Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Bikes ladeira abaixo

06 de abril, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Sense Enduro Cup. Bikers de várias partes do País disputam neste final de semana a primeira etapa do Sense Enduro Cup, uma competição de mountain bike na modalidade Downhill, mas que se mistura com deslocamentos em subidas de trilhas e trechos planos. Uma das atrações é a categoria de bicicletas elétricas (e-bikes).

A prova terá pelo menos cinco descidas que vão exigir arrojo e técnica dos atletas. Acontece no domingo, 7, na região de Nova Lima, com largada do Chevals, no bairro Vale do Sol.

Com presença garantida na competição, a Roots Bike Team participará em diversas categorias: Rafael Vilela (master), Gustavo Cruz (júnior), Gabriel Fino (master), Pedro Franco (master), Robert Costa (sub 30) e Rafael Curtis (júnior). O biker César Parreiras também faz parte do time, mas ficará apenas no apoio.

Quem não vê a hora de se embrenhar pelas trilhas e enfrentar os “descidões” sem medo de ser feliz é o jovem Rafael Curtis. Aos 16 anos, ele admite ter intensificado os treinos em busca de um bom desempenho neste final de semana.

“O Sense vai exigir muito preparo físico e muita técnica da gente, pois os deslocamentos para o alto dos morros serão feitos de bike e não de caminhão”, conta o atleta, que há um ano está no mountain bike.
Em 2019, ele pretende participar das duas outras etapas do Sense Enduro Cup em junho (Petrópolis/RJ) e setembro (Urubici/SC). Na temporada do esporte, Rafa ainda disputa a Copa Psico, também nas imediações de Nova Lima.

bikes ladeira abaixo

MECA

Para os organizadores do Sense Enduro Cup, Nova Lima é conhecida como uma das mecas do enduro no Brasil, pois reúne um grande número de praticantes da modalidade e trilhas bastante variadas. Além disso, a cidade fica ao lado de Belo Horizonte, o “berço” da Sense Bike.

O objetivo do torneio, neste momento, é fazer a modalidade crescer no Brasil. Por isso, as cidades e trilhas escolhidas prometem oferecer desafios interessantes e diversão para os atletas de todos os níveis.

“Fizemos reuniões com a comunidade local de pilotos para atender às demandas dos atletas. As trilhas escolhidas apresentam um terreno bastante variado e, ao longo de dois dias, os pilotos vão conhecer e encarar percursos com desafios para os mais experientes e muita diversão para quem está começando ou quer conhecer a modalidade”, explicou Gustavo Abah, um dos organizadores.

Um detalhe interessante é que as categorias para iniciantes não passarão pelas especiais mais técnicas. O mesmo vale para a categoria das elétricas. Com isso, a prova torna-se acessível até para quem tem uma bike mais simples ou sem suspensão traseira.

“Gostaríamos de mostrar para o público a variedade de terrenos que temos aqui em nosso quintal. O enduro é uma modalidade focada na diversão, por isso acreditamos que o nível variado das trilhas e a estrutura oferecida pela organização serão um prato cheio para pilotos e espectadores”, complementou Abah.

bikes ladeira abaixo

A MODALIDADE

No enduro, modalidade do Sense, os trechos de deslocamento e subidas não são cronometrados, tendo apenas um tempo máximo de corte.

As descidas, chamadas de especiais, são provas com largadas individuais contra o relógio. O objetivo delas é testar a habilidade dos pilotos em trilhas e descidas divulgadas apenas no dia anterior – quem tiver a menor soma de tempos nas especiais leva a taça de vencedor.

Além disso, o corte de tempo nos deslocamentos também testa a resistência física dos participantes.

Fotos: Divulgação JC/Production Eventos

Serviço:

1ª etapa do Sense Enduro Cup
Largada e concentração: Centro Hípico Esportivo Vale do Sol – Chevals (Rua Atlas, 464, Vale do Sol, Nova Lima)
Sexta-Feira, 5 de abril: conferência das inscrições e entrega dos kits aos atletas; briefing (instruções) do campeonato
Sábado, 6 de abril: treinos de manhã até a parte da tarde; shows de rock
Domingo, 7 de abril: largada às 9 horas; chegada às 15 horas; premiação; shows de rock
Outras informações no site do evento.

 

Bikes ladeira abaixo
5 (100%) 1 voto[s]


Sobre Luis Otávio Pires:

Luís Otávio Pires, editor, 51 anos. Jornalista com cerca de 30 de experiência na profissão, já trabalhou em diversos veículos de imprensa de Belo Horizonte, como os jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Também foi assessor de imprensa da General Motos. Formado na PUC-MG em Jornalismo e também em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Em sua carreira, já participou de coberturas de eventos nacionais e internacionais, como Salões do Automóvel de São Paulo, Frankfurt, Paris, Detroit e Turim, além de ter sido repórter especializado em Fórmula-1 (anos 90). Além de editor do Jornal da Cidade, hoje atua como colunista da rádio BandNews FM BH (coluna Acelera).

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!