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Dicas para perder peso com saúde

11 de janeiro, 2018
Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Saúde. Alimentos anti-inflamatórios eliminam retenção de líquidos enquanto frutas cítricas são ricas em vitamina C e aumentam imunidade. Por isso, são essenciais para quem deseja dar aquela aliviada no mal estar corriqueiro dos primeiros dias pós-festas

Passadas as comemorações, bateu aquele arrependimento das comilanças? Segundo a nutricionista Júlia Mendoza, especialista em nutrição clínica, esportiva e estética, um incentivo para a perda de peso nos casos de exagero cometidos durante as festas de Natal e réveillon é recorrer a alguns alimentos anti-inflamatórios, que também eliminam líquidos. “Vale a pena apostar, primeiramente, em água. Consuma pelo menos 2,5 litros por dia para limpar bastante o organismo. Ela auxilia ainda no processo de desintoxicação de impurezas e combate os inchaços”, explica.

Os vegetais verdes-escuros, entre eles a couve, brócolis, rúcula e espinafre, juntamente com frutas cítricas (limão, laranja e abacaxi), além de legumes como pepino também são ricos em água e por terem papel essencial na hidratação do corpo, tornam-se essenciais para quem deseja dar aquela aliviada no mal estar corriqueiro dos primeiros dias pós-festas. “Quem quiser agrupar todos esses alimentos em uma única receita pode preparar um suco verde, acrescentando água de coco. Por ser rica em fibras, ela ajuda a regular o processo de digestão e diminui a chance de refluxos. Além de ter bastante água, esta bebida tem um perfil de eletrólitos muito parecido com o sangue humano, então repõe rapidamente os fluidos do corpo e ajuda a remover as toxinas”, completa.

Dessa lista de alimentos ‘amigos do corpo’ e desintoxicantes, Júlia faz questão de ressaltar aveia, psilio, farinha de linhaça e chia. “Recorrer a gorduras boas como por exemplo o azeite e as castanhas é outra medida importantíssima nesse período. “Eles também ajudam no bom funcionamento intestinal, colaborando para a eliminação de toxinas”, afirma Mendoza.
Já a ala dos que devem ser evitados nesta fase de retorno à dieta é encabeçada pelos produtos industrializados. Isso porque eles podem ter um alto teor de sódio, o que colabora para aumentar o inchaço. “O consumo excessivo de pães é outro hábito que precisa ser repensado. E isso vale inclusive para os integrais. Como eles são ricos em carboidrato precisam de mais líquido para serem absorvidos e consequentemente acabam aumentando o desconforto intestinal após serem ingeridos em excesso”, revela a especialista.

Uma ótima opção, segundo Júlia, para readequar o organismo nas primeiras semanas após as festas é fazer uma sopa de legumes, pelo menos três vezes por semana, tentar não comer muita carne vermelha, dando preferência apenas pelas brancas (aves e peixes) e ovo. “Na hora de escolher os condimentos é preferível optar pelo gengibre e canela. Para beber, os famosos chás de camomila, cavalinha e hibisco”, cita. Este último é ótima fonte para eliminar a retenção de líquidos no corpo. Sua capacidade diurética faz com que a pessoa sinta maior vontade de urinar, auxiliando, assim, a limpeza do organismo e, por consequência, na ajuda do corpo em processos como o emagrecimento mais rápido, saudável e natural.

Receita de suco detox

– 2 folhas de couve
– ½ pepino
– 1 limão
– 1 colher de vinagre de maçã
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 colher de sobremesa de gengibre ralado
– 1 pitada de cúrcuma
– 1 copo de água.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e não coe. Consuma em seguida.

Receita de sopa detox

– 200g de aspargos
– 1 cebola média picada
– 1 colher de sopa de azeite
– Alho e pimenta cayena a gosto

Ferva 500 ml de água
Coloque os aspargos, espere 2 minutos e desligue o fogo.
Reserve.
Em outra panela doure a cebola, acrescente alho e pimenta cayena.
Bata os aspargos no liquidificador até formar um creme.
Acrescente este creme no refogado de cebola. Coloque sal e sirva.

Foto: Divulgação