Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

TERMOGRAFIA AUXILIA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS

05 de junho, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. Tecnologia de ponta identifica processos inflamatórios que podem ainda não ter se manifestado e permite diagnóstico preciso do quadro do atleta

No mundo do esporte, é comum nos depararmos com novas tecnologias para o tratamento, diagnóstico ou prevenção de lesões musculares. Também em Belo Horizonte, um recurso inovador tem sido utilizado em atletas e amadores, assim como em praticantes de atividades físicas intensas. Trata-se da termografia, que registra a atividade metabólica e a função vasomotora dos tecidos em imagens 3D, de alta resolução, e em tempo real.

Por meio da tecnologia, é possível verificar possíveis lesões ainda assintomáticas, auxiliando na prevenção e na orientação física correta. “As lesões musculoesqueléticas inflamatórioas aumentam o calor na região afetada. Como a termografia identifica alterações mínimas de temperatura, é possível fornecer um diagnóstico preciso e rápido ao paciente e assim atuar preventivamente”, explica a fisioterapeuta Magda Rocha, uma das poucas profissionais de Belo Horizonte com formação completa na técnica.

A especialista faz a avaliação da performance de atlelas, acompanha as respostas terapêuticas de disfunções em fase de tratamento, e ainda emite laudos para profissionais que ainda não estão capacitados para usarem a Termografia. Entre os benefícios do exame, destacam a precisão do diagnóstico, o fato de ser rápido (dura aproximadamente 30 minutos entre o preparo e a filmagem), indolor, seguro e sem qualquer efeito colateral.

Fotos: Divulgação


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário