jornal da Cidade BH
Fotos: Ford/Divulgação
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Lançamento. Bronco é algo rude, tosco, bruto. Adjetivo perfeito para dar nome a uma nova família de veículos off-road da Ford, que acaba de ser lançada nos Estados Unidos – sem previsão de venda no Brasil. Esta denominação de veículos robustos era privilégio da marca Jeep, que já foi da Ford e hoje é controlada pela FCA (Fiat Chysler Automnobiles). A ideia é que o Bronco seja sinônimo de “pau para toda obra”, como se diz na gíria. Pelas suas características, tem tudo para se destacar ainda entre os veículos robustos fora de estrada.

O Bronco 2021 tem duas versões de duas portas, quatro portas e a novíssima Sport.

Supera qualquer terreno

O modelo se espelha no modelo de primeira geração, que foi apelidado de G.O.A.T. (Goes Over Any Terrain, ou “Supera qualquer terreno”) para oferecer o máximo de desempenho 4×4. Seu vão livre do solo é de 294 mm e capacidade de imersão de até 850 mm. Ele incorpora tecnologias de mapeamento e direção.

O G.O.A.T. Modes tem gerenciamento de terreno com sete modos: Normal; Eco; Esporte; Escorregadio e Areia; além de Baja, Lama/Barranco e Escalada de Pedra.

São dois sistemas 4×4 disponíveis para os modelos, com configuração básica ou avançada. O  básico usa uma caixa de transferência eletrônica de duas velocidades “shift-on-the-fly”, enquanto o avançado tem uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades com seleção automática da tração 4×2 e 4×4.

Outra novidade é o Trail Toolbox, conjunto de tecnologias off-road que inclui: o Trail Control – controle de cruzeiro em baixa velocidade; o Trail Turn Assist, vetor de torque que aumenta o giro no fora de estrada; e controle de aceleração/frenagem para subidas em rocha.

Suspensão e motor

Os modelos de duas e quatro portas vêm com suspensão dianteira independente e eixo sólido com molas helicoidais na traseira. Como opcionais há barra estabilizadora hidráulica semiativa e pneus off-road de 35 polegadas.

No Ford Bronco, os passageiros são protegidos por um gaiola de aço de alta resistência com airbags de cortina integrados, além de airbags dianteiros.

Os modelos são equipados com motor EcoBoost V6 2.7, com 314 cv e torque de 55 kgfm, ou EcoBoost 2.3 de quatro cilindros, com 274 cv e 42,8 kgfm. Existem também duas opções de transmissão: manual de sete velocidades com sistema 4×4 sob demanda e a automática SelectShift de 10 velocidades.

O Bronco de duas portas vem com teto rígido dividido em três seções, que permitem várias configurações. O modelo de quatro portas tem a opção de teto rígido dividido em quatro seções ou capota de lona. As portas têm sistema sem molduras e podem ser removidas facilmente.

Os dois modelos trazem central multimídia SYNC 4, de 12 polegadas, com navegação off-road e câmera 360 ​​graus que facilita a rodagem em trilhas técnicas. A cabine tem piso emborrachado, drenos, bancos de vinil e instrumentos protegidos com silicone que permitem a lavagem.

Ford Bronco linha 2021

Bronco Sport é a novidade da linha 2021

Versão Sport

A maior novidade da linha é o Bronco Sport. Ele é menor mas possui atributos importantes, como excelentes vão livre do solo, ângulos de entrada e saída, capacidade de submersão na água e proteção contra obstáculos. Ele também vem equipado com o Trail Control e o G.O.A.T. Modes, com sete modos de rodagem. A suspensão é independente na dianteira e na traseira.

Com 100 opções de acessórios originais, o Bronco Sport conta com duas opções de motores: o EcoBoost 2.0, com 248 cv e torque de 38 kgfm para off-road em alta velocidade, e o EcoBoost 1.5, com 183 cv e torque de 26 kgfm. Ambos são equipados com transmissão automática de oito velocidades e pneus todo-terreno de 28,5 polegadas.

Sua carroceria tem teto estilo safari, com o maior espaço para a cabeça e para carga. Ela permite também transportar duas mountain bikes e outros equipamentos esportivos, como caiaque ou asa delta.






Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário