Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

EQ Boost une esportividade com economia

06 de dezembro, 2018
Foto: Divulgação JC/Mercedes-Benz
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Melhores do Ano/Motor. Tecnologia eletrificada faz com desempenho seja maior em momentos específicos e auxilia trabalho do turbocompressor

Além de ser a grande novidade do ano, o motor 200 EQ Boost que equipa o novo Classe C da Mercedes-Benz se configura como o Com características mais inovadoras. Daí sua escolha de melhor na eleição do JC, na categoria Motor.

A tecnologia utilizada nele se propõe a unir o aumento de esportividade e ao mesmo tempo economia de consumo. Com 1.5 litros de capacidade volumétrica e turbinado, é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts (chamada BSG), com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia.

Ao acelerar, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160 Nm, superando o curto instante até que o turbocompressor tenha desenvolvido sua pressão total de alimentação.

Esse recurso também é usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de marchas. Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador e recupera a energia cinética e carrega a bateria, como nos carros eletrificados 100%.

O 200 EQ Boost inclui, ainda, o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor desligado.

O turbocompressor, acionado pelos gases do escapamento, usa um sistema de dupla entrada (twin-scroll). Em função de sua configuração de duplo fluxo (os tubos do escapamento de cada dupla de cilindros são separados entre si e só se unem imediatamente antes da turbina), as características de torque foram aperfeiçoadas. Ao mesmo tempo em que a retropressão do escape foi mantida baixa.