Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Centro de Segurança aumenta autonomia da FCA de Betim

18 de julho, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Indústria. Inaugurado esta semana, novo espaço recebeu investimentos de R$ 40 milhões e é capaz de realizar até testes de impacto

O Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, localizado no Polo Automotivo da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), ganhou esta semana — no último dia 17 de julho —, um Centro de Segurança, peça que faltava para atingir autonomia completa para projetar um veículo do início até o fim. Até então o processo era dependente de outras unidades da companhia em países da Europa e Estados Unidos.

O investimento anunciado é de cerca de R$ 40 milhões, nas áreas de infraestrutura, equipamentos e treinamento dos 50 profissionais do time.

Instalado em uma uma área de 7.600 m², o centro tem como grande atrativo uma pista de 130 metros, com capacidade para realização de testes de impacto de até quatro toneladas a 100 km/h.
As provas físicas realizadas no local simulam várias situações e avaliam a estrutura do automóvel, além da calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes.

Leia também: Campeonato Brasileiro de Regularidade revela primeiro campeão da temporada

Construído em menos de um ano, o Centro de Segurança é capaz de realizar testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional. Eles abrangem todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais, garante a montadora.

“O Safety Center confirma o protagonismo do grupo na região e contribui para a melhoria e maior agilidade no desenvolvimento, mantendo os níveis de segurança exigidos internacionalmente”, avalia o diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para América Latina, Marcio Tonani.

Outro objetivo de se criar o novo espaço em Betim é credenciar a montadora para os requisitos que virão dentro do Rota 2030, novo programa automotivo brasileiro lançado no ano passado.
O gerente de Conceito de Veículo da FCA, Silvio Piancastelli, afirma que o centro permitirá que a montadora ganhe autonomia e reduza o tempo de desenvolvimento dos automóveis.





Segundo ele, o espaço é a parte que faltava para que a FCA Latam fosse totalmente autônoma na criação e desenvolvimento de carros. O primeiro modelo do grupo desenvolvido 100% na América Latina foi o Novo Fiat Uno, concebido em 2008 e lançado em 2010, e cases como Toro, Argo e Cronos marcaram essa evolução. “Com o laboratório, há também o complemento do know-how dos engenheiros da região”, completa.

Leia também: Sérgio Sette termina a sétima rodada do Mundial de F-2

O novo centro está interligado a toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, desde a fase de conceito, passando pelas simulações virtuais, até chegar às provas físicas de desenvolvimento e homologação e ao início da produção do novo veículo.
O auxílio da realidade virtual, por exemplo, faz com que o desenvolvimento de veículos ganhe em precisão e economia com protótipos, já que só é produzido um modelo real depois de complexas análises em 3D.

Fotos: Studio Cerri

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!