Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Audi apresenta patinete elétrico a ser produzido em 2020

09 de agosto, 2019
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Mobilidade. Ainda um conceito, e-tron scooter pesa 12 quilos e oferece autonomia de 20 quilômetros, graças ao sistema de recuperação de energia

A Audi segue na direção da tendência urbana global de mobilidade multimodal e apresenta seu novo conceito de patinete elétrico. Trata-se do e-tron scooter, que combina as vantagens de um patinete elétrico e um skate. Por enquanto é um protótipo, mas tem produção e vendas planejadas para o final de 2020.

Com 12 quilos, o modelo pode ser dobrado e armazenado convenientemente no porta-malas do veículo ou puxado como um carrinho, de forma a ser transportado por carro, ônibus ou trem. Seu manuseio é simples, pois permite ao piloto ter uma mão livre e assim poder olhar ao redor e sinalizar com a outra mão.

O gerente de projeto para Micromobilidade da Audi, Thorsten Schrader, explica que com o e-tron scooter, a montadora se aproxima ainda mais dos clientes que se movimentam pelas cidades de formas multimodais – e para os quais estilo e funcionalidade são importantes.

Leia também: JC estreia coluna “Pedalando” no caderno Duas Rodas

Embora o piloto mantenha uma mão sobre o guidão, ele controla o patinete como um skate, com os pés mudando seu peso. Os eixos móveis com quatro rodas permitem curvas muito apertadas. “Naturalmente nosso patinete também se move em linha reta. Porém a sensação de fluxo só acontece quando você começa a trafegar no asfalto – e isso é surpreendentemente fácil com nosso novo conceito”, afirma.

O guidão dá estabilidade e mantém a bateria e os itens eletrônicos – há ainda um display que mostra a condição da bateria. O piloto acelera e freia através de uma manopla de torção. A autonomia de 20 quilômetros é obtida através da recuperação quando o patinete elétrico é freado. O freio de serviço hidráulico proporciona segurança adicional.
No fim de 2020, clientes poderão comprar o patinete elétrico e-tron Audi por cerca de 2 mil euros, ou seja, cerca de R$ 9 mil.

Outras possibilidades ainda estão em estudo: uso em frotas para grupos específicos de usuários, por exemplo, residentes em modernos quarteirões urbanos, ou como item extra para clientes que compram veículos e-tron da Audi.

O patinete elétrico pode ser carregado no porta-malas do veículo através de uma tomada exclusiva. Os usuários podem cobrir de forma conveniente o final do percurso, por exemplo a partir de uma vaga de estacionamento ou ponto de carga até o destino, em velocidade de até 20 km/h.

O e-tron vem instalado com as luzes de LED exigidas por lei: um farol, luzes de condução diurna, lanterna traseira e brake light. Uma interface bluetooth permite ajustes individuais às características da condução e fornece proteção contra roubo. Além disso, os projetistas trabalham em assoalho em madeira ou carbono e projeto em cinza e preto.

Fotos: Divulgação JC/Audi

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!