Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Filosa comanda processo de modernização da FCA

07 de dezembro, 2018
Por: Jornal da Cidade BH
Foto: Studio Cerri
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Melhores do Ano/Executivo. CEO italiano busca transformar Jeep e Fiat nas marcas mais conectadas ao cliente final

Responsável pela completa modernização da linha Fiat no Brasil e no processo de consolidação da marca Jeep, o presidente da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) Antonio Filosa foi escolhido como Executivo do Ano, na eleição do JC.

Nascido em Nápoles (Itália), mas com 12 anos de Brasil, o executivo segue à risca o que dizem seus pares na Itália e nos Estados Unidos, ao afirmar que os veículos híbridos e elétricos ainda não estão dentre as prioridades.

Contudo, o desenvolvimento e incorporação de outras tecnologias estão assegurados após a aprovação do Rota 2030, assim como o programa que pretende levar para Pernambuco cerca de 300 fornecedores. “É a forma de reduzirmos a desvantagem logística que temos por estarmos longe a base dos fabricantes de autopeças”, observa.

Filosa é responsável pela implementação de um plano de investimentos de R$ 14 bilhões, para transformar a FCA em uma empresa mais ágil, com novos veículos e muito mais conectados.

Também faz parte da estratégia do grupo dialogar ainda mais com os clientes, ao oferecer exatamente o que desejam. “Fiat e Jeep terão a maior plataforma de serviços oferecida por uma montadora na América Latina”, garante.

Aos 44 anos, Filosa formou-se pelo conceituado Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Ingressou no Grupo Fiat em 1999 e desde então acumula extensa experiência internacional, com atuação nas áreas de Manufatura, Compras e Supply Chain, Novos Produtos, Marketing e Gestão de Projetos. Já ocupou cargos na Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina e Brasil.

Chegou à planta de Betim em 2006, onde exerceu os cargos de gerente de Logística Interna, de Planejamento Estratégico e de Compras, além de diretor-adjunto de Manufatura. Foi diretor de Compras para a América Latina e atualmente é o diretor-geral da FCA Argentina.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.