Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Especialistas dão dicas para transformar as metas de saúde em realidade

25 de janeiro, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Vida saudável. Especialistas orientam para o tripé básico: alimentação, comportamento e adoção de atividades físicas.

O ano acaba de começar, as férias estão acabando, e inicia também a disposição para mudar de vida e cuidar um pouco melhor da saúde. A adoção de uma alimentação mais saudável e a prática regular de atividades físicas são os maiores aliados e, para conseguir alcançar as metas desejadas, é importante seguir a orientação de especialistas.

O clínico geral e nutrólogo da Unimed-BH, Flavius Marinho Vieira, recomenda: as mudanças na rotina devem ser gradativas e combinar alimentação e comportamento. “É preciso trabalhar a melhoria dos hábitos alimentares, sem entrar em dietas mirabolantes, pois elas podem desencadear problemas como distúrbios hormonais ou metabólicos”, alerta.

Outro ponto fundamental é a inclusão de uma atividade física na  rotina. O educador físico e gerente do programa de resultados da Cia Athletica, Diogo Fiorini, recomenda que o início da prática seja planejado e prazeroso, respeitando o perfil e o ritmo do aluno. “É preciso encontrar algo que você realmente goste e que seja possível de agregar a sua rotina. Comece com atividades com intensidade leve a moderada. O importante é ingressar no mundo da atividade física, só depois alteramos variáveis dentro do conceito FITT  – frequência, intensidade, tempo e tipo – para que o exercício continue dando resultados e melhore sua aptidão e estado de saúde”, orienta.

Um dos grandes desafios na busca por esse objetivo é manter a motivação do aluno ao longo do ano. Resultados a curto prazo é outro fator que deve ser esquecido por quem deseja ter uma vida mais saudável. É preciso manter-se empenhado e pensar que somente a constância e rotina trarão resultados. Se a alimentação está correta, a cabeça em ordem, e as atividades físicas em prática, a evolução é gradativa e natural.

Nove dicas para a adoção de uma vida mais saudável:

– Combine alimentação, atividade física e comportamento;
– Não adote dietas milagrosas, elas trazem riscos;
– Hidratação é fundamental;
– Cuidado com as permissões diárias no cardápio;
– Invista em uma modalidade que você gosta;
– Busque o apoio e a companhia de pessoas do seu convívio – isso ajuda a persistir;
– Coloque a atividade física dentro da sua rotina: escolhendo o melhor horário e local;
– Comece devagar;
– Busque orientação profissional.

Foto: Divulgação

Avalie este conteúdo


Sobre Jornal da Cidade BH:

Portal de notícias de BH e região, com informações sobre eventos empresariais, negócios, economia, política, cobertura social e muito mais.

Senha o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário

×
Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!