Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Accord apresenta comportamento dinâmico esportivo

28 de março, 2019
Por: Jornal da Cidade BH
Texto: Luis Otávio Pires
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Avaliação. Câmeras fazem parte do Sensing, nova tecnologia de segurança e assistência de direção, um dos pontos de destaque do sedã da Honda

Os carros da Honda podem até não estar no patamar dos modelos da Mercedes, BMW, Lexus e Audi. Mas isso não impede de você mostrar prestígio e sofisticação ao guiar certos modelos da marca japonesa, como novo Accord, sedã de luxo que a marca traz ao Brasil em sua 10ª geração.

Com preço de quase R$ 200 mil, mesmo sem ser um alemão, o modelo mostrou, na avaliação feita pelo Jornal da Cidade, um excelente nível de conforto, comportamento dinâmico compatível para sua categoria e conteúdos tecnologicamente avançados e importantes.

Como a maioria dos aspectos do Accord são de elogios, comecemos pelo o que perturba.

Com quase cinco metros de comprimento, o sedã possui um design que a princípio agrada. Mas alguns detalhes de faróis, lanternas e “ancas” laterais parecem não conversar com o conjunto. O resultado é um carro imponente e chamativo, mas cujo design tende a ser cansativo com o tempo. Claro que isso é um gosto pessoal: por onde passa, o Accord realmente chama atenção, até mesmo por ser novidade no mercado.

Leia também: Cama tecnológica ajuda casais a dormir melhor

Algo que incomoda também neste japonês é a falta da alavanca de câmbio. As posições da transmissão automática só podem ser alteradas através de teclas no console central entre os bancos. Claro que a gente se acostuma, mas a toda hora você se pega “cambiando” no vazio.

Mas o Accord, na verdade, tem muito mais prós. Um dos pontos de destaque é o sistema chamado de Sensing, uma tecnologia de segurança e assistência de direção. Ele possui uma série de equipamentos que auxiliam sobremaneira o motorista, a fim de tornar as viagens (curtas ou longas) muito mais seguras.

Alguns dos itens são uma câmera que fica no topo do para-brisas e um sistema de radar, localizado na grade frontal. Funciona assim: o radar detecta um objeto o lado direito e a câmera o reconhece, antecipando a informação sobre a presença do obstáculo e, com isso, evitando o acidente.

Para quem roda no trânsito de BH, onde toda a hora motos se posicionam em pontos cegos, este dispositivo é fundamental.
O Sensing possui um conjunto de outras tecnologias que auxiliam o condutor. Algumas delas são: controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de assistência de faixa e sistema para mitigação de evasão de pista.

Fazem parte também outros equipamentos até mais conhecidos. Eis: assistente de estabilidade com controle de tração, freios com ABS, monitoramento da pressão dos pneus e airbags diversos, incluindo para joelhos.

Ao volante

Guiar o Accord é um prazer agradável. Equipado com volante de couro de ótima empunhadura e uma visibilidade também excelente, o modelo tem interior em couro de muito bom gosto, que usa materiais macios e de qualidade perceptível.

O banco do motorista tem ajuste elétrico de 12 posições com apoio lombar de altura regulável. Eles ainda são ventilados. Seu sistema multiuso é fácil de usar. Conta com controle intuitivos e tela tem sete polegadas – isso facilita sua visualização. Ele traz ainda o head-up display que projeta algumas informações para o condutor diretamente no para-brisas. Com isso, ele não precisa desviar a atenção.

Apesar de grandalhão, o Honda Acord apresenta um comportamento dinâmico até esportivo. Seu motor 2.9 turbo usa a tecnologia de comando VTEC – controle eletrônico de abertura de válvulas -, que modifica o levantamento delas e permite maior eficiência.

São 256 cv de potência e torque de 37,7 kgmf compatíveis com o peso do modelo, fazendo com que responda bem aos comandos do acelerador tanto nas acelerações quanto nas retomadas. Claro que a transmissão de dez marchas, com escalonamentos acertados, facilita mais ainda a pilotagem.

Sem contar que o conjunto mecânico é bastante silêncio, sem transmitir ruídos indesejáveis ao habitáculo.
Afinal, trata-se de um sedã de luxo que busca agradar a um público cada vez mais exigente.

Leia também: Fiat é uma das marcas de automóvel de maior reputação no Brasil

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!