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LANCHE ESCOLAR SAUDÁVEL E NUTRITIVO

30 de janeiro, 2018
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Saúde. Escola Americana de Belo Horizonte fornece cardápio equilibrado, preparado por uma nutricionista e enviado mensalmente para os pais

No período de volta às aulas, os pais se concentram em efetuar a matrícula e providenciar material escolar, uniforme e transporte. Mas outro assunto que encabeça a lista de prioridades nessa época é o lanche escolar e como garantir que os filhos consumam alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes.

Ao contrário de algumas lanchonetes de colégios, em que imperam nas vitrines os vilões da comida saudável, como frituras e refrigerantes, na Escola Americana de Belo Horizonte a situação é diferente. Segundo o gerente de marketing Rodolpho Araujo, a instituição oferece um cardápio equilibrado. “Todos os dias temos arroz comum e integral, feijão, frutas e saladas. Servimos duas opções de carnes, à exceção das segundas-feiras, pois aderimos ao programa Meatless Monday, iniciativa que mostra o impacto positivo que causamos no meio ambiente quando diminuímos o consumo de carne”, declara Rodolpho.

Elaborados pela nutricionista Aline Gonçalves, os pratos são atualizados mensalmente e enviados para as famílias acompanharem o que seus filhos estão comendo. Além do almoço, o menu conta com lanches para as turmas da manhã e da tarde, e inclui alimentos saudáveis como tapioca, sanduíche natural, pão sírio, pasta de berinjela, vitamina e bolo de cenoura. “É importante oferecer uma refeição nutritiva e atraente com os diferentes grupos alimentares: carboidratos, proteínas, frutas e legumes, assim garantimos melhor desempenho dos alunos durante as aulas”, explica Aline. A especialista lembra que, assim como os adultos, as crianças e os adolescentes devem comer a cada três horas.

E nos casos de escolas que não fornecem almoço ou lanche, a nutricionista ressalta que envolver a criança na montagem da lancheira desperta o interesse pela alimentação saudável e balanceada. “Mesmo com a rotina corrida, os pais devem evitar produtos industrializados, como sucos de caixinha, refrigerantes, salgadinhos e biscoitos recheados, porque eles têm grande quantidade de açúcar, sódio, gordura saturada, conservantes e pouquíssimo valor nutricional”, aponta Aline, que recomenda a escolha por frutas, iogurtes, biscoitos e bolos integrais, sucos naturais, para deixar a lancheira ficar saborosa e nutritiva.

Foto:Divulgação Escola Americana de Belo Horizonte

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