Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Edge vira ST para encarar concorrência

12 de maio, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Fotos: Divulgação JC/Ford
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Importados. Utilitário esportivo de luxo desenvolvido pela divisão Ford Performance vem com motor V6 biturbo e várias tecnologias semiautônomas

A Ford entra de vez na disputa dos utilitários esportivos de luxo importados, com o início da comercialização do Edge ST, sigla de Sport Technologies, desenvolvido pelo braço esportivo da marca, a Ford Performance. Com preço sugerido de R$ 299 mil, terá pela frente concorrentes importantes, tais como BMW X3, Jeep Grand Cherokee, Jaguar F Pace, Audi Q5, Mercedes GLC e Porsche Cayenne.

O Edge era importado antes na versão Titanium, mais conservadora e com motor menos potente. Agora, o modelo ST tem uma pegada mais esportiva, com itens de acabamento exclusivos e específicos e um motor mais poderoso. Sem contar um tanto de equipamentos da tecnologia semiautônoma, que parecem ser cada vez mais imprescindíveis para que um veículo ganhe mercado nas categorias de luxo.

Essas tecnologias de assistência ficam reunidas no pacote que a montadora chama de CoPiloto 360. Algumas delas são: sistemas de monitoramento de ponto cego, permanência em faixa, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, auxiliar de manobras evasivas, farol alto automático, câmera de ré, estacionamento automático e navegação.

Leia também: Salão Duas Rodas: Fabricantes apostam nas experiências para atrair público

Outras alterações do Edge ST em relação ao Titanium está sob o capô. O motor a gasolina 2.7 EcoBoost com duplo turbo VC foi especialmente calibrado para gerar 335 cv e potência e 534 Nm de torque.

Segundo a Ford, este propulsor reúne diversos avanços para entregar aceleração forte e eficiência em diferentes regimes de rotação. Com dois turbocompressores e injeção direta de combustível, ele oferece 51 cv a mais de potência e 195 Nm a mais de torque se comparado ao motor que antes equipava o SUV da Ford.

Os números de desempenho seguem a mesma linha de incremento: aceleração de 0 a 10 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima de 209 km/h. O tanque de combustível tem 70 litros de capacidade a fim de garantir uma boa autonomia em viagens.

A nova transmissão automática de oito velocidades conta com sistema adaptativo de trocas e escalonamento. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo E-Shifter. Para trocas manuais, o motorista também dispõe de comandos “paddle shift” no volante.

Leia também: Ford encerra produção do Fiesta e de caminhões na América do Sul

São dois os modos de condução: normal e sport, este último acionado por um botão no centro do seletor. Com ele, a calibração do pedal do acelerador fica mais agressiva e as trocas de marcha, além de mais rápidas, são feitas em regime de rotação mais elevada.

A tração é integral AWD que permite ao Edge ST rodar em qualquer condição de piso. Ela seleciona automaticamente a tração em duas ou quatro rodas de acordo com as condições de rodagem.

De acordo com o fabricante, existe um algoritmo de lógica chamado “fuzzy” que processa dados de diversos sensores do veículo em 10 milissegundos para determinar a tração ideal. Aí ele pode direcionar até 100% do torque para as rodas dianteiras ou traseiras conforme as condições de rodagem.

O motorista, se quiser, acompanha em tempo real a distribuição de tração feita no veículo a cada momento no painel de instrumentos.

Leia também: Ford cria carrinho de supermercado inteligente

A frente, laterais e traseira do ST foram redesenhadas. As novidades de estilo ST incluem itens exclusivos, como grade dianteira preta do tipo colmeia, faróis e lanternas de LED, rodas de 21 polegadas, saias laterais e escapamento com saídas duplas.

A cabine conta com bancos esportivos de couro e camurça com refrigeração e aquecimento, volante e soleiras personalizadas, teto solar panorâmico, som premium da Bang & Olufsen com 12 alto-falantes, carregador sem fio para celular, central multimídia SYNC 3 e DVD com duas telas de oito polegadas para os passageiros traseiros, que podem ser usadas de forma simultânea ou independente para música, vídeos e jogos.

No que se refere à segurança o Edge ST vem com oito airbags, câmera dianteira de 180 graus, controle eletrônico de estabilidade e tração, anticapotamento e controle de torque em curvas AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, chave programável MyKey e ganchos e fita de segurança para cadeiras infantis.

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!