Jornal da Cidade BH | Notícia boa também dá audiência!

Dia de Luta contra o Câncer Infantil

09 de Fevereiro, 2018

“O Sorriso de João”. Eternizar nos corações dos pacientes mirins em tratamento no Hospital da Baleia e de seus familiares uma das histórias de amizade e determinação mais comoventes vividas na própria instituição. Foi com esse intuito que os personagens do livro “O sorriso de João” – que ensina de forma lúdica e educativa como falar de doença e morte com crianças – foram adesivados nas paredes da Unidade Pediátrica. O “Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil” (15/02) foi o escolhido para a inauguração da nova decoração. A ação será realizada às 9 horas, no prédio Baeta Vianna – onde funciona a Pediatria – com presença da autora do livro e médica do Baleia, Dra. Raquel Vilela, do cartunista Dan Arrows (que ilustrou gratuitamente a obra solidária), dos pequenos pacientes e seus familiares e de dirigentes e funcionários da instituição.

Prefaciada por Mauricio de Sousa, a publicação está em sua 2ª edição e conta a saga de um golfinho muito alegre e valente que mesmo com seu sofrimento nadava em direção ao futuro, conquistando todos com sua simpatia e bondade. A inspiração para escrever o livro surgiu da amizade da autora com João Vitor – paciente que fez tratamento oncológico no Hospital da Baleia e faleceu em 2015 – e sua família. As lições do convívio diário com o menino, que lutou bravamente pela vida, motivaram a médica a deixar registrado em páginas coloridas essa experiência, tratando do processo de adoecimento e da morte com leveza e sensibilidade. Como tudo se passou dentro do Baleia, a autora optou por personificá-lo como um golfinho – animal que tem como característica a doçura, a inteligência e a sensibilidade.

Além do golfinho João, outros personagens passarão a fazer parte do convívio diário das crianças em tratamento na Pediatria. A grande Baleia Azul (que representa o Hospital da Baleia) está na entrada da ala, recepcionando os pacientes e acompanhantes. Os integrantes da família de João também estarão lá (a mãe Viviane, a irmã Samya e a avó Sônia), além da Doutora Polvo e os seus deliciosos brigadeiros (Dra. Raquel Vilela) e dos Peixes da Alegria (palhaços profissionais do Instituto HAHAHA).

Emocionada, a Dra. Raquel Vilela relembra que João Vitor, apesar de todo sofrimento, sempre estava alegre, confiante e pronto para ajudar todos na enfermaria: “essa convivência foi especial não só para mim, mas para todos que tiveram a oportunidade de estar com ele e a família dele. A própria construção do livro é uma grande história com vários capítulos. Encontrar Dan Arrows, criar cada personagem, arrecadar o recurso para impressão e, finalmente, conseguir que Mauricio de Souza fizesse o prefácio. Foi um momento mágico em minha vida e acredito ser também para o Hospital da Baleia, que reúne belíssimas histórias. É uma grande emoção ver as ilustrações do Dan nas paredes da Pediatria e relembrar que tudo isso faz parte de uma história real que muito nos ensinou. Não tenho palavras para agradecer a Deus e à instituição pela oportunidade”.

De acordo com a coordenadora da Unidade Pediátrica, Dra. Eugênia Valadares, o momento é inesquecível para pacientes e funcionários do setor: “essa decoração inspiradora despertará nas crianças a ideia do quanto é importante ter determinação e garra para lutar pela vida, assim como fez o golfinho João. Para tornar essa data mais especial, escolhemos o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, que tem o objetivo de alertar os pais da importância do diagnóstico precoce do câncer e das visitas periódicas ao pediatra. Além disso, vale ressaltar que o lúdico tem uma representatividade significativa no bem-estar dos pacientes pediátricos, pois tira o foco da doença, permitindo uma continuidade no cuidado, tornando-o mais eficaz”.

Serviço:
Inauguração da nova decoração da Unidade Pediátrica do Hospital da Baleia
Quinta-feira, dia 15/02, às 9 horas
Local: Setor de Pediatria (Unidade Baeta Vianna) – Rua Juramento, 1464 – Saudade

O livro ‘O sorriso de João’ é um produto solidário do Hospital da Baleia e pode ser adquirido -mediante doação de R$ 30 – nas Drogarias Araujo ou pelo site www.amigosdobaleia.org.br. O valor arrecadado com a venda da publicação é utilizado na manutenção do Serviço de Oncologia Pediátrica do hospital.